terça-feira, 15 de novembro de 2011

Shane Rufer terá a missão de comandar as Ilhas Cook nas Eliminatórias

  Por João Victor Gonçalves


  Shane Rufer. Esse é o nome do homem que terá a missão de levar as Ilhas Cook às fases finais das Eliminatórias da OFC. Com 51 anos, o neozelandês tem a missão de substituir Maurice Tillotson, treinador que comandou o selecionado maori nos Jogos do Pacífico. O experiente técnico já tem a sua disposição um grupo de 12 jogadores, radicados na capital local, Rarotonga, mas aguarda o reforço de 8 nomes que virão do exterior para ajudar a equipe nacional.


Shane Rufer terá a missão de comandar as Ilhas Cook nas Eliminatórias da Oceania


  Uma das esperanças das Ilhas Cook na disputa do quadrangular inicial das Eliminatórias é o entrosamento adquirido com a disputa dos Jogos do Pacífico, já que, dos rivais, apenas a Samoa Americana disputou a competição. Em comparação com esse rival, o retrospecto de Cook é superior, já que nos Jogos, a equipe verde conseguiu um triunfo, ante Kiribati, por 3-0, feito que os samoanos americanos não conseguiram realizar.


Rufer, em seus tempos de jogador, com a camisa do Servette (Suíça)


  Todavia, Rufer faz questão de deixar o favoritismo de lado em seu discurso: "jogar em casa é uma grande vantagem no futebol. Com isso, os samoanos são os favoritos. Caberá a nós, Tonga e Samoa Americana tentar superar essa vantagem". A respeito dos rivais, o experiente neozelandês já possui certa expectativa: "a Samoa Americana vem crescido muito com a disputa frequente de amistosos e dos Jogos do Pacífico; já a seleção de Tonga sempre foi um adversário difícil para nós".


Um grupo de 12 jogadores esteve reunido em Rarotonga para um período de preparação


  O comandante de Cook acumula em sua carreira passagens pelo futebol suíço como jogador; posteriormente, já fora das quatro linhas, assumiu o papel de assistente técnico na Seleção Sub-17 da Nova Zelândia. Também acumula em seu currículo passagens pela seleção Sub-20 das Ilhas Salomão e pelo YoungHeart Manawatu, na Liga Neozelandesa. A respeito de seu novo desafio, Rufer acredita que a renovação virá tanto na seleção nacional quanto em sua carreira: "você precisa estudar, aprender e se adaptar, analisando os jogadores e formando uma boa equipe, em um curto período de tempo". Com um comando forte e a estrutura necessária para o desenvolvimento do futebol (oferecida pelo Projeto Goal da FIFA), a seleção de Cook tem tudo para fazer um bom papel nessas Eliminatórias.


  Confira os jogadores convocados para a Seleção de Ilhas Cook:


Campbell Best
Branden Turepu
Emiel Burrows
Gichin Fuhiniu
Grover Harmon
John Michael Quijano
Joseph Ngauora
Junior Lupena
Junior Puroku
Mii Joseph
Nathan Tisam
Nikorima Te Miha
Paavo Mustonen
Paul Luiz Van Eijk
Roger Manuel
Tahiri Elikana
Taylor Saghabi
Terii Framhein
Tony Jamieson
Tuka Tisam 
Twin Tiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário