quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Brisbane Roar e Central Coast Mariners consolidam suas campanhas na A-League; Glory segue em recuperação

  Por João Victor Gonçalves


  Do último final de semana até esta quarta, sete jogos agitaram os gramados australianos. Destes, cinco foram válidos pela 16ª Rodada, enquanto um, envolvendo Melbourne Heart e Central Coast Mariners, foi adiantado para satisfazer os amantes do futebol local, e o segundo, no qual Sydney e Perth Glory duelaram, foi válido pela 9ª rodada. Com vitórias em seus duelos, Perth Glory e Brisbane Roar confirmam suas campanhas de recuperação, mostrando sua força na briga pela vaga nos Play-offs.


Bola balança as redes de Reddy (Sydney) após cobrança maestral de Adnan (Brisbane)


  Após uma série de cinco tropeços, o Roar voltou a trilhar o caminho das vitórias a algumas rodadas e, na última, provou sua força como atual campeão e forte candidato à obtenção de uma vaga direta nas semifinais da competição. Todavia, o triunfo contra o Sydney FC foi cercado de emoção, com os gols da reação saindo nos acréscimos.


Besart Berisha recebe o carinho de seus companheiros após assinalar o gol da virada histórica do Brisbane Roar


  Quando Mark Bridge abriu o placar para o Sydney FC, aos 40 minutos da etapa inicial, a torcida laranja que compareceu ao Suncorp Stadium passou da euforia à preocupação. E esse estado de espírito prevaleceu nos torcedores do atual campeão da A-League até os acréscimos da 2ª etapa. Mas a história do duelo começou a mudar aos 48 minutos da etapa complementar, quando Sayed Adnan cobrou falta com maestria, decretando a igualdade em Brisbane.


Veja os gols da vitória épica do Brisbane Roar contra o Sydney FC


  O empate já satisfazia os apaixonados pelo Roar, mas a equipe provou que queria mais: após cruzamento da esquerda e desvio na área, Besart Berisha apareceu na cara de Liam Reddy, só tendo o trabalho de, com um desvio sutil, eliminar qualquer chance de defesa do arqueiro do Sydney FC, decretando uma virada histórica em Brisbane, que coloca o Roar na 2ª posição, com 28 pontos. 


Jogadores celebram gol de empate do Central Coast Mariners


  O líder da competição, Central Coast Mariners, entrou em campo no sábado, buscando mais uma vitória atuando no Bluetongue Stadium. Mas os rapazes do Newcastle Jets estavam dispostos a estragar os planos dos líderes, o que ficou evidente quando Labinot Haliti abriu o placar pro quadro visitante aos 16 minutos de jogo. A torcida de Gosford só ficou mais aliviada na 2ª etapa, quando Troy Hearfield igualou o placar para os donos da casa. Um ponto não era exatamente o esperado pelos comandados de Graham Arnold, mas pela bravura dos "Jets" mostrou-se um bom resultado.


Veja os gols do empate entre Mariners e Jets


  O placar de empate também prevaleceu no duelo entre Melbourne Victory e Adelaide United. A equipe azul de Melbourne abriu o placar logo aos seis minutos de jogo, com Archie Thompson, destaque da equipe na temporada. Mas os "Reds" provaram que seu futebol evoluiu muito após a chegada do comandante Kosmina e, com um gol do artilheiro Sergio van Dijk, o Adelaide United conseguiu um importante ponto para continuar vivo na briga por uma vaga no Top Six.


Confira o gol da vitória do Wellington Phoenix sobre o GCU


  Quem segue como o "lanterna vermelha" da competição é o Gold Coast United. A equipe azul-dourada bem que tentou acabar os rivais do Wellington Phoenix mas, mesmo atuando no Skilled Park, pagou caro por um erro defensivo: a três minutos do término da partida, Tim Brown subiu mais alto que a zaga local para fazer o único gol da partida. Com a vitória, os neozelandeses mantém-se na 4ª posição, com 24 pontos. O GCU segue no seu calvário, com apenas 14 pontos conquistados em 16 jogos.


Matt Thompson (Heart) sofre com a marcação dupla dos atletas do Glory


  Em um dos duelos mais esperados do final de semana, Melbourne Heart e Perth Glory foram postos à prova no gramado do AAMI Park. De um lado, os mandantes, querendo provar ao país que a boa campanha não é uma simples questão de sorte e gols providenciais; do outro, o Glory em recuperação, visando conseguir uma vitória convincente para motivá-lo em sua briga por uma das vagas do Top Six.


Veja os gols da vitória do Glory em Melbourne, contra o Heart


  Após 90 minutos de um bom jogo de futebol, a experiência da equipe violeta e seus astros foi decisiva para o resultado final. Logo aos 15 minutos, Shane Smeltz provou que seu "faro de gol" ainda está apurado, abrindo o placar pro Glory. Na segunda etapa, Kristian Sarkies chegou a empatar a partida para os "Hearts", mas a alegria durou apenas três minutos, tempo suficiente para Steven McGarry fazer o gol que coloca o Perth Glory na 5ª colocação. O Heart segue em 3º, mas seriamente ameaçado pela aproximação do próprio Glory e do Wellington Phoenix.


Destaque do Mariners no duelo, Matt Ryan sai seguro de sua meta


  A chance de recuperação do Heart era o duelo contra o Central Coast Mariners, disputado nesta quarta-feira no AAMI Park. A partida seguiu equilibrada durante os 90 minutos (haja vista a posse de bola de 50% para cada um dos times), com leve superioridade do Heart, que criou as melhores chances e fez o arqueiro Mat Ryan trabalhar por quatro oportunidades. Apesar dos esforços dos alvirrubros, quem saiu vencedor do confronto foram os azuis-amarelos: aos 44 do segundo tempo, Adam Kwasnik, inserido por Graham Arnold no duelo a 20 minutos do fim no lugar de Hutchinson, provou seu oportunismo anotando o tento da vitória do Mariners.


Clint Bolton (Melbourne Heart) vê, desolado, a bola no fundo de sua meta


  A vitória coloca o Central Coast Mariners nove pontos à frente do vice-líder, Brisbane Roar. Algumas posições abaixo aparecem Perth Glory e Sydney FC. Em duelo envolvendo ambos nesta quarta, os celestes abriram o placar nos acréscimos da primeira parte, com Mark Bridge escorando cruzamento vindo da direita no canto esquerdo de Vukovic. A busca pelo empate norteou as ações ofensivas do Glory em toda a etapa final.


Mark Bridge comemora o gol do Sydney FC no duelo contra o Perth Glory


  E o objetivo dos violetas só foi alcançado aos 43 minutos, quando Adam Hughes subiu mais alto que a defensiva do Sydney e cabeceou conscientemente, fazendo um belo gol. Não havia tempo para maiores emoções e a igualdade prevaleceu no belo crepúsculo de Campbelltown. Após 17 jogos, o Glory consegue, enfim, firmar-se entre os seis primeiros, ocupando a 5ª colocação, com 22 pontos. Já o Sydney tem de se contentar com a 7ª posição, com 20 unidades.


  Confira a classificação da A-League:


Equipe 
  J

V
E
D
GP
GC

PG
Central Coast Mariners
17

11
4
2
27
11


37
Brisbane Roar
17

8
4
5
33
20


28
Melbourne Heart
17

7
4
6
26
22


25
Wellington Phoenix FC
17

7
3
7
23
20


24
Perth Glory
17

6
4
7
19
24


22
Sydney FC
17

5
5
7
20
26


20
Melbourne Victory
16

4
7
5
20
23


19
Adelaide United
16

4
7
5
17
26


19
Newcastle Jets
16

5
3
8
20
28


18
Gold Coast United
16

3
5
8
18
23


14

  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League

2 comentários:

  1. Difícil alguém tirar o título do Central Coast.

    ResponderExcluir
  2. Com toda certeza eles vêm "mordidos" após perderem na última Grande Final para o Brisbane Roar. Aposto numa final novamente pintada em azul e amarelo, laranja e negro!

    ResponderExcluir