terça-feira, 15 de novembro de 2011

Austrália se recupera, bate Tailândia fora de casa e está na fase final das Eliminatórias

  Por João Victor Gonçalves


  A Austrália deu, nesta terça-feira, um importante passo para conseguir a disputa de sua terceira Copa do Mundo seguida. Com uma vitória pelo placar mínimo sobre a Tailândia em Bangcoc, os "Socceroos" chegaram aos 12 pontos no Grupo D e garantiram a vaga na fase final das Eliminatórias Asiáticas.


Robbie Kruse (Austrália) dá o combate em Nataporn (Tailândia) frente um bom público no Nacional Supachalasai


  Antes do duelo, a expectativa era grande pela reabilitação dos oceânicos, que, embora tenham pressionado os omanitas no último duelo, não conseguiram alcançar seu objetivo e saíram derrotados de campo. Já pelo lado tailandês, havia grande expectativa, principalmente por parte da torcida, acerca da vitória, que encaminharia uma classificação histórica para o futebol local.


Mile Jedinak (15) sofre com a forte marcação tailandesa


  Num superlotado Estádio Nacional Supachalasai, a Tailândia tentou pressionar na primeira etapa, mas as jogadas ofensivas do endiabrado Suree Sukha pararam na boa marcação de Michael Zullo. Mesmo assim, as melhores jogadas do time local vinham pela lateral, e levaram perigo para o gol australiano. Pelo lado visitante, Josh Kennedy viu duas grandes cabeçadas serem paradas por intervenções do arqueiro Sinthaweechai Hathairattanakool.


Confira o gol da vitória que garantiu a Austrália na Fase Final das Eliminatórias


  Mas no segundo tempo, o sistema defensivo australiano se acertou e ofereceu condições para a equipe atacar com maior contundência, visando o gol da vitória. E ele veio a 15 minutos do final: o cruzamento de Emerton. ex-jogador do Blackburn Rovers, encontrou Brett Holman livre, e o camisa 14 não perdoou, definindo o único gol da contenda.


Holman comemora seu gol, com Joshua Kennedy satisfeito ao fundo

  Com a vitória, a Austrália se junta a Irã, Japão, Uzbequistão e Jordânia, já classificados para a Fase Final das Eliminatórias Asiáticas. Apesar da vitória contra a seleção nº 94 do mundo, o treinador da Austrália, Holger Osieck, não desmereceu seus jogadores: "eu acho que foi uma vitória árdua e que jogamos bem o suficiente para ganhar o jogo". Os "Socceroos" voltam a campo somente em 2012, no dia 29 de Fevereiro, quando enfrentam a Arábia Saudita no último jogo desta fase das Eliminatórias.



  Confira a classificação do Grupo D das Eliminatórias Asiáticas:



J
V
E
D
GM
GS
P
1
Austrália
5
4
0
1
9
3
12
2
Arábia Saudita
5
1
3
1
4
3
6
3
Omã
5
1
2
2
1
6
5
4
Tailândia
5
1
1
3
4
6
4

2 comentários:

  1. Bela vitória! E semana que vem começam as Eliminatórias na Oceania!

    ResponderExcluir
  2. Uma ótima maneira de fechar o ano. E as Eliminatórias da Oceania terão cobertura especial do "Do outro lado da Bola"!

    ResponderExcluir