segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Auckland City tropeça e vê rivais se aproximarem da liderança

  Por João Victor Gonçalves


  Quatro jogos movimentaram a Nova Zelândia no último domingo em mais uma rodada da ASB Premiership. Ao todo, 15 gols agitaram as redes pelo país, dando uma bela média de 3,75 gols por duelo. No confronto mais esperado, o Auckland City não conseguiu superar o Team Wellington e ficou no empate. Melhor pra Waitakere United e Canterbury United, que venceram seus duelos e viram a diferença para o rival diminuir.


Fleming (ao centro) comemora, entusiasmado, o gol do Team Wellington contra o City


  Um pequeno público foi até o Newtown Park, na capital neozelandesa, prestigiar a partida entre Team Wellington e Auckland City. Mas os 351 torcedores presentes assistiram um dos melhores confrontos desta edição da ASB Premiership. No início da partida, Spoonley mostrou certo nervosismo no gol dos atuais campeões da Oceania e teve sua meta vazada aos 18 minutos, no gol de Patrick Fleming. Mas os auri-negros não tiveram tempo para comemorar: logo após a saída de bola, o "matador" Manel Exposito ficou cara a cara com Phil Imray e não perdoou o arqueiro rival.


Koprivcic (branco) tenta escapar da marcação de atleta do Team Wellington


  Durante o resto da partida, o Team Welly foi mais incisivo nas jogadas ofensivas, principalmente com a disposição dos jovens Dakota Lucas, James Musa e Louis Fenton. Mas a falta de pontaria da equipe capitalina não permitiu o gol da virada. O Auckland até tentou chegar nos contra-ataques, mas Exposito não foi capaz de repetir o feito da primeira etapa e mandar a bola pra rede. Ao final dos 90 minutos, o 1-1 deixou satisfeitos tanto o comandante do TW, Matt Calcott, quanto Ramón Tribulietx, do Auckland City, que declarou: "tivemos várias chances, mas eles também chegaram com perigo, então penso que o empate foi justo. Na primeira parte tivemos o maior controle da posse de bola, mas não conseguimos marcar".


O bom Aaron Clapham mais uma vez deixou sua marca com a camisa do Canterbury. Foto: Stuff.co


  Quem não tinha nada a ver com o tropeço do Auckland era o Canterbury United. E a equipe de Christchurch soube aproveitar bem a oportunidade de aproximação da liderança. Atuando no Porritt Stadium, em Hamilton, os "dragões" não tomaram conhecimento do embalado Waikato e venceram por 3-0. Dois gols do camisa 10 Russel Kamo e um do capitão Aaron Clapham selaram a vitória dos rubro-negros.


Kamo (10) comemora com companheiro um de seus dois gols na vitória dos "dragões"


  O futebol mostrado pela equipe de Christchurch foi tão convincente que seu comandante, Keith Braithwaite, achou a apresentação de seu time superior à que rendeu a vitória por 9-1 sobre o YoungHeart Manawatu, no último domingo: "foi um desempenho para se orgulhar, com três gols. Nossos rapazes fizeram seu melhor do início ao fim". Já o comandante derrotado, Declan Edge, não ficou satisfeito com o rendimento do seu time, que vinha tendo boas atuações: "Nosso time é como um motor: para que tenha um bom funcionamento, a explosão deve ocorrer nos 6 cilindros. Hoje apenas 3 cilindros funcionaram e foi pouco".


Roy Krishna (ao centro), com três gols, deixou os zagueiros do Otago traumatizados


  Embora o City não tenha conseguido a vitória, seu rival de Auckland, o Waitakere United, não encontrou dificuldades para bater o Otago United no Fred Taylor Park. A equipe alvirrubra estava disposta a apagar da memória de seus torcedores a imagem de um time apático, que saiu derrotado no último domingo frente o Hawke's Bay. Para tal, Roy Krishna mostrou o melhor de seu futebol, anotando mais um hat-trick para sua carreira. O gol contra de Lockhart e outro de De Vries completaram o placar a favor do WUFC.


O comandante do Otago, Richard Murray, reconheceu a superioridade do rival. Foto: ODT


  Após a partida, Krishna deu o alerta para os homens do Auckland City, rivais do Waitakere na próxima semana: "a última temporada foi decepcionante porque eu terminei lesionado e perdi os últimos jogos. Desta vez estou apto para jogar. Ainda necessito melhorar meu chute, mas estarei treinando isso nessa semana". Apesar da goleada, o treinador do Otago, Richard Murray, soube valorizar a atuação de seu time e a vitória do rival: "Nós jogamos bem, mas fomos punidos por pequenas falhas que foram se acumulando ao longo da partida.  O Waitakere tem jogadores experientes em seu grupo, como Roy Krishna. Eles estão em um patamar diferente".


Tom Biss foi o grande destaque do Hawke's Bay, com três gols


  Completando a rodada, o Hawke's Bay United provou sua boa fase e não tomou conhecimento do YoungHeart Manawatu, batendo os verdes por 5-0 em Palmerston North. Os 150 torcedores que foram apoiar os "corações jovens" saíram mais uma vez decepcionados com uma péssima atuação de sua equipe, principalmente do setor defensivo, que "presentou" os alvinegros com duas penalidades máximas.


A mascote do Hawke's Bay United deve estar contente com a campanha da equipe, que ocupa a 5ª colocação. Foto: Site Oficial do Hawke's Bay


  O destaque da partida foi Tom Biss, autor de três gols. O sempre regular Sam Margetts e o debutante Hamish Watson completaram o placar. Após 9 jogos, o YHM já soma 40 gols sofridos, batendo seu recorde negativo de gols sofridos, 38, obtido na última temporada. A bola volta a rolar na Nova Zelândia no próximo dia 4, quando Auckland City e Waitakere United se enfrentam no Kiwitea Street, reeditando o maior clássico nacional.


  Confira a classificação da ASB Premiership:
  
TIMEJVEDGPGCSGPG
Auckland City86202451920
Waitakere United960329101918
Canterbury United96032491518
Team Wellington95131911816
Hawke's Bay United73131313010
Otago United9306722-159
Waikato FC8215721-147
YoungHeart Manawatu9018840-321

2 comentários:

  1. Bem equilibrada a liga neozelandesa. Quatro equipes com chances reais de título. Haja coração!

    ResponderExcluir
  2. k, não aguentei a mensagem relacionada ao mascote, ainda essa foto é muito engraçada,kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir