terça-feira, 1 de novembro de 2011

Brisbane massacra e mantém liderança da A-League; Glory é surpreendido e perde a primeira

  Por João Victor Gonçalves


  Entre a última sexta e o domingo, cinco jogos ocorreram nos gramados australianos válidos pela principal divisão do futebol local. E em todos eles houveram gols, fato que mostra o apuramento do ataque das equipes já na terceira jornada. Todavia, ainda falta muito para os ataques de nove equipes conseguirem alcançar a eficácia da vanguarda do atual campeão, Brisbane Roar: com um futebol invejável, os "leões" não tomaram conhecimento do Adelaide United e aplicaram a maior goleada dessa edição da A-League: 7-1 nos "reds".



Os atuais campeões não tomaram conhecimento do Adelaide United e aplicaram uma goleada impiedosa. Veja os oito gols do duelo!


  O massacre do time de Brisbane começou logo na primeira etapa, com o albanês Besart Berisha entrando para a história após assinalar o hat-trick mais rápido da história do Campeonato Australiano com 28 minutos de jogo. Antes disso, os visitantes até tentaram uma ofensiva e abriram o placar, com Dario Vidosic. Mas antes do intervalo, Enrique deixou sua marca por duas vezes e assinalou o 5-1 no placar do Suncorp Stadium.


Berisha comemora sua quadra com a torcida! Foto: Daily Telegraph


  Completando a festa dos locais, Berisha deixou seu quarto tento, igualando a marca de Smeltz com a camisa do Roar (quatro gols num mesmo encontro da A-League) e Nakajima deixou o seu a 10 minutos do fim. O resultado assinala o pior começo de temporada de Rini Coolen no comando dos "Reds", lembrando o ano de 2008, quando a esquadra de Adelaide não se classificou aos play-offs.


Simon não perdoa e deixa sua marca na vitória do Mariners. Foto: Perth Now


  Outra equipe que briga pela ponta da temporada, o Perth Glory, não teve o melhor de seus fins de semana nesta última oportunidade. Jogando em Gosford, os "violetas" até saíram na frente, com um gol de Travis Dodd logo aos seis minutos de jogo, resultado que deixava a equipe de Perth na dianteira do campeonato juntamente com o Roar.


Matt Simon (esquerda) foi importante peça na vitória do Mariners. Foto: Express Advocate


  Mas o Mariners não estava disposto a amargar mais uma derrota no campeonato e, disposto a deixar a lanterna da competição e garantir sua primeira vitória, partiu com tudo ao ataque: aos 27 minutos, a assistência perfeita de Pedj Bojic deixou Simon livre para igualar a fatura.


Confira os gols da primeira vitória do Mariners nessa A-League


  A virada estava amadurecendo e o gol salvador veio de maneira sofrida, lembrando a situação do Central Coast no campeonato: após boa jogada de Griffiths, Simon rematou fortemente, mas o esférico acabou sendo espalmado por Vukovic; no rebote, Ibini não perdeu sua chance e garantiu mais três pontos para sua equipe na tábua de classificação, fazendo a alegria dos 6.883 presentes no Bluetongue Central Coast Stadium.


Nicky Carle, herói do Sydney no último duelo, sofre forte marcação. Foto: Robert Prezioso


  O único empate desta rodada veio em um duelo emocionante: no AAMI Stadium, em Melborune, a equipe vermelha da cidade vencia seu duelo até os 49 minutos do 2º tempo, quando os torcedores do Sydney conheceram seu herói do fim de semana: Nicky Carle!


Lance do duelo entre Melbourne Heart e Sydney FC. Foto: The Sydney Morning Herald


  Em um jogo muito equilibrado, a única chance de perigo na primeira etapa veio dos pés de Alex Terra, que quase abriu o placar para o Heart após falha defensiva. Já na etapa complementar, os mandantes vieram dispostos a conquistar sua primeira vitória e, com o gol de Maycon a 10 minutos do fim, viram seu objetivo ficar bem próximo. Mas no último lance do duelo, Carle apareceu livre após cobrança de escanteio para igualar o placar para os "Sky Blues". O resultado não foi bom para nenhuma das equipes, já que os alvirrubros caíram para a última colocação, com dois pontos, enquanto o Sydney ocupa a última vaga para os play-offs, com cinco.


O Heart sustentou sua vitória até os 49 minutos do segundo tempo


  Quem também conseguiu a primeira vitória no torneio foi o Melbourne Victory. Mesmo jogando na Nova Zelândia, a equipe foi superior e bateu o quadro local do Wellington Phoenix por 2-1.  De quebra, a equipe da "V Branca" anotou seus primeiros gols na competição.


Mesmo jogando na Nova Zelândia, o Victory não se intimidou e garantiu seu primeiro triunfo na temporada


  Archie Thompson abriu o placar para os australianos ainda no primeiro tempo, mesmo após os aurinegros dominarem as ações nos primeiros 45 minutos. Já com um futebol mais equilibrado após o intervalo, o Victory dobrou sua vantagem com Carlos Hernandez, cobrando penalidade. O Phoenix chegou até a descontar, mas com 10 homens em campo e sofrendo com o cansaço do início de temporada, não conseguiu chegar à igualdade.


Rees comemora seu gol ao lado de Rigters e Macallister na vitória do Gold Coast. Foto: The Australian


  Completando nosso giro pela rodada e o debut de vitórias de várias equipes no certame, o Gold Coast faturou seus três primeiros pontos ao bater, no Skilled Park, o Newcastle Jets por 3-1. 


Confira os gols da primeira vitória do CGU na A-League 2011/12


  Para ficar com a vitória, os amarelos contaram com a quebra do jejum de gols do reforço holandês Maceo Rigters, que anotou o primeiro gol de sua equipe na vitória. Rees aumentou a vantagem dos mandantes aos 13 minutos da etapa complementar; o capitão dos "aviadores", Wheelhouse, até tentou manter sua equipe com chances de pontuar, deixando sua marca aos 23, mas James Brown, a 10 minutos do fim, garantiu o primeiro trunfo do quadro de Gold Coast na A-League.


Confira a classificação da A-League 2011/12:



Pos.
Equipe
P
J
V
E
D
GM
GS
1
12
Descrição: http://www.zerozero.pt/img/igual.gif
2
9
Descrição: http://www.zerozero.pt/img/igual.gif
3
6
Descrição: http://www.zerozero.pt/img/igual.gif
4
5
Descrição: Subiu 3 posições
5
5
Descrição: Subiu 3 posições
6
5
Descrição: Desceu 1 posições
7
4
Descrição: Desceu 3 posições
8
4
Descrição: Subiu 2 posições
9
3
Descrição: Desceu 3 posições
10
2
Descrição: Desceu 1 posições

  

Um comentário: