domingo, 16 de outubro de 2011

Ba e Labasa farão a final do IDC!

  Por João Victor Gonçalves


  Dois jogos realizados na manhã deste domingo no TFL National Stadium, em Suva, definiram os finalistas da 73ª edição do Inter District Championship. Em duelos muito equilibrados, Labasa e Ba confirmaram seu favoritismo e farão a grande decisão do torneio.


Disputa de bola no duelo entre Lautoka e os "Babasiga Lions"


  No primeiro duelo do dia, uma arbitragem conturbada prejudicou o duelo entre Labasa e Lautoka. Surpreendente, o Lautoka jogava bem e dominava as ações ante os favoritos "Babasiga Lions" até que, aos 12 minutos da etapa complementar, Roy Krishna se jogou na grande área e o árbitro Bobby Dave marcou penalidade máxima. Inconformados, os homens de azul foram pra cima da arbitragem, mas a decisão não foi revertida. Na cobrança, Roy Krishna perdeu a primeira oportunidade, graças à belíssima defesa de Sorolo, mas no rebote o matador converteu o gol da classificação dos alvirrubros.


Jogadores do Lautoka pressionam a arbitragem


  Após o gol, os homens de azul ficaram abalados emocionalmente, o que foi refletido na expulsão de Valerio Nawatu, não tendo forças para obter o empate. Com o término da partida, dirigentes do Lautoka se dirigiram à comissão de arbitragem, que teve que sair escoltada do estádio. O presidente azul, Shalendra Prasad, declarou após o jogo: "Nós gastamos muito para trazer equipes de nível para disputar esta competição e nos deparamos com esse baixo nível de arbitragem. Onde está o desenvolvimento do futebol em tudo isso?", disse o mandatário do Lautoka, ironizando o projeto da Federação Local de desenvolvimento de futebol com competições como o IDC.


Os "homens de preto" pisam no relvado do Estádio Nacional de Suva


  Na segunda semifinal, o clima também foi de forte tensão. O Suva entrou em campo com o apoio da torcida que lotou o Estádio Nacional buscando a vitória a qualquer preço. E essa postura ofensiva e a pressão do estádio assustaram os atletas do Ba, que entraram muito recuados, permitindo boas descidas de Naqeleca e Smith, que quase abriram o placar para os homens de branco. Essa situação seguiu firme até o final do primeiro tempo, o que dava a todos a certeza da vitória dos locais.


Disputa de bola entre atletas do Suva (branco) e Ba (preto)


  Mas o futebol reserva surpresas e, na etapa complementar, o Ba entrou com um espírito de luta poucas vezes visto nos gramados fijianos. Os "Homens de Preto" honraram sua cidade e, mesmo com uma multidão contrária nas arquibancadas, conseguiu o gol da classificação por intermédio de Malakai Tiwa, que completou no canto direito de Ragata o cruzamento de Prasad, que havia entrado pouco antes do intervalo. O gol fez com que os atletas do Suva se desencontrassem em campo, gerando nervosismo por parte dos donos da casa, que não conseguiram reverter a vantagem.


Malakai Tiwa comemora a passagem do Ba à final do IDC


  O Ba foi a campo com: 1. Jone Ralulu (GK), 2. Avinesh Swamy, 4. Manueli Kalou, 5. Ronil Kumar, 6.Jone Vesikula, 7. Tuimasi Manuca, 11. Meli Codro, 13. Kiniviliame Naika, 14. Isimeli Naresia, 16. Malakai Tiwa, 17. Malakai Kanihewe. Já o Suva jogou com: 1. Emori Ragata (GK), 2. Inosi Cava, 3. Mira Sahib, 4. Esava Samudere (C), 7. Rizwan Ali, 9. Leone Damudamu, 10. Maciu Tuilau, 11. Nathan Shivam, 12. Apisai Smith, 20. Joe Basudra, 21. Samuela Vula.


Agora, a torcida do Ba espera uma vitória dos "Homens de Preto" na grande decisão


  Agora Ba e Labasa fazem um dos duelos mais equilibrados da competição para decidir o título. Os "Homens de Preto" vem fortalecidos por uma vitória emocional contra o Suva e buscam recuperar sua hegemonia no futebol fijiano. Já os alvirrubros tentam quebrar um tabu de 17 anos e levar o IDC de volta ao norte do país. Resta esperar os próximos detalhes do "Do outro lado da Bola" e acompanhar o que de melhor ocorrerá no gramado do Estádio Nacional de Suva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário