quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Heart cai ante Adelaide United e Central Coast Mariners abre vantagem na liderança da A-League

  Por João Victor Gonçalves


  Ocorreu nesta quarta-feira a 14ª Rodada da A-League e, com ela, mudanças em vários pontos da tabela aconteceram. A principal delas foi vista na vice-liderança: após tropeçar em casa ante o Adelaide United, o Melbourne Heart perdeu seu posto para o Brisbane Roar; com a vitória dos "Reds", a parte de baixo da tabela também teve suas alterações. Confira abaixo um resumo do que ocorreu em cada um dos cinco jogos dessa jornada.

O ataque desenfreado do Phoenix fez mais uma vítima nesta rodada

  Em um dos jogos com maior número de gols da rodada, o Wellington Phoenix conseguiu uma importante vitória sobre o Sydney FC por 4-2. O duelo no Westpac Stadium foi marcado por duas penalidades, ainda no primeiro tempo: a primeira, favorável aos visitantes, foi convertida por Brett Emerton; já a segunda, em prol dos locais, foi assinalada pelo brasileiro Daniel. Antes do fim da primeira etapa, Dani Sánchez decretou a virada dos aurinegros.


Andrew Durante (Phoenix) faz bela finta em Petratos (Sydney, azul)


  No segundo tempo, Bruno Cazarine fez o segundo gol tupiniquim do duelo, decretando nova igualdade. Mas o dia era mesmo da equipe neozelandesa e, com gols de Ben Sigmund e Paul Ifill, o Phoenix conseguiu a vitória que o levou à uma confortável quarta posição na Zona dos Play-offs, com 21 pontos. O Sydney FC vem logo atrás, com 19.


Desfrute dos seis gols da bela vitória do Phoenix sobre o Sydney FC


  No segundo duelo da rodada, a maior surpresa da série de cinco jogos ocorreu: o embalado Melbourne Heart contava com o apoio de sua torcida para conseguir mais uma vitória e continuar na perseguição ao líder Mariners. Mas o surpreendente Adelaide United, sob o comando de John Kosmina, conseguiu um importante triunfo, que permite aos "Reds" sonhar com uma vaga nos Play-offs.


Golec (Adelaide, preto) escapa da marcação de Dugandzic (Heart)


  A vitória dos visitantes começou a ser construída aos 36 minutos do 1º tempo, quando Simon Colosimo cometeu pênalti em Bruce Djite. Na cobrança, Sergio van Dijk anotou o primeiro tento dos comandados de Kosmina. Na segunda etapa, após bela bola enfiada, Dario Vidosic completou sem chances para Bolton. O Heart abusou ao perder vários gols e o preço a ser pago pela falta de pontaria foi cara: Serio van Dijk recebeu na entrada da área, fez o pivô e completou para o fundo da meta dos "hearts", decretando o 3º tento dos "Reds".


Van Dijk (Adelaide) e Dugandzic (Heart): no duelo de craques, o avante de negro saiu mais feliz


  Nos acréscimos, o Heart conseguiu seu gol de honra, com Eli Balalj. Com a derrota, o Heart perdeu o 3º posto para o Brisbane Roar, permanecendo com 24 pontos, mesmo número de unidades que os "leões". Já o Adelaide United chegou aos 17, ocupando a 7ª posição e vislumbrando uma vaga nos Play-offs. Atualmente, a última posição no Top Six é ocupada pelo Newcastle Jets que, em em uma partida emocionante, conseguiu uma importante vitória sobre o Gold Coast United.


Confira os gols da surpreendente vitória do Adelaide United


  Tudo se encaminhava para um primeiro tempo sem gols no Ausgrid Stadium, mas, aos 43 minutos, Jeremy Brockie, em uma cabeçada indefensável para Tyson, abriu o placar para os "aviadores". A falta de emoção na primeira etapa foi compensada com quatro gols no período complementar. O primeiro deles veio aos 20, novamente com Brockie, em um chute no contra-pé do arqueiro rival. Mas o Gold Coast United não desistiu do duelo e, após uma blitz ofensiva, conseguiu o empate em seis minutos: o primeiro gol do GCU veio com Ben Halloran com um chute rasteiro; o segundo foi assinalado por Adama Traoré, em um belo chute cruzado, premiando uma boa atuação da equipe de branco.


Bola passa caprichosamente entre atletas do Newcastle e Gold Coast United


  Mas nem sempre o futebol é justo e, contando com o apoio da sua torcida e o ânimo de seus jogadores, o Jets chegou à vitória um minuto após sofrer o segundo gol: Labinot Halili completou cruzamento vindo da esquerda com um chute de primeira, inapelável para Tyson. A derrota prejudica ainda mais a situação do Gold Coast United, lanterna da competição, com 13 pontos ganhos em 14 jogos.


Assista os gols da vitória do Newcastle Jets sobre o GCU


  A sensação da A-League, Central Coast Mariners, não teve dificuldades para conseguir mais uma vitória na competição. Desta vez a vítima foi o Melbourne Victory. Com dois gols de Matt Simon, a equipe azul-dourada se deu ao luxo de esperar os azuis de Melbourne durante a maior parte do duelo, explorando os contra-golpes para construir um convincente 2-0. A superioridade do Mariners foi traduzida no número de finalizações: foram 23, contra 11 dos rivais.


Assista os dois gols de Simon que valeram mais uma vitória do líder, Mariners


  No melhor duelo da rodada, dois dos melhores elencos da competição se enfrentaram no Nib Stadium, em Perth: de um lado, os "galáticos" do Perth Glory, equipe de maior investimento na temporada que, embora cercados de fama e altos salários, não conseguem fazer uma boa campanha na A-League ocupando, antes do início da jornada, a modesta 8ª posição; do outro, os atuais campeões da A-League, o Brisbane Roar, tentando sua segunda vitória seguida após uma série negativa de cinco derrotas. A promessa era de um grande espetáculo tanto por parte dos "violetas" quanto dos "leões", e os quase 7 mil pagantes puderam presenciar uma grande partida de futebol.


Detalhe do forte chute de Sterjovski, que valeu um gol ao Glory


  A equipe local começou o duelo disposta a sair com os três pontos e, após boas oportunidades, chegou ao primeiro gol aos 16 minutos: Todd Howarth completou o cruzamento rasteiro da direita, abrindo o placar. A festa da torcida "violeta" ficou maior ainda seis minutos depois, quando Mile Sterjovski acertou um belo remate de fora da área, decretando o 2-0 no placar.


Belo domínio de bola do atleta do Glory


  Mas a sorte da equipe de Perth começou a mudar ainda na primeira etapa: aos 40 minutos, Mitch Nichols provou que também sabe chutar de fora da área e, com um remate fortíssimo, colocou a bola na gaveta de Vukovic; aos 45, Erik Paartalu subiu mais alto que toda a zaga do Glory para deixar tudo igual no Nib Stadium.


Veja os seis gols do empate entre Glory e Roar


  Na segunda etapa, um gol para cada equipe selou o empate: em um rápido contra-golpe, Nichols apareceu na cara de Vukovic e só teve o trabalho de enviar a bola pras redes, fazendo o terceiro dos atuais campeões; dez minutos depois, Sterjovski foi derrubado na área. Na cobrança da penalidade, o próprio Sterjovski cobrou, deslocando o arqueiro Theoklitos e definindo o 3-3. O empate leva o Glory aos 15 pontos, na penúltima colocação. Já o Roar, apesar de deixar a vitória escapar, conseguiu alcançar a vice-liderança, com 24 pontos, seis a menos que o líder Mariners.


  Confira a classificação da A-League:

Pos.
Equipe
P
J
V
E
D
GP
GC
1
Central Coast
30
2
Brisbane Roar
24
3
Melbourne Heart
24
4
Wellington Phoenix
21
5
Sydney FC
19
6
Newcastle Jets
17
7
Adelaide United
17
8
Melbourne Victory
15
9
Perth Glory
15
10
Gold Coast
13


  Fonte das Imagens: Site Oficial - A-League

Nenhum comentário:

Postar um comentário