quinta-feira, 6 de junho de 2013

Superior, Seleção Chilena Sub-20 goleia Taiti em partida amistosa

  Por Gustavo Curvelo

  Não foi como o torcedor taitiano esperava! A seleção entrou motivada em campo diante de um Sub-20 chileno embalado e querendo mostrar serviço antes de viajar para a Europa. Não à toa, a seleção da casa dominou a partida e definiu a mesma sem maiores dificuldades.


Os taitianos (vermelho) acabaram surpreendidos e goleados pela Seleção Chilena Sub-20 (branco) em amistoso disputado na cidade de Chillán. Foto: ADN Radio

   O jogo começou com domínio chileno, e foi assim até o apito final. Diante de seus torcedores, “La Rojita” almejou inaugurar o marcador logo nos primeiros minutos, e conseguiu o feito aos 10, através de Ángelo Henriquez, que aproveitou cruzamento de Bryan Rabello vindo da esquerda, escorando para o canto direito de Roche.


Henríquez (branco, próximo à pequena área) cabeceia para marcar o primeiro gol chileno na partida

   Não demorou muito para sair o segundo gol: aos 20 minutos, o flutuante Rabello invadiu a área taitiana pela direita e foi derrubado por Caroine. Na cobrança, o artilheiro Castillo marcou o gol, mas teve que cobrar novamente devido a uma invasão da área por um de seus companheiros. Frio, o avante não titubeou em sua segunda cobrança, colocando a esférica no canto esquerdo de Roche, que saltou para o outro lado.


Momento da invasão que resultou na repetição da penalidade a favor do Chile

   Após o segundo tento sofrido, o defensivo Taiti passou a jogar de forma mais equilibrada, mas sem levar demasiado perigo à meta defendida por Darío Melo. Na chance mais clara, Marama Vahirua cobrou falta que parou na barreira. No mais, apenas o Chile investiu em oportunidades, principalmente com Rabello, mas não obteve sucesso, muito em razão da presença do bom arqueiro Mikäel Roche.


Castillo (18, branco) cobrou o pênalti novamente e ampliou para os chilenos

   Porém, na volta do intervalo, ocorreu um duro golpe para as pretensões taitianas. Embora o técnico Eddy Etaeta não houvesse feito qualquer substituição, ficou impossível descobrir qual seria a tática para a segunda etapa a fim de conquistar um resultado mais animador. Logo aos 6 minutos, Caroca bateu forte de direita e venceu Roche, aumentando o placar para 3-0.


Visão panorâmica da grande área taitiana quando do gol de Henríquez, o quarto dos chilenos

   Um minuto depois, foi a vez de Henríquez marcar o segundo dele, o quarto da “Rojita”. Na ocasião, jogada de Mario Larenas pela direita e cruzamento em direção à primeira trave. Atento, o camisa 11 antecipou-se à defesa e cabeceou cruzado, no canto esquerdo de Roche, que nada pôde fazer.


Seleção taitiana sofreu com o frio em Chillán

   Quatro minutos mais tarde, novamente Henríquez aproveitou mais um cruzamento da direita, desta vez efetuado por Castillo, e livre, com Roche batido no lance, apenas completou para o gol aberto. Era o quinto do Sub-20 chileno, o terceiro de Henríquez.


Detalhe de Vahirua (direita), capitão taitiano, vestindo a nova camisa do Taiti fabricada pela Nike. O modelo será usado na Copa das Confederações

   Com uma desvantagem de 5-0 no marcador, Etaeta optou por esperar sua equipe estabilizar-se em campo para processar alterações. Passados 8 minutos do último tento levado, o comandante sacou Jonathan Tehau e Heimano Bourebare para as entradas de Lorenzo Tehau e Stanley Atani, respectivamente.


Câmera aérea mostra o lindo gol de falta de Maturana (Chile)

   Aos poucos, as alterações pareciam surtir efeito. Etaeta colocara a equipe à frente, liberando Lorenzo Tehau (pela esquerda) e Marama Vahirua (pelo flanco direito) para aproximarem-se do até então isolado Alvin Tehau (que, embora esforçado, pouco conseguiu produzir em razão da intensa marcação do zagueiro Lichnovsky). Porém, a noite era chilena: aos 40 minutos, o meia direita Maturana cobrou falta com perfeição, no ângulo de Roche, protagonizando um belo gol em Chillán.


O goleiro Roche (amarelo, Taiti) não conseguiu defender o remate de Castillo (18, branco, Chile) em cobrança de pênalti. Foto: OFC

   Por fim, o golpe de misericórdia veio no apagar das luzes: aos 45 minutos, o médio-esquerdo Felipe Mora, que entrara no lugar de Castillo, fez bela jogada lateral e cruzou para Bravo. Livre, na pequena área, o atleta cabeceou na direção do arqueiro taitiano. Este ainda chegou a tocar a bola, mas devido à pequena distância entre ele e o avante, não teve o reflexo e agilidade suficientes para impedir mais um tento andino, fechando o placar em 7x0.


Assista aos melhores momentos do amistoso entre a Seleção Sub-20 do Chile e o Taiti

   Com a possibilidade de enfrentar o América Mineiro nos próximos dias em partida amistosa, o Taiti concentra-se agora na Copa das Confederações. A seleção deverá sair do Chile nesta quinta-feira, com destino à cidade de Belo Horizonte, onde ficará até o décimo sétimo dia do mês, data na qual os “To’a Aito” medirão forças diante da Nigéria, às 16 horas (horário de Brasília). Já o selecionado chileno segue para a Espanha nos próximos dias. Com estreia marcada no Mundial Sub-20 para o dia 23 (quando duelarão contra o Egito, às 12 horas de Brasília), “La Rojita” continua sua preparação com mais 3 amistosos antes de viajar até a Turquia, sede do Mundial.

  Ficha Técnica - Chile Sub-20 7-0 Taiti

  Chile Sub-20: Melo; Campos (Caroca), Lichnovsky, Hobles (Huerta) e Larenas; Martínez, Fuentes (Rojas), Henríquez (Bravo), Rabello (Maturana) e Cuevas; Castillo (Mora). Téc.: Mario Salas
  Taiti: Roche; Faatiarau, Ludivion e Caroine; Vero, Jonathan Tehau (Lorenzo Tehau), Bourebare (Atani), Vahirua (Tihoni), Chong-Hue e Simon (Lemaire); Alvin Tehau (Hnanyine). Téc.: Eddy Etaeta
  Data, hora e local: 4 de Julho de 2013, às 19 horas de Brasília (18 horas locais), no Estádio Nelson Oyarzún, em Chillán
  Cartões Amarelos: Fuentes e Robles (Chile Sub-20); Jonathan Tehau e Ludivion (Taiti).
  Cartões Vermelhos: não houve
  Gols: Henríquez (aos 10 minutos do primeiro tempo e aos 9 e 10 minutos do segundo tempo), Castillo (aos 20 minutos do primeiro tempo), Caroca (aos 6 minutos do segundo tempo), Maturana (aos 40 minutos do segundo tempo) e Bravo (aos 45 minutos do segundo tempo).

  Fonte das demais imagens: Canal del Fútbol

Um comentário:

  1. to com pena do tati... se levaram de 7 do sub20 do chile, imaginem da espanha no maracana?

    ResponderExcluir