quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A O-League vai começar e o Grupo A da competição promete trazer fortes emoções ao torcedor!

  Por João Victor Gonçalves



  Mais uma edição da competição interclubes mais importante da Oceania vai começar neste sábado: a O-League! Com 8 equipes em busca da taça máxima do futebol oceânico, esta promete ser a mais acirrada disputa dos últimos anos. Mesmo com o peso de disputar o Mundial de Clubes paralelamente à competição, o Auckland City parece como grande favorito. Mas as equipes do Grupo A estão dispostas a acabar com o domínio dos “marinheiros” de Auckland. Ba, Mont-Dore, Tefana e o poderoso Waitakere United buscarão levar a taça para seus domínios!

O Ba já pôde medir forças com o Waitakere United em setembro de 2010

  Começamos a nossa análise das equipes do Grupo A do certame pelo mais tradicional dos quatro: o Ba FC. Os homens de preto têm o peso de representar a mais popular torcida de Fiji, além de buscar alçar o país novamente ao topo do futebol local.

O Ba tenta apresentar um futebol mais convincente que o de seus duelos pela BOG e IDC


  A melhor participação dos alvinegros na O-League se deu no ano de 2007, quando chegaram na grande decisão, perdendo para o Waitakere apenas pelo critério do gol marcado fora de casa. Mas os homens de destaque daquela edição, como Chandra e Bukalidi já não fazem parte da esquadra de preto. Os maiores destaques do atual campeão fijiano são o goleiro Jone Ralulu, o meia Tuimasi Manuca e o veterano Alvin Singh, de experiência internacional com as cores de sua seleção nacional.

O Ba tenta repetir o feito de 2007, quando chegou à decisão da O-League contra o Waitakere United

  A expectativa do mandatário do Ba, Rishi Kumar, e de toda a torcida alvinegra é a de que a equipe possa conseguir a classificação. Todos esperam que a equipe possa conseguir algo mais que o 3º lugar de 2009-10, última participação do time no torneio. A estreia dos “homens de preto” na competição ocorre no dia 30, domingo, às 15h00 (horário local) ante o Mont-Dore, no Govind Park.

Imagens do duelo entre Mont-Dore e Auckland CIty pela O-League de 2007

  E os rivais do Ba na estreia prometem lutar para ser a grande surpresa dessa edição da O-League! Os rubro-negros conseguiram, na última temporada, quebrar o domínio do AS Magenta na Liga Caledoniana e tentarão mostrar uma nova vertente do futebol “cagou” para toda a Oceania nessa competição.

Os rubro-negros prometem mostrar que o bom nível de seu futebol não se resume apenas aos gramados caledonianos

  A única participação da equipe no torneio ocorreu no ano de 2007, quando não conseguiu sequer um ponto, terminando em último no grupo ao lado dos poderosos Waitakere United e Auckland City. Mas dessa vez o quadro três vezes campeão da Nova Caledônia tentará provar o seu valor, contando com a experiência de Patrick Diaike e Ludovic Wakanumune, campeões do Pacífico com a seleção da Nova Caledônia.

A equipe conta em seus lauréis a honra de já ter disputado a Copa da França

  Outro fator importante para o estabelecimento do time é a sua estrutura: a equipe conta com o Centro de Treinamento de Boulari como destaque internacional no aperfeiçoamento desportivo dos atletas; além disso, o apoio do poder público local e de patrocínios de peso como a Nestlé prometem assegurar as finanças equilibradas dos “cagous”.

O Waitakere protagonizou contra o Auckland um dos duelos de maior rivalidade, no Fred Taylor Park, na última edição da O-League

  No jogo de debut do Grupo, no Fred Taylor Park, o poderoso Waitakere United enfrenta o AS Tefana, campeão taitiano, em um duelo que promete mostrar as reais intenções dos alvirrubros no torneio. Os bi-campeões da A-League podem gabar-se de suas duas participações no Mundial de Clubes e o fato de ostentar o atual título máximo do futebol neozelandês, superando o favorito Auckland City. Mas a campanha na última edição da O-League, na qual o time não passou do 2º lugar no Grupo B, conseguindo façanhas como a de perder para o mesmo Tefana, faz a torcida vermelha e branca de Auckland ficar apreensiva em mais este início de competição.

Derrotas como a ante o Tefana, na última edição da O-League, assustam a torcida do WUFC

  A qualidade do elenco do WUFC é indiscutível: a equipe conta com a segurança do arqueiro inglês Daniel Robinson no gol, passando pela fortaleza defensiva norteada por Aaron Scott; o espírito ofensivo é garantido por Allan Pearce e Roy Krishna, grandes destaques do time; completando a constelação de Auckland, o treinador Neil Emblen traz a experiência do futebol inglês para a Oceania.

O Waitakere United quer que a taça volte para a parte vermelha e branca de Auckland

  Estrutura e recursos financeiros não são problema para o Waitakere United: a equipe conta com o apoio do poder público local e com uma série de sponsors que garantirão todo o respaldo financeiro de que a equipe precisa durante esta A-League. O fato negativo fica por conta do pequeno entrosamento da equipe até agora, já que a temporada neozelandesa começou apenas no último domingo e os adversários locais ainda não se encontram no nível de rivais como Ba, Mont-Dore e Tefana.

Imagens do duelo entre Tefana e Magenta pela última edição da O-League

  Completando o nosso rol de equipes do Grupo A da A-League, chegamos ao AS Tefana Faa’a. A equipe da cidade de Faa’a promete consolidar sua posição de destaque no futebol taitiano e oceânico. Com apenas uma participação na O-League (os amarelos jogaram a última edição do torneio), a vitória sobre o Auckland conquistada em seus domínios, com gols de Lorenzo, Alvin Tehau e Axel Williams é a maior glória da equipe a nível internacional.

Jogadores do Tefana querem surpreender nesta O-League

  Embora chegue como candidata à última posição do grupo, a equipe conta em suas linhas com jogadores de experiência internacional com a seleção taitiana, como o goleiro Xavier Samin, destaque do país nos Jogos do Pacífico. Lorenzo Tehau aparece como a experiência dos “arqueiros” no meio de campo. Completando os destaques do selecionado duas vezes campeão taitiano (2004-2005 e 2010-2011), Taufa Neffer aparece como esperança de gols.

A equipe de Faa'a já acumula certa experiência internacional, como podemos ver no duelo ante o Auckland (foto)

  Analisando friamente a chave, é inegável o favoritismo do Waitakere United: a equipe conta com toda a experiência de um técnico inglês que impõe aos alvirrubros seu estilo de jogo, além de uma zaga consistente e o futebol de Roy Krishna, um dos melhores jogadores oceânicos da história. Embora tenha muita tradição nas disputas internacionais, o Ba FC precisa ficar atento para não repetir campanhas como a do Inter District Championship, competição na qual nem mesmo o vice-campeonato convenceu sua apaixonada torcida. O Mont-Dore aparece com boas possibilidades de roubar a cena e tentar a inédita vaga à final, embora a inconstância das equipes caledonianas em competições internacionais seja evidente. O Tefana aparece como o candidato à lanterna do grupo. Mas a viagem até à Polinésia Francesa sempre se mostra como um empecilho para as equipes locais, possibilitando aos “arqueiros” arrancar preciosos pontos no Estádio Louis Ganivet.

7 equipes tentarão repetir o feito do Auckland City no ano passado e faturar a A-League! Os marinheiros vão firmes na defesa do título!

  Resta aos amantes do futebol da Oceania esperar por mais esta edição da O-League e, embora uma final neozelandesa pareça uma consequência inevitável, a esperança de equipes de heróis como o Hekari United, que quebrou o domínio neozelandês na competição, pode animar os torcedores e evidenciar a evolução do esporte mais popular no mundo nos países oceânicos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário