quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dragon surpreende Auckland City e esquenta a disputa pelas vagas do Grupo B da OFC Champions League 2013!

  Por João Victor Gonçalves

  A 4ª Rodada do Grupo B da OFC Champions League foi disputada na última quarta-feira com uma rodada dupla na Trusts Arena, em Auckland: na partida preliminar, o Auckland City, até então invicto no certame, recebeu o AS Dragon, atual campeão taitiano; na partida de fundo, o tetracampeão neozelandês Waitakere United teve pela frente o AS Mont-Dore, campeão caledoniano.


Tamati Williams (foto), goleiro do Auckland City, consegue socar a bola e evita gol do AS Dragon

  Os prognósticos para o primeiro duelo eram favoráveis ao Auckland City: contando com o apoio de sua torcida, os "Blues" garantiriam a classificação com uma simples vitória sobre o Dragon; por sua vez, os "orientais" tinham em sua linha inicial sete jogadores da Seleção Taitiana, que disputará a Copa das Confederações 2013 em território brasileiro.


Disputa de bola entre o goleiro Tamati Williams (Auckland City) e o defensor Henri Caroine (5, laranja, AS Dragon)

  Durante a primeira etapa, as equipes tiveram certa dificuldade em organizar suas ações no encharcado gramado da Trusts Arena. Neste cenário, o Auckland City passou a levar algum perigo à meta de Mikael Roche nas jogadas aéreas, mas não conseguiu abrir a contagem. Por sua vez, o Dragon mantinha uma postura de forte marcação e tentava chegar ao gol de Williams nas jogadas de contra-golpe.


Ludovic Graugnard (esquerda), treinador do AS Dragon, faz reclamações ao representante da OFC (direita)

  Quando a partida já se encaminhava para o intervalo, o Auckland City abriu o placar num lance muito discutível: após lançamento, Manel Exposito perdeu o equilíbrio em disputa de bola com Tamatoa Wagemann e acabou caindo; a queda foi suficiente para o árbitro salomônico Gerald Oiaka assinalar pênalti. Na cobrança, Adam Dickinson bateu firme, no canto esquerdo do arqueiro Roche, para alegria da torcida dos "Blues", que levaram a vantagem mínima para a segunda etapa.


Imagem mostra disputa de bola entre Adam Dickinson (azul, Auckland City) e Tamatoa Wagemann (laranja, AS Dragon)

  Na segunda etapa, a postura do Dragon foi completamente diferente da vista na primeira parte: sabendo da importância de pontuar fora de casa, os "laranjas" foram ao ataque e, aos 4 minutos, Teaonui Tehau balançou as redes do City, mas foi flagrado em impedimento. O prêmio para os "Dragões" veio aos 31 minutos: após lançamento milimétrico de Heimano Bourebare, Teaonui Tehau cumpriu seu objetivo e empatou a partida para o AS Dragon.


O experiente Heimano Bourebare (15, centro) comemora o segundo gol do AS Dragon

  O gol animou os taitianos que, ao contrário do que se poderia imaginar, partiram pra cima do City em busca da vitória. Aos 39 minutos, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Heimano Bourebare, que chutou em direção à pequena área; em sua trajetória, a bola sofreu um desvio em Ivan Vicelich e enganou o arqueiro Williams, decretando a virada dos taitianos.



Assista aos melhores momentos da surpreendente vitória do AS Dragon sobre o campeão continental

  Antes do apito final de Gerald Oiaka, aos 44 minutos, após trapalhada da defensiva do Auckland City, a bola sobrou para Sylvain Graglia, que, com um toque de classe, encobriu o goleiro Williams, construindo o placar que permaneceria até o fim: Auckland City 1-3 AS Dragon. Com a vitória, o quadro taitiano mantém-se na vice-liderança, com 7 pontos ganhos. O City ainda é líder, com 9, mas vê seu posto ameaçado.



Assista, na íntegra, ao duelo entre Auckland City FC e AS Dragon

  No jogo de fundo da rodada dupla na Trusts Arena, o Waitakere United recebeu o desmotivado Mont-Dore, que havia sido goleado pelo Auckland City na última rodada por impiedosos 12-2. Com o status de grande favorito, o time neozelandês começou no ataque, chegando ao gol logo no primeiro minuto: após Pascal Kenon evitar o gol do United colocando a mão na bola, o árbitro taitiano Kader Zitouni marcou pênalti para os alvirrubros; na cobrança, Chris Palmer não titubeou e abriu o placar.



Confira os 90 minutos da vitória do Waitakere United sobre o Mont-Dore

  A vantagem de um gol e o fato de atuar com um homem a mais promoveu um relaxamento na equipe do Waitakere United, que só conseguiu aumentar o placar no segundo tempo: aos 4 minutos, Roy Krishna se livrou da marcação e, com um toque rápido, conclui em direção à meta de Yoran Waima, fazendo o segundo dos locais. Seis minutos mais tarde, o próprio Krishna recebeu bom lançamento, dominou e bateu no contrapé de Waima, anotando o terceiro dos tetracampeões neozelandeses.


Allan Pearce (branco, Waitakere United) domina bola sob o olhar atento de Jackyno Maou (vermelho, Mont-Dore)

  Como prêmio por seu esforço, o Mont-Dore chegou ao gol de honra aos 30 minutos, quando Jackyno Maou concluiu com precisão após um belíssimo passe de Romain Painbeni. O gramado encharcado e a falta de ânimo do Waitakere United foram predominantes para a manutenção do placar de 3-1 até o final do encontro. Com isso, o United chega aos 7 pontos, mas permanece na 3ª colocação em virtude do saldo de gols, tendo desperdiçado uma excelente oportunidade para ampliá-lo contra a equipe caledoniana, lanterna da equipe e já sem chances de classificação.



Veja os lances da vitória do Waitakere United sobre o Mont-Dore

  O Waitakere United volta a campo no próximo domingo: às 15 horas (horário neozelandês), os alvirrubros encaram o campeão continental Auckland City na Kiwitea Street; na terça-feira, às 19h30 (horário polinésio), o AS Dragon recebe o AS Mont-Dore no Stade Pater em mais um Derby Francófono da OFC Champions League 2013.

  Confira a classificação do Grupo B da OFC Champions League:
  
Equipe
Auckland City FC
V
3
E
0
D
1
GP
18
GC
6
SG
12
PG
9
AS Dragon
2
1
1
7
3
4
7
Waitakere United
2
1
1
5
4
1
7
AS Mont-Dore
0
0
4
4
21
-17
0
  
  Fonte das Imagens: OFC

2 comentários:

  1. Muito legal o seu blog!!

    Informações completas, vídeos... Nota 10!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu comentário, David. Esperamos que continue acessando nosso Blog e conferindo o que de melhor acontece no futebol da Oceania.

      Excluir