terça-feira, 30 de abril de 2013

Times neozelandeses confirmam favoritismo e ficam com vagas nas semifinais da OFC Champions League

  Por João Victor Gonçalves

  Foi definida, neste final de semana, a vaga remanescente às semifinais da OFC Champions League 2013. Ba e Amicale já estavam classificados pelo Grupo A, enquanto, pelo Grupo B, o Waitakere United já tinha garantido seu posto na próxima fase; Dragon e Auckland City, postulantes à segunda vaga da chave, fizeram um confronto direto em território taitiano.


Disputa de bola entre Daniel Koprivcic (azul, Auckland City) e Heimano Bourebare (laranja, AS Dragon)

  O Stade Pater Te Hono Nui, em Pirae, Taiti, foi palco de uma das partidas mais aguardadas da história recente do futebol oceânico: de um lado, o AS Dragon, equipe sensação do futebol taitiano na última temporada; do outro, o poderoso Auckland City, atual campeão continental e um dos favoritos à conquista do título nesta temporada.


O AS Dragon, do técnico Ludovic Graugnard (esquerda) chegou à última rodada da 1ª Fase da OFC Champions League dependendo apenas de si para obter a classificação

  Aos "orientais", apenas a vitória interessava, enquanto os "kiwis" poderiam até empatar o duelo que garantiriam a classificação. Com a bola rolando, a equipe comandada por Ludovic Graugnard começou no ataque, visando abrir o placar logo nos primeiros momentos.


Contando com vários jogadores da Seleção Taitiana em seu elenco, o AS Dragon (foto) ameaçou a classificação das equipes neozelandesas no Grupo B da OFC Champions League 2013

  Como prêmio por seu esforço, os "dragões" foram recompensados aos quatro minutos: após cobrança de falta de Raimana Li Fung Kuee, a bola foi desviada e encontrou a cabeça de Teaonui Tehau que, bem posicionado, escorou levemente em direção à meta de Williams, abrindo a contagem e levando ao delírio a torcida azul e laranja presente no belo Stade Pater.


Teaonui Tehau (foto) foi o autor do gol do AS Dragon no duelo contra o Auckland City

  Mesmo com a vantagem no marcador, o Dragon continuou pressionando, o que exigiu boas intervenções da defensiva do Auckland City nos primeiros 20 minutos do duelo. Aos 22, o City criou sua primeira boa oportunidade, em escanteio cobrado por Alex Feneridis bem afastado pela defensiva taitiana. A partir deste lance, os "Blues" começaram a ir ao ataque com maior frequência, tendo uma boa chance desperdiçada por McGeorge aos 28 minutos.


Quando exigido, o arqueiro Tamati Williams (foto) fez boas intervenções e garantiu o ansiado ponto ao Auckland City

  O gol do Auckland City estava "maduro": aos 40 minutos, após cruzamento vindo da direita, o artilheiro Manel Exposito deu mostras de seu "faro de gol" e, bem posicionado, apareceu livre para concluir de cabeça, estufando as redes do arqueiro Mikael Roche. Placar igualado e o os "Blues" iam para o intervalo com a classificação em suas mãos.


Assista aos melhores momentos do empate entre AS Dragon e Auckland City

  No segundo tempo, o time neozelandês voltou à cancha com um único propósito: defender-se e garantir o empate, resultado que lhe garantiria a segunda posição do grupo e a vaga nas semifinais. A missão dos comandados de Ramon Tribulietx foi concluída com êxito, pois Williams teve pouco trabalho e o placar foi inalterado. O 1-1 garantiu ao Auckland City a almejada vaga na Fase Eliminatória, na qual o campeão continental terá pela frente o forte time fijiano do Ba. Já o AS Dragon amargou a 3ª colocação do grupo e foi eliminado precocemente do certame.


Mont-Dore (vermelho) e Waitakere United (branco) fizeram um equilibrado duelo no Estádio Numa Daly, em Nouméa

  No outro jogo da chave, o Waitakere United foi até a Nova Caledônia enfrentar o Mont-Dore num duelo sem maiores expectativas, já que os alvirrubros estavam classificados, enquanto os "Cagous", sem chances de ir às semifinais, amargavam a última colocação definitiva da chave com apenas um ponto somado.


A forte chuva que caiu sobre o Estádio Numa Daly não foi empecilho para as equipes demonstrarem garra, aplicação e um bom futebol

  Porém, as equipes entraram em campo decididas a fazer uma boa atuação na última partida da 1ª Fase da OFC Champions League. Apesar dos desfalques de Roy Krishna, Allan Pearce e Brian Shelley, o United partiu para o ataque no início da partida e chegou à abertura de contagem com Chris Palmer. O Mont-Dore, por sua vez, não se abateu, equilibrando as ações e empatando a partida ainda na primeira etapa, aos 36 minutos, com Loic Bessieres.


Chris Palmer (27, branco) foi o grande destaque do Waitakere United no triunfo sobre o Mont-Dore

  Durante a segunda etapa, o Waitakere voltou a ficar à frente do placar depois de Palmer marcar seu segundo gol na partida em cobrança de pênalti assinalado pelo salomônico Gerald Oiaka. Os locais não desistiram de pontuar e, numa mostra do talento de Jean-Pierre Bob, destaque da Seleção Caledoniana Sub-20, igualaram a contagem pela segunda vez no Estádio Numa Daly.


O camisa 20 do Waitakere United, Ryan De Vries (foto) foi o autor do gol que garantiu a quarta vitória de sua equipe nesta edição da OFC Champions League

  O empate parecia se definir como o placar definitivo, mas, aos 33 minutos, Ryan De Vries confirmou sua fama de artilheiro e, numa conclusão precisa, definiu a quarta vitória dos comandados de Paul Marshall na edição 2013 da OFC Champions League. Os três pontos garantiram ao Waitakere United a liderança do Grupo B, com 13 pontos. Na semifinal, o tetracampeão neozelandês terá pela frente o Amicale, atual campeão vanutuano. Já o Mont-Dore, vencedor da repescagem, terá que se conformar com a última posição geral da 1ª Fase e focar suas atenções para retornar à principal competição da Oceania na próxima temporada.

  Confira a Classificação Final do Grupo B da OFC Champions League 2013:
  
Equipe
Waitakere United
V
4
E
1
D
1
GP
9
GC
6
SG
3
PG
13
Auckland City FC
3
1
2
19
8
11
10
AS Dragon
2
3
1
9
5
4
9
AS Mont-Dore
0
1
5
7
25
-18
1

  Fonte das Imagens: OFC

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Nauti confirma sua hegemonia no futebol de Tuvalu e conquista Liga Nacional pela 8ª vez

  Por João Victor Gonçalves

  No início do mês de Abril, foi definido o campeão da Tuvalu A-Division 2013. Provando que vive um dos melhores momentos de sua trajetória esportiva, o Nauti Football Club, de Funafuti, capital tuvaluana, conquistou o caneco pela sétima vez consecutiva, a oitava em sua gloriosa história.


O Nauti Football Club (novo escudo acima) conquistou a Tuvalu A-Divison, principal competição do futebol tuvaluano, pela 8ª vez em sua história

  A jornada dos "Tubarões" no futebol em 2013 começou em grande estilo: o quadro tuvaluano bateu o Waitakere City, time semi-profissional da Nova Zelândia, em partida amistosa por 3-0, provando a sua qualidade e competência. Na estreia da Liga Nacional, os alvirrubros não deram chance ao Manu Laeva, batendo os alviverdes por 4-1.


Jogadores do Nauti cumprimentam seus adversários antes de mais um encontro da Tuvalu A-Division

  Com a Tuvalu A-Division tendo apenas 5 rodadas, os alvirrubros sabiam que a conquista imediata de resultados positivos era fundamental na luta pelo título. Por isso, o duelo contra o Lakena United, disputado na 2ª Rodada, tinha status de decisivo. O Tuvalu Sports Ground recebeu um público, que acompanhou atenciosamente o triunfo dos "Tubarões" sobre o "Peixe-espada" por 2-1. Sosene Vailine e Mase Tumua fizeram os tentos do Nauti, enquanto Setu Taimanuga anotou o gol do time de Nanumea.


Mase Tumua (foto, Nauti) foi o artilheiro da Tuvalu A-Division 2013, com 4 gols

  Na terceira rodada, o time comandado por Aso Tapumanaia teve pela frente o bom quadro do Ha'apai United. Numa partida muito equilibrada, os futuros campeões tuvaluanos conquistaram a vitória, novamente pelo placar de 2-1, gols de Mase Tumua e Sili Fakasega; Taupo Pelita descontou para o time de Nanumaga.


O time do Ha'apai United (foto, antigo FC Nanumaga) foi um dos destaques desta edição da Tuvalu A-Division, terminando a competição na honrosa 3ª colocação

  Na quarta e penúltima rodada do certame, o Nauti enfrentou o lanterna da competição, Tamanuku, que havia sido goleado em seu debut na competição pelo Tofaga por impiedosos 10-0. Os prognósticos apontavam para uma vitória fácil dos capitalinos; porém, os alvinegros mostraram sua garra dentro das quatro linhas, dificultando ao máximo a tarefa dos alvirrubros. Porém, apesar da extrema aplicação defensiva do time de Nukufetau, o time de Funafuti chegou à vitória pela contagem mínima graças ao gol salvador de Andrew Taufaiua.


Jogadores e comissão técnica do Nauti (foto) formam uma última corrente antes do histórico amistoso contra o Waitakere City, disputado no início do ano 

  Com quatro vitórias em quatro jogos e contando com o tropeço do seu concorrente, o invicto Tofaga na 2ª Rodada (empate por 2-2 com o Ha'apai United), o Nauti chegou à última rodada com a vantagem do empate no grande clássico do futebol tuvaluano, a ser disputado contra o próprio Tofaga. Frente a frente, as duas equipes melhores do campeonato, donas das melhores defesas, com apenas 3 gols sofridos; apesar da vice-liderança, o Tofaga contava com o melhor ataque do certame, com 16 gols marcados em quatro jogos.


Jogador da Seleção Tuvaluana de Vôlei durante os Jogos do Pacífico 2011, o arqueiro Jay Timo (foto) foi um dos destaques da campanha vitoriosa do Nauti

  Porém, o sistema ofensivo do time de Vaitupu não funcionou no confronto contra os capitalinos, que terminou com o placar de 0-0. Com isso, o título da Tuvalu A-Division 2013 ficou nas mãos do Nauti, para alegria dos jogadores, comissão técnica, diretores e torcedores dos "Tubarões", soberanos no futebol tuvaluano com 8 conquistas. Ao Tofaga, coube a consolação do vice-campeonato, numa temporada em que a equipe, mais uma vez, não conseguiu seu maior objetivo: conquistar, pela primeira vez, o título nacional.


Jogadores do Nauti (foto) comemoram a conquista de sua oitava estrela no futebol tuvaluano

  Além do título, o Nauti pode comemorar a conquista individual de Mase Tumua, artilheiro da competição com 4 gols. Gols que, por sinal, foram a especialidade da edição 2013 da Tuvalu A-Divison: foram 50 em 15 jogos, o que rende ao certame a boa média de 3,33 tentos por partida. O prêmio de melhor jogador da competição ficou com Eric Tealofi, do Tofaga. Com o término de mais uma competição no futebol tuvaluano, a "Equipe Do outro lado da Bola" parabeniza o Nauti, que bordou a oitava estrela referente à Tuvalu A-Division em seu respeitável palmarés.

  Confira a classificação final da Tuvalu A-Division 2013:
  
Pos
Time
J
V
E
D
GP
GC
SG
Pts
1
Nauti
5
4
1
0
9
3
+6
13
2
Tofaga
5
3
2
0
16
3
+13
11
3
Ha'apai United
5
2
1
2
8
7
+1
7
4
Manu Laeva
5
2
0
3
9
10
−1
6
5
Lakena United
5
1
1
3
5
9
−4
4
6
Tamanuku
5
0
1
4
3
17
−14
1

  Fonte das imagens: Tuvalu National Football Association e Nauti Football Club  

quarta-feira, 24 de abril de 2013

OFC Champions League 2013: Ba vence e assume liderança do Grupo A; no Grupo B, AS Dragon tropeça e vê classificação ameaçada

  Por Rodrigo Augusto e João Victor Gonçalves

  Além do “Superclássico Neozelandês”, já retratado em nosso Blog, mais três jogos completaram a 5ª Rodada da Fase de Grupos da OFC Champions League 2013. Pelo Grupo A do certame, os alvinegros do Ba surpreenderam o Amicale e assumiram a ponta; já o Solomon Warriors conseguiu sua primeira vitória. No Grupo B, o Dragon tropeçou no Mont-Dore e viu sua situação se complicar.


Os "Homens de Preto" do Ba (foto) conseguiram uma importante vitória em Port Vila e assumiram a liderança do Grupo A da OFC Champions League


  No Grupo A, um duelo de duas equipes já eliminadas, Solomon Warriors e Hekari United, foi o destaque na capital salomônica. Numa atuação de gala, os “guerreiros” corresponderam o carinho de sua fanática torcida e saíram de campo com uma empolgante vitória.


Campeão da O-League em 2010, o time do Hekari United (foto) ainda não conseguiu vencer na edição 2013 do certame

  A partida começou num ritmo alucinante: aos 27 minutos de jogo, o placar já apontava a vantagem de 3-0 para os locais, com gols de Fini, Kilifa e Bule. O time papuásio esboçou uma reação com Waroi, que descontou aos 43 minutos; porém, um minuto depois, Gagane Feni jogou um “balde de água fria” nas pretensões dos visitantes, determinando o placar de 4-1 que permaneceria até o intervalo.


Os rapazes do Solomon Warriors (foto) conseguiram retribuir o carinho de sua fanática torcida com uma vitória sobre o Hekari United no Lawson Tama Stadium

  Na volta dos vestiários, o desgaste físico era notável nas duas equipes: os salomônicos pagavam o preço de terem feito um primeiro tempo frenético, enquanto os papuásios davam sinais de cansaço em virtude da viagem ao território salomônico. Neste cenário, o placar só foi alterado aos 44 minutos, com Dabingyaba descontando para o Hekari United que, com a derrota por 4-2, permanece na lanterna da chave.


Marika Madigi (foto) leva o Ba ao campo de ataque no duelo contra o Amicale

  No outro jogo da chave, Amicale e Ba se enfrentaram em Vanuatu no duelo que valia a liderança e a vantagem de disputar a partida decisiva das semifinais em seus domínios. Numa partida de elevado nível técnico, as equipes justificaram sua condição de classificadas e fizeram uma dos melhores encontros desta edição da OFC Champions League.


Jack Wetney (18, vermelho, Amicale) domina bola enquanto é observado de perto por Kini Viliame (13, preto, Ba)

  Para delírio dos 8 mil fãs que foram ao Port Vila Stadium, Masauvakalo, num belíssimo remate de 25 metros de distância, abriu o placar para os “Red Roosters”. Porém, quem imaginava que o Ba se entregaria ao tomar o primeiro tento, foi surpreendido pela atuação dos “Homens de Preto” na etapa complementar.


Sanni Issa (11, preto) agradece a Deus por mais um triunfo do Ba na OFC Champions League 

  Aos 15 minutos, Josefata Neillbuli mostrou o poder de reação do campeão fijiano e igualou a contagem. Apostando nos contra-golpes, o Ba chegou a vitória numa cobrança de pênalti convertida pelo próprio Josefata Neillbuli, que definiu o placar final de 2-1 e a liderança da chave para os fijianos, que somam 13 pontos, três a mais que o Amicale.


Jogadores do Ba (preto) celebram o gol de sua equipe; ao fundo, o bom público presente no Port Vila Stadium observa, atônito, o triunfo dos fijianos

  Pelo Grupo B, o “Derby Francófono” entre AS Dragon e AS Mont-Dore fechou a 5ª Rodada. Antes do início da partida, disputada ontem no Stade Pater, em Pirae, os “orientais” eram apontados como grandes favoritos, muito em virtude de sua boa atuação contra o Auckland City e pela presença de jogadores da Seleção Taitiana em seu plantel.


Jogadores mostram disposição no "Derby Francófono" entre AS Dragon (azul) e AS Mont-Dore (vermelho)

  Com a bola rolando, o atual campeão taitiano começou melhor e abriu o placar aos 35 minutos, com Nicolas Vallar, capitão dos “To’a Aito”, cabeceando firme após cobrança de escanteio. A vantagem dos “dragões” dava mostras de que seria definitiva, mas o troco dos caledonianos viria na mesma moeda.


O time do AS Mont-Dore (foto) conseguiu seu primeiro ponto na OFC Champions League 2013

  Aos 28 minutos da etapa complementar, após cobrança de escanteio, o zagueiro Dan Vakie subiu mais alto que a defensiva taitiana e estufou as redes de Mikael Roche, igualando a contagem. O time local até tentou chegar ao gol da vitória nos minutos finais, mas não conseguiu alterar o placar. Com o empate, o AS Dragon permanece na 3ª colocação da chave, com 8 pontos; para se classificar, o quadro taitiano terá de vencer o Auckland City, em Pirae, no próximo sábado. Já o Mont-Dore, que somou seu primeiro ponto, despede-se do certame no próximo domingo contra o já classificado Waitakere United.

  Confira a classificação do Grupo A da OFC Champions League 2013:
  
Equipe
Ba FC
V
4
E
1
D
0
GP
14
GC
4
SG
10
PG
13
Amicale FC
3
1
1
7
2
5
10
Solomon Warriors
1
1
3
6
13
-7
4
Hekari United FC
0
1
4
3
11
-8
1

  Confira a classificação do Grupo B da OFC Champions League 2013:

Equipe
Waitakere United
V
3
E
1
D
1
GP
6
GC
4
SG
2
PG
10
Auckland City FC
3
0
2
18
7
11
9
AS Dragon
2
2
1
8
4
4
8
AS Mont-Dore
0
1
4
5
22
-17
1

  Fonte das Imagens: OFC