segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Ba conquista primeira competição de 2012 em Fiji.

  Por João Victor Gonçalves


  O primeiro campeão de 2012 no futebol da Oceania já é conhecido: trata-se do Ba FC! Os "homens de preto" não tomaram conhecimento dos seus melhores rivais a nível nacional e, com uma série de três vitórias, faturaram a Pillay Garments Champions League. No último final de semana, o "Gigante do Ocidente" conseguiu mais duas vitórias no certame, o que lhe garantiu a posse da taça.


O duelo entre Ba e Labasa abriu a rodada de sábado em Nausori


  A tarde caía em Nausori quando Ba e Labasa entraram no gramado do Ratu Cakobau Park buscando três pontos que manteriam as chances de ambas as equipes faturarem a taça. O desespero era maior no lado alvirrubro já que, após perder para o Rewa na estreia, somente uma vitória mantinha a chama da esperança dos "Babasiga Lions" acesa.


Simeli Naresia (Ba, preto) foi um dos destaques do Ba nessa campanha vitoriosa


  Porém, com um segundo tempo exemplar, os "homens de preto" alcançaram seu objetivo maior com dois tentos de vantagem. O primeiro foi assegurado por Manueli Kalou, em cabeçada após escanteio cobrado por Avinesh Suwamy. O segundo veio a 7 minutos do fim, em cobrança maestral de falta de Avinesh Suwamy, o homem do jogo.


A equipe do Rewa não foi capaz de frear o ímpeto ofensivo do Suva no sábado e saiu de campo derrotada


  No segundo duelo do sábado, Rewa e Suva duelaram frente um grande público no Ratu Cakobau. Após um primeiro tempo sem gols, os capitalinos surpreenderam os "Tigres do Delta" atuais campeões da competição, vencendo por 3-1. Mishra, Watkins e Touvoga assinalaram pros comandados de Gurjit Singh, enquanto Draunibaka descontou para os rubros.


Sob forte sol, Labasa e Suva abriram a jornada dominical da Pillay Garments Champions League


  No domingo decisivo, Suva e Labasa fizeram a partida preliminar com apenas os capitalinos tendo chances de conquistar a competição. O desânimo do Labasa ficou evidente desde o primeiro minuto e, com um sistema defensivo pouco combativo e um ataque desmotivado, os alvinegros de Suva não precisaram se esforçar muito para conquistar o triunfo. Aos 42 minutos da primeira etapa, Esava Samudere fez o único gol da partida que, ao final da rodada, garantiu o vice-campeonato do certame e $1000 para os comandados de Gurjit Singh.


Equipe do Ba posa para foto minutos antes do duelo decisivo contra o Rewa


   Logo após Suva x Labasa, Ba e Rewa entraram em campo para decidir o destino do troféu da Pillay Garments Champions League, com um empate bastando para a conquista dos "homens de preto". Necessitando da vitória, o Rewa partiu pra cima de seu adversário desde os primeiros minutos, mas a falta de pontaria dos avantes rubros não permitiu a abertura do placar.


Ratu Veresa Toma (Rewa, vermelho) mostra empenho para recuperar bola


  Apenas aos 45 minutos da primeira etapa o score foi alterado em Nausori: após cruzamento perfeito de Avinesh Suwamy, Simeli Naresia cabeceou sem chances para o arqueiro dos "Tigres do Delta", fazendo o primeiro do Ba. A certeza da conquista veio aos 16 minutos da etapa complementar, com o oportunismo de Malakai Tiwa, que comprovou sua competência e faro de artilheiro, assinalando o segundo tento dos alvinegros e decretando a conquista do Ba, que apenas administrou sua vantagem até o apito final no Ratu Cakobau Park.


Yogendra Dutt e seus comandados comemoram ao lado da Taça e do cheque de $3000


  Após o duelo, o presidente do Rewa, Yogeshwar Singh, ressaltou a falta de sorte de sua equipe: "os meninos jogaram bem, mas, quando tivemos oportunidades, não conseguimos marcar. Durante toda essa Champions League não conseguimos ter qualidade nas finalizações, mas agora temos que pensar na Liga Nacional". Pelo lado vencedor, o presidente Rishi Kumar declarou: "o Ba conseguiu se recuperar do começo ruim na última temporada e faturou as duas últimas competições nacionais: a Liga Nacional e a Champions League. Gostaria de agradecer nossos jogadores pelo seu trabalho árduo, suas famílias pelo apoio e a todos os nossos fãs".


  Confira a classificação final da Pillay Garments Champions League:


   Fonte das Imagens: Fijilive e Fiji FA

Nenhum comentário:

Postar um comentário