quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Pago Youth domina competições futebolísticas na Samoa Americana

  Por João Victor Gonçalves


  2011 foi inesquecível para o futebol da Samoa Americana. A seleção nacional confirmou grande evolução, conquistando sua primeira vitória em uma partida das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2014 (2-1 sobre Tonga). No cenário local, o ano foi de muita celebração para os torcedores do Pago Youth, uma das equipes mais famosas do futebol americo-samoano, que conquistou a Liga Nacional tanto na categoria masculina quanto na feminina.


Este foi o segundo título consecutivo do Pago Youth, que já havia conquistado a Liga Nacional em 2010 (foto)


  Os homens auri-negros confirmaram sua conquista após uma vitória de 3-1 sobre o Vailoatai Youth. O melhor atleta da partida foi o renomado Rambo Tapui, destaque da seleção nacional: com uma atuação invejável, ele fez um dos gols de sua equipe e ainda sofreu pênalti convertido por Fitiuta Maiava, autor de dois gols no duelo decisivo. Ao apito final, a festa dos atletas do Youth foi emocionante, coroando uma tarde que já havia começado alegre com a conquista do 3º lugar da Liga por parte do Pago Youth B, que venceu o Vaitogi United por 3-2.


O capitão Liatama Amisone Jr. recebe o troféu de campeão da vice-presidente da federação local, Sandra Herrera. À esquerda, o treinador campeão, Ailao Tualaulelei Snr.


  O treinador e vice-presidente do Youth, Ailao Tualaulelei Snr., destacou a importância dos atletas nativos no quadro campeão: "um dos principais triunfos de nossa equipe é que entre eles se encontram os melhores jogadores de nossa ilha. Além disso, sete deles defenderam a Seleção Nacional da Samoa Americana, o que faz com que não precisemos nos preocupar com seus níveis".


Vista panorâmica do Pago Park, palco das decisões masculina e feminina


  Já na competição feminina, o troféu chegou às mãos das atletas do Pago Youth com maiores dificuldades. Durante o tempo normal e a prorrogação do duelo contra o Utulei Youth, empate por 2-2. Nem os dois gols de Lynn Tualaulelei, ainda no primeiro tempo, foram capazes de facilitar a vida das gualdi-negras. Contando com um gol contra e um tento de Vaoga, o Utulei forçou a disputa de tempo extra e penalidades.


Meninas do Pago Youth (amarelo) em ação na semifinal da Liga, contra o Tafuna Jets


  Mas, na disputa de tiros na linha da cal, prevaleceu a calma e competência das meninas de amarelo, que converteram três penalidades, vencendo a disputa por 3-2. Coube a Ida Jamison o gol decisivo no Pago Park, que garantiu ao Pago Youth a coroação como a melhor equipe das 15 que disputaram a Liga Nacional de Futebol Feminino. Após a partida, Lynn Tualaulelei ressaltou: "Sabia que seria uma dura batalha contra o Utulei Youth".


Ida Jamison bate a goleira Fiapa'ipa'i Siatu'u e garante o troféu da Liga Feminina para o Pago Youth


  Independentemente das conquistas nas mãos do Pago Youth, a temporada no futebol da Samoa Americana deve ser celebrada. Após anos de resultados poucos proveitosos e pouca visibilidade, a Oceania e o mundo passam a olhar mais atentamente para a região, que mostrou sua evolução em gramados internacionais e poderá atingir o mesmo nível em seus certames internos.


  Fonte das Imagens: Federação de Futebol da Samoa Americana

2 comentários:

  1. É a Samoa Americana evoluindo no futebol. 2011 foi um ano mágico para os fãs desse país simpático.

    ResponderExcluir
  2. Com toda certeza! Já não podemos falar que a Samoa Americana é a "Cinderela" do futebol oceânico. O apoio governamental e popular à liga nacional já dá mostras disso!

    ResponderExcluir