terça-feira, 29 de novembro de 2011

Do outro lado da Bola traz seleção com os melhores do Quadrangular Inicial das Eliminatórias

  Por Rafael Saltori


  A 1ª Fase das Eliminatórias da Oceania dificilmente sairá da memória dos fascinados pelo futebol mundial tão cedo, já que contou com momentos históricos como a primeira vitória da Samoa Americana e o retorno da seleção Samoana à fase decisiva das Eliminatórias após quatro anos sem jogar oficialmente. Aproveitando o momento, decidimos montar uma seleção com os melhores jogadores do certame, utilizando o 4-4-2 consagrado por Thomas Rongen em sua campanha com os homens de Pago Pago. Confira abaixo a análise de cada jogador e um resumo mostrando porque eles merecem ocupar estas 11 vagas!






 Nicky Salapu: Apesar de ter tido algumas falhas, elas não conseguiram apagar a bela participação do goleiro da Samoa Americana. Uma prova disso é o último jogo, contra a seleção samoana (o duelo mais aguardado da competição) no qual, além de ter sido o homem o jogo, mostrou confiança e habilidade em defesas de alto grau de dificuldade. Foi o único jogador defensivo que mostrou constância em sua seleção, sem apresentar nenhum erro grave em todo o certame.

Salapu (ao fundo) fez belíssimas atuações defendendo a meta da Samoa Americana

  Andrew Setefano: O lateral-esquerdo samoano não fez uma brilhante competição. O que lhe rendeu uma chance em nossa equipe foi a regularidade: sem cometer erros bruscos e apoiando a equipe ofensivamente, foi umas das peças fundamentais da seleção samoana na conquista da vaga.
  
  Jr Amisone: O capitão e zagueiro da seleção da Samoa Americana organizou a defesa de seu país. Apesar de ter cometido alguns erros durante os primeiros jogos da competição, sai como destaque, pois marcou fortemente e demonstrou muita raça e vontade nos desarmes, entrando para a história de sua nação.

  Mii Joseph: O capitão das Ilhas Cook, fez uma boa competição, apesar de sua equipe ter ficado na última colocação. Em seu melhor lance na competição, fez um desarme digno de placa após ter salvado o gol de Tonga.

O capitão das Ilhas Cook, Mii Joseph (verde, ao centro) salvou seu país no duelo contra Tonga

  Tava Luvu: O lateral-direito da seleção da Samoa Americana jogou muito bem a serviço do seu país, principalmente contra a seleção tonganesa, segurando alguns contra-ataques enquanto sua equipe estava na frente em busca do gol.

  Shalom Luani: atuando pela seleção da Samoa Americana, foi um dos três grandes destaques da competição, marcando importantes gols e munindo os homens de frente de seu país. Com certeza entra para o "Hall da Fama" dessa 1ª Fase das Eliminatórias.

  Pio Palu: Com um futebol "feio" e violento, a seleção tonganesa conseguiu terminar a competição com uma injusta segunda colocação. Dentre os 11 vermelhos, foi o único jogador que tentou armar jogadas e mostrou alguma habilidade. Como já esperávamos, foi o melhor jogador de sua equipe tanto defensiva quanto ofensivamente, mostrando mais técnica que os atacantes e os zagueiros "atrapalhados" de sua equipe.

Pio Palu foi um dos poucos destaques positivos de Tonga no torneio

  Luki Gosche: um dos jogadores dos quais nos orgulhamos ao citar nessa postagem. Além de ser um dos artilheiros da competição, atuou com maestria perante seu ataque, sendo impecável frente ao goleiro rival. Extraordinário, maravilhoso, sem mais palavras. Podemos estar presenciando o surgimento de um novo craque do Pacífico!

  Paavo Mustonen: As Ilhas Cook mereciam mais nesta competição! Seria injustiça não citar seus melhores jogadores que se destacaram nessa competição, jogando ante equipes mais fortes, dando o máximo de si para obter bons resultados. Porém, o futebol é traiçoeiro e, quando se erra, existe um preço a ser pago. Paavo Mustonen fez um grande campeonato como batedor de faltas e pênaltis oficial da seleção de Cook. Deu 2 assistências para gols de sua seleção.

  Campbell Best: Temos aqui, um dos melhores jogadores da competição. O centro-avante, camisa 9, foi o artilheiro da seleção das Ilhas Cook no certame. Com 2 gols (incluindo um golaço de voleio), foi um dos matadores da competição, além de principal jogador da seleção de seu país.

Ao lado de seus companheiros, Luki Gosche comandou a Samoa rumo à vaga na 2ª Fase

  Ramim Ott: O ex-atleta do Bay Olimpic, da Nova Zelândia, demonstrou um futebol de alto nível nesta competição. Marcou um gol de fora da área com a ajuda do goleiro tonganês na primeira partida da seleção da Samoa Americana, mas já oi o suficiente para entrar para a história de sua terra-natal.  Concluiu seu momento magnífico com uma comemoração realmente emocionante juntamente com parte da torcida, jogadores e comissão técnica.

  Thomas Rongen (técnico): Não existem justificativas maiores que os fatos para essa escolha. Rongen comandou a sensação oceânica na competição e se candidata a se tornar um mito como treinador no mundo todo. Depois de ter feito história a alguns dias atrás, levando a seleção da Samoa Americana a sua primeira vitória em jogos válidos por Eliminatórias, não duvidamos que alcançará metas de maior estirpe daqui em diante.

Com sua campanha histórica com a Samoa Americana, Thomas Rongen (ao centro) ganha com méritos o posto de melhor treinador da competição

  E você, já elegeu o seu craque preferido das Eliminatórias da Oceania até aqui? Dê sua opinião! Entre em nossa página no Facebook clicando aqui e vote! Sua participação é importante para decidir, de forma indireta, o grande destaque do torneio que, apesar de classificar apenas uma seleção para a fase posterior das Eliminatórias, é disputado por vencedores na acepção da palavra!

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário