quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A A-League, enfim, começou!

  Por Rodrigo Augusto



  Depois de muito tempo de espera, com amistosos e jogos-treino realizados pelas equipes, enfim começou o torneio mais esperado da Austrália: A-League 2011/12!

Os Jets começaram a competição voando alto. Fonte: News.au

  O jogo inaugural foi entre Newcastle Jets e Melbourne Heart. E o duelo prometia grandes emoções, não apenas por ser o jogo de estréia, mas por poder concretizar a oportunidade de ambos largarem com o pé direito na competição. Após os 90 minutos, quem se deu melhor foram os “Jets”, que souberam aproveitar o fator casa e venceram pelo placar de 3 a 2.

Kalmar (Heart) disputa bola com Zadkovich (Jets). Fonte: Herald Sun

  Vale ressaltar que em alguns momentos o duelo ficou tenso, inclusive ocorrendo uma confusão entre alguns jogadores, após um atleta do Melbourne tentar enganar a arbitragem simulando um pênalti; os locais não gostaram e foram tirar satisfações com jogadores do quadro visitante. Mesmo com esse percalço, o primeiro tempo terminou em 2 a 1 para os Jets.

Confira os melhores momentos da vitória dos Jets na estreia da A-League

  Na segunda etapa, o brasileiro Alex Terra entrou nos Hearts, melhorando o dinamismo no ataque da equipe de Melborune que até conseguiu o empate. Mas o dia era mesmo do Newcastle: após cruzamento de Byun, a bola desviou na zaga adversária e traiu o arqueiro de Melbourne, consolidando o placar final em 3 x 2 para os Jets. Vale a pena destacar a atuação de Ryan Griffths, que marcou duas vezes pelo Newcastle.

O suíço Stephan Keller ganha disputa de bola para o Sydney FC. Fonte: Daily Telegraph

  No segundo jogo da rodada Melbourne Victory e Sydney FC não passaram de um empate sem gols. O clímax do jogo foi o pênalti sofrido por Bridge, do Sydney FC, por volta dos 30 minutos da etapa inicial, que o craque da equipe, o experiente Brett Emerton, desperdiçou, cobrando no meio do gol e facilitando a defesa do arqueiro do Victory.

Veja os melhores momentos do empate sem gols entre Sydney FC e Victory

  O importante para a equipe de Sydney foi não ter estreado com derrota no torneio jogando fora de casa, mas o pênalti perdido deixou os jogadores sentindo um gosto amargo após o empate; já pelo lado do Melbourne, fica a lamentação de ter perdido 2 pontos dentro de casa para uma equipe que é uma das possíveis candidatas aos últimos postos da tabela. Para tentar a recuperação no torneio, o “V” de Melborune contra com Harry Kewell, experiente jogador que deixou saudade em sua passagem pelo Galatasaray.

Comemoração dos atuais campeões após o gol de Nichols. Fonte: News.au

  Outro jogo que aconteceu pela rodada inaugural da A-league envolveu o atual campeão, Brisbane Roar, e o Central Coast Mariners. Ao término do encontro, melhor para os atuais campeões, que venceram com gol anotado por Mitch Nichols, aos 27 minutos da etapa final de partida. Apesar do resultado magro, a partida foi muito agitada, com alguns lances de perigo para ambos os lados, que quase permitiram uma alteração de placar.

Veja o gol que garantiu a vitória ao Roar

  Gold Coast United e o Wellington Phoenix fizeram o quarto jogo da rodada. A partida marcava o duelo entre Jason Culina e Leo Bertos. Duelo equilibrado, que foi refletido no placar final: igualdade em um gol. Embora os neozelandeses não tenham conseguido mostrar o melhor de seu futebol, contaram com a competência de James Brown para conseguir um empate com caráter heroico.

GC e Phoenix não passaram de um empate em um tento

  Completando a rodada, um dos duelos mais esperados do final de semana aconteceu, envolvendo as equipes do Perth Glory, do astro Shane Smeltz, e o forte e entrosado Adelaide United.

Comemoração dos jogadores do Glory ao lado de Billy Mehmet, autor do gol da vitória da equipe. Fonte: News.au

  O destaque negativo do jogo, contrariando as expectativas, foi Shane Smeltz, que perdeu um gol após assistência açucarada de seu companheiro. Melhor para o Glory que o gol de Smeltz não fez falta, já que a equipe somou seus três primeiros pontos graças a uma vitória pela contagem mínima.

Confira os melhores lances do duelo entre Glory e Adelaide

  Dessa forma, a 1ª Rodada da A-League ainda não mostra favoritos ao título ou ao rebaixamento com tanta superioridade ou inferioridade em relação a seus competidores, mas deixa a esperança em cada amante do futebol do Oriente de que esta possa ser a melhor competição futebolística que a “Terra dos Cangurus” já viu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário