sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Samoa esbarra em Tonga e decidirá vaga na última rodada

  Por João Victor Gonçalves


  A seleção samoana bem que tentou, mas não conseguiu passar de um empate ante a seleção de Tonga e deixou a confirmação de sua vaga na próxima fase das Eliminatórias da Oceania para a última rodada, quando enfrenta a Samoa Americana. Mas se quiserem superar a equipe sensação do certame, os azuis terão de mostrar muito mais futebol do que o visto por sua fanática torcida nesta quinta-feira.


Seleção da Samoa posa para foto antes do 2º duelo nas Eliminatórias


  Precisando de uma vitória para lutar pelo empate na última rodada, a equipe samoana partiu com tudo pra cima de seu adversário, recuando os tonganeses no campo de defesa. Em um dos lances mais perigosos do primeiro tempo, Easthope alçou a bola na área com perfeição, mas Setefano cabeceou para fora. Um dos maiores obstáculos da equipe anfitriã era o sistema defensivo tonganês, muitas vezes violento e desleal, que impediu as ofensivas locais por várias oportunidades.


Seleção tonganesa posa ao lado de belo artefato oferecido pela Federação Samoana


  E a violência da equipe de branco teve uma consequência drástica aos 43 minutos: o capitão da equipe, Folio Moeaki, fez falta desnecessária em Silao Malo dentro da grande área, possibilitando a chance dos samoanos abrirem o placar. Na cobrança da penalidade, Shaun Easthope cobrou com perfeição, no canto alto direito de Felela, para alegria da torcida presente no Complexo Joseph Blatter.


Jogadores disputam bola sob o olhar atento do árbitro taitiano Averri Jacques


  No segundo tempo, a equipe tonganesa partiu para o ataque, abrindo brechas para os anfitriões aumentarem o placar. Mas a insistência nas jogadas aéreas e a falta de competência nas finalizações fez com que os samoanos não conseguissem atingir o seu objetivo. E, a 8 minutos do fim do tempo regulamentar, o castigo veio para os locais: após bola alçada na área, Lokoua Taufahema, que havia acabado de entrar no jogo, completou para o fundo das redes samoanas, decretando a igualdade que persistiu até o final de jogo. Com o empate, a seleção de Tonga não tem mais chances de conseguir a classificação, e apenas cumpre tabela contra as Ilhas Cook, também eliminada. Já a seleção da Samoa joga por um empate contra a equipe de Samoa Americana para conseguir a tão sonhada vaga na 2ª Fase das Eliminatórias.


Confira os gols do duelo entre Samoa e Tonga


  A Samoa foi a campo com: 22. Masi TOETU (G), 2. Andrew SETEFANO, 3. Charles BELL (c), 4. Vaalii FAALOGO, 5. Silao MALO, 7. Jarrell SALE, 9. Max Tom HOEFLICH, 13. Lionel TAYLOR, 17. Desmond FA’AIUASO, 18. Jared CURTIS, 19. Shaun EASTHOPE. No banco, ao lado do treinador Tunoa Lui, sentaram-se: 1. Jordan VON HEIDERBRANDT, 6. Albert BELL, 8. Penitito TUMUA, 10. Luki GOSCHE, 11. To’o GOSCHE, 12. Mike SAOFAIGA FOAI, 14. Joseph HOEFLICH, 16. Sapati UMUTAUA, 20. Peni KITIONA, 21. Ethan ELISAIA. Já a equipe tonganesa jogou com: 18. Kaneti FELELA (G), 2. Sione TOVO, 4. Fineasi PALEI, 5. Samisoni MAFI, 6. Folio MOEAKI (c), 8. Unaloto FEAO, 9. Kinitoni FALATAU, 10. Malakai SAVIETI, 11. Lafaele MOALA, 15. Sione TEU, 18. Kaneti FELELA, 20. Ilalio LEAKONA. No banco, ao lado do treinador australiano Chris Williams, estavam: 1. Soane FAUPULA, 7. Pio PALU, 12. Timote MAAMALOA, 13. Viliami VAITAKI, 14. Lokoua TAUFAHEMA, 16. Petesa ONGOSIA, 17. Siosifa MOIMOI, 21. Vitolio LATU.


  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário