segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Central Coast Mariners vence mais uma e dispara na liderança da A-League

  Por João Victor Gonçalves


  Oito pontos. Essa é a distância que separa o líder, Central Coast Mariners, do vice-líder, Brisbane Roar, na A-League após 15 rodadas. Com essa boa margem de pontos, a classificação dos azuis-dourados para as semifinais da competição parece uma realidade bem próxima. E tendo em vista o futebol exibido no último duelo, contra o Sydney FC, os "Mariners" fazem de seu favoritismo e categoria uma realidade dentro das quatro linhas, dando ao público e à torcida esperanças de ver o retorno de uma das maiores equipes do cenário australiano às conquistas.


Sydney FC e Central Coast Mariners protagonizaram um dos duelos mais equilibrados da rodada


  Um bom público compareceu ao Sydney Football Stadium na esperança de que a equipe celeste local conseguisse frear o CC Mariners e quebrar a sequência de 13 jogos sem derrotas dos comandados de Graham Arnold. Mas, logo aos 8 minutos de partida, Oliver Bozanic tratou de estragar a festa dos "sky blues", abrindo o placar para o líder da A-League.


Detalhe do remate certeiro de Bozanic para desespero da torcida do Sydney FC


  O gol não abalou os homens do Sydney, que seguiram a partida na busca pelo empate. Mas os contra-golpes e a boa postura ofensiva do Mariners foram fator decisivo até o término de um equilibrado duelo. Ao apito final em Sydney, o Mariners selou sua 10ª vitória na A-League, chegando aos 33 pontos. O Sydney FC ocupa a 5ª posição, com 19 pontos.


Confira os gols de mais uma vitória do líder da A-League


  Em outro duelo equilibrado da rodada, o Adelaide United bem que tentou manter sua sequência de vitórias, mas não passou de um empate no Hindmarsh Stadium ante o Brisbane Roar. Após um primeiro tempo sem gols, Nakajima-Farran abriu o placar para os leões aos 15 minutos da etapa complementar. 18 minutos depois, após ser derrubado por Matthew Smith, Sergio van Dijk converteu a penalidade que decretou o empate em Adelaide.


Veja os gols do empate entre Adelaide United e Brisbane Roar


  Com o empate, os "Reds" chegam aos 18 pontos, ocupando a 8ª posição. Já o Roar continua na vice-liderança, com 25 pontos. A manutenção do posto dos "leões" só foi possível graças a mais um tropeço do Melbourne Heart, que não conseguiu superar o Gold Coast United atuando no Skilled Park.


Atletas celebram gol de Sarkies para o Melbourne Heart


  A vitória parecia se encaminhar para o alinhamento de Melbourne quando, aos 7 minutos, quando Kristian Sarkies acertou um belíssimo chute de fora de área em cobrança de falta, indefensável para Jerrad Tyson. Mas, após o tento, os "hearts" se preocuparam demasiadamente com a defesa, sofrendo uma forte pressão dos donos da casa que, após muito tentarem, atingiram seu objetivo: já na etapa final, aos 26 minutos, o Maceo Rigters desviou chute com um toque de efeito, decretando a igualdade num vazio Skilled Park. Apesar do ponto, o Gold Coast continua na lanterna, com 14 pontos. O Heart é o 3º, com 25.


Assista os gols do empate entre Gold Coast e Melbourne Heart


  A 15ª rodada da A-League marcou a recuperação de uma tradicional equipe do futebol australiano: o Perth Glory. Após figurar nas últimas posições da tabela, os "violetas" foram decididos a conquistar uma vitória na Nova Zelândia, frente o Wellington Phoenix. E, após 90 minutos de baixo nível técnico, em que o medo de perder tirou dos times a ânsia de ganhar, o Glory chegou ao tento da vitória nos acréscimos do segundo tempo, com Josh Mitchell, aproveitando assistência perfeita de Andrezinho.


Sterjovski (21, Glory) disputa bola com Daniel Cortês (Phoenix) sob forte chuva


  Com os três pontos conquistados, o Perth Glory volta à briga pelo Top Six, chegando à 7ª colocação, com 18 pontos. Apesar do revés, o Phoenix segue na 4ª posição, com 21 pontos, muito próximo da classificação aos Play-offs e com certa chance de alcançar a vaga às semifinais, terminando a fase de pontos corridos entre os dois primeiros da tabela.


Mesmo jogando na Nova Zelândia, o Glory não se intimidou e venceu. Confira o gol do triunfo violeta


  Outra equipe que conquistou uma importante vitória reabilitadora nesta jornada foi o Melbourne Victory. Após alternar boas e más atuações, a equipe azul de Melbourne contou com o apoio de sua torcida no AAMI Park para bater o Newcastle Jets por 2-1. A alegria dos quase 15 mil torcedores que foram ao estádio começou a ser expressa aos 6 minutos, quando Daniel Allsopp completou cruzamento de esquerda, abrinco o placar para o Victory.


Veja os gols da vitória do Victory sobre o Jets pela 15ª rodada da A-League


  A vantagem da equipe de camisas verde-limão aumentou na segunda etapa, quando o zagueiro Byun Sung-Hwan se atrapalhou e rematou contra o próprio patrimônio. O consolo para a equipe de Newcastle veio a 8 minutos do fim, quando Ryan Griffiths desviou cruzamento da direita para descontar a vantagem do Victory. Mas a vitória da representação de Melbourne já estava definida e fez a equipe azul permanecer na Zona dos Play-offs, ocupando a 6ª posição, com 18 pontos. O Newcastle Jets é o penúltimo, com 17 pontos.


  Confira a classificação da A-League:

Pos.
Equipe
P
J
V
E
D
GM
GS
1
Central Coast
33
2
Brisbane Roar
25
3
Melbourne Heart
25
4
Wellington Phoenix
21
5
Sydney FC
19
6
Melbourne Victory
18
7
Perth Glory
18
8
Adelaide United
18
9
Newcastle Jets
17
10
Gold Coast
14

Um comentário: