segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Gol no último minuto tira chance de classificação histórica da Samoa Americana

  Por João Victor Gonçalves


  O que era para ser um simples duelo válido por uma classificação à 2ª Fase de uma competição continental, se tornou uma das partidas do futebol oceânico mais comentada em todo o mundo. Tudo isso graças à histórica campanha de Samoa Americana nas Eliminatórias. A seleção, até então famosa por suas goleadas históricas sofridas e por nunca ter vencido por uma partida oficial no torneio, ganhara um duelo histórico contra Tonga e empatara em um tento a batalha contra as Ilhas Cook, precisando de apenas um empate no clássico contra a anfitriã Samoa para se juntar aos grandes do continente na fase seguinte das Eliminatórias. Os 4 pontos já eram um feito memorável, mas a equipe de Thomas Rongen tinha maiores ambições.


Seleção da Samoa Americana posa para foto antes do duelo mais importante de sua história


  Porém, o desafio a ser superado pelos homens de Pago Pago era a seleção local, da Samoa. Comandada pelo nativo Tunoa Lui, a equipe contava com os melhores jogadores, além de toda a vibração da torcida que compareceu em peso ao Complexo Joseph Blatter, crente na vitória dos azuis no Derby das Samoas.


A seleção da Samoa estava disposta a alegrar sua torcida e ficar com a vaga


  Tudo estava pronto para um grande espetáculo e, ao apito inicial do neozelandês Peter O'leary, as duas seleções partiram pondo o coração em cada lance na busca pela vaga. Apesar do gramado encharcado, os anfitriões começaram no campo de ataque, com Fa'aiuaso pressionando a zaga da Samoa Americana.


Jogador da Samoa Americana tenta barrar investida de Salo (azul, Samoa)


  Com o passar do tempo, o desgaste físico por conta das condições meteorológicas passou a afetar os anfitriões, que passaram a tentar a sorte nos remates de longa distância, exigindo boas defesas de Nicky Salapu. Apenas após os primeiros 30 minutos de jogo a Samoa Americana tentou atacar, apostando nas bolas alçadas na área e nos rápidos contra-golpes. Porém, essa arma da equipe de Rongen foi prejudicada pela chuva, esfriando os ímpetos dos homens de branco. Antes do intervalo, Salapu ainda foi exigido mais duas vezes, salvando sua nação em duas defesas espetaculares.


Crianças observam atentamente o duelo, em uma das imagens mais bonitas dessas Eliminatórias


  No segundo tempo, a tônica da partida não se alterou: a Samoa atacava enquanto a Samoa Americana esperava o jogo no seu campo defensivo, se defendendo e tentando sair para o jogo nos contra-golpes. Fa'aiuaso tentava de todas as formas assinalar o gol da classificação de seu país, mas Salapu defendia a bola colocando-se como uma barreira intransponível às pretensões dos locais.


O arqueiro Salapu, melhor homem da partida, observa atentamente ataque samoano


  Aos 33 minutos, a Samoa Americana teve sua grande chance, mas a finalização após boa trama de passes foi desperdiçada por Ott, que mandou a bola na trave. Antes dos acréscimos, a equipe de branco ainda teve outra chance numa falta mal batida por Mana'o.


Toetu sai corajosamente momentos antes de Ott acertar a trave em remate


  Porém, quando a histórica classificação de Samoa Americana parecia certa, um duro golpe foi dado às pretensões do melhor time da história do país: traído pela própria estratégia, a seleção de branco não conseguiu frear o rápido contra-golpe dos locais e Malo, com um toque sutil, pôs a Samoa na frente do placar, garantindo a classificação da equipe à 2ª fase das Eliminatórias. Após o gol, duas substituições na equipe samoana praticamente fizeram o tempo de reação da Samoa Americana evaporar, concretizando a belíssima vitória dos locais.


Torcida samoana comemora a classificação com o apito final de Peter O'leary


  Depois do apito final, o treinador vitorioso, Tunoa Lui, destacou a dificuldade encontrada por sua seleção: "foi difícil encontrar o caminho do gol através da seleção da Samoa Americana, que se defendeu muito bem hoje. O goleiro deles fez das tripas coração para evitar o gol, mas felizmente, para nós, conseguimos marcar e ganhar o jogo". Consciente do que a vitória representa para seu país, Lui também ressaltou a importância da classificação: "(a classificação) significa muito para nós, pois não participamos de uma competição há quatro anos. É algo que vai colocar nossa federação no mapa novamente", concluiu o satisfeito comandante.


Assista os melhores momentos do "Derby das Samoas"


  Satisfação também era o sentimento de Thomas Rongen, o homem que entra na história do futebol mundial por ser o principal responsável pela primeira vitória da seleção da Samoa Americana em Eliminatórias. Ele destacou, emocionado, ao término do duelo: "Não posso estar mais orgulhoso desse grupo de rapazes que vieram de lugar nenhum e lutou com unhas e dentes para chegar tão longe". O holandês também admitiu a superioridade do adversário: "tivemos até uma chance de vencer o jogo, com a bola na trave, mas talvez isso ocorreria imerecidamente. Nosso plano de jogo foi se defender e segurar o 0-0 com a Samoa o maior tempo possível, pois sabíamos que essa seria nossa chance de classificação, e assim fizemos. Mas posso dizer que a melhor equipe passou para a próxima fase".


Rongen parabeniza Tunoa Lui após a classificação da Samoa


  A vitoriosa seleção da Samoa entrou em campo com: 22. Masi TOETU (G), 2. Andrew SETEFANO, 3. Charles BELL (c), 4. Vaalii FAALOGO, 5. Silao MALO, 7. Jarrell SALE, 10. Luki GOSCHE, 13. Lionel TAYLOR, 17. Desmond FA’AIUASO, 18. Jared CURTIS, 19. Shaun EASTHOPE. No banco, ao lado de Tunoa Lui, sentaram-se: 1. Jordan VON HEIDERBRANDT, 6. Albert BELL, 8. Penitito TUMUA, 9. Max Tom HOEFLICH, 11. To’o GOSCHE, 12. Mike SAOFAIGA FOAI, 14. Joseph HOEFLICH, 16. Sapati UMUTAUA, 20. Peni KITIONA, 21. Ethan ELISAIA. Já a melhor selação da Samoa Americana de todos os tempos jogou com: 1. Nicky SALAPU (G), 2. Jr AMISONE (c), 3. Uasi HELETA, 4. Daru TAUMUA, 5. Tala LUVU, 9. Ramin OTT, 13. Rambo TAPUI, 16. Johnny SAELUA, 18. Justin MANA’O, 19. Rawlston MASANIA’I, 20. Shalom LUANI. No banco, ao lado do "mestre" Thomas Rongen, estavam: 6. Roy LUANI, 7. D’Angelo HERRERA, 8. Casper KURESA, 10. Kid BARTLEY, 11. Diamond OTT, 12. Terrence SINAPATI, 13. Rambo TAPUI, 14. Charlie UHRLE, 15. Gene NEEMIA, 17. Natia NATIA, 21. Suani UELESE, 22. Fitiuta MAIAVA, 23. Chin Fu TAASE (G).


Imprensa (com presença de Andrei Kampff, da Rede Globo) e familiares se misturam aos jogadores da Samoa após festa


  Independentemente de vencedores ou vencidos, essa edição inicial das Eliminatórias da Oceania mostra o seu futebol em seu lado mais romântico, mais humano. Não se tratam de craques ou de partidas com elevado nível técnico, mas sim de profissionais que, mesmo vivendo do esporte como um hobbie, de forma amadora, colocam o sentimento de nações inteiras em cada lance, cada drible, cada gol. Mesmo com os holofotes voltados para a Samoa com sua classificação, e para a Samoa Americana por sua campanha histórica, vale destacar o esforço também dos atletas de Tonga e das Ilhas Cook, que lutaram para manter viva a semente do futebol em suas nações. Fica a esperança de maior visibilidade para esses países e que, com o passar do tempo, essas equipes possam servir de exemplo às gerações futuras, não por seus resultados, mas sim por seu exemplo de luta e superação!



Confira a classificação da 1ª Fase das Eliminatórias:
  
País
J
V
E
D
GP
GC
SG
PG
Samoa
2
2
1
0
5
3
2
7
Tonga
2
1
1
1
4
4
0
4
Samoa Americana
2
1
1
1
3
3
0
4
Ilhas Cook
2
0
1
1
4
6
-2
1



  Fonte das Imagens: OFC

5 comentários:

  1. Campanha heroica de Samoa Americana! Já evoluiram muito em relação aos últimos anos.

    ResponderExcluir
  2. Já corrigirei a classificação, notei o erro na pontuação somente agora. Mas essa campanha da Samoa Americana realmente entrará para a história!

    ResponderExcluir
  3. A classificação já está corrigida! A Samoa Americana fez 4 pontos, e não 1 como estava na Tabela. Obrigado pelo aviso Rafa!

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei seriamente abatido ... A partir de agora culpo a Samoa Americana pela minha péssima nota em matemática ...

    ResponderExcluir