segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Brisbane Roar consegue reabilitação no complemento da 13ª rodada da A-League

  Por João Victor Gonçalves


  O último dia de 2011 foi marcado pelo complemento da 13ª rodada da A-League. Três jogos agitaram os gramados australianos na ocasião e em apenas um deles houve vencedor: atuando no Suncorp Stadium, o Brisbane Roar conseguiu terminar sua série negativa de derrotas com um triunfo sobre o Melbourne Victory; já Newcastle Jets, Perth Glory, Central Coast Mariners e Gold Coast United terminaram o ano com igualdades no placar.


Detalhe do lance que ocasionou a expulsão de Mehmet


  O primeiro dos empates da rodada ocorreu na cidade de Newcastle. Mesmo contando com o apoio de sua torcida, o Jets não foi capaz de frear a blitz do Glory nos primeiros minutos e acabou sofrendo o primeiro gol da tarde logo aos 9 minutos, quando Billy Mehmet aproveitou a falta de atenção da defensiva azul-grená e balançou as redes de Ben Kennedy. A vantagem da equipe de branco permaneceu até o intervalo, apesar da expulsão do autor do gol do Glory aos 34 minutos, após entrada violenta, fazendo com que os "aviadores" tivessem de atacar com maior incisividade na segunda etapa.


Confira os gols do empate entre Newcastle Jets e Perth Glory


 Com maior poderio ofensivo e determinação, o empate veio para o Newcastle aos 15 minutos: Kasey Wehrman fez bela jogada individual e cruzou na medida para Francis Jeffers cabecear para o fundo das redes de Vukovic, decretando o placar que permaneceu até o apito final de Stebre Delovski. Com o empate, as duas equipes permanecem fora da Zona dos Play-offs: o Glory é o 7º, com 14 pontos, mesma pontuação do Jets, que vem uma posição atrás.


Auxiliar observa atentamente disputa de bola no duelo entre CC Mariners e GCU


  Em outro duelo da rodada, Central Coast Mariners e Gold Coast United não passaram de um empate sem gols. Os líderes da competição entraram dispostos a conquistar mais uma vitória frente a sua torcida, mas tiveram pela frente um sistema defensivo impecável do Gold Coast United, capitaneado pelo arqueiro Tyson. Apesar dos 15 remates contra apenas 3 do rival, o Mariners não conseguiu ser efetivo nas finalizações e viu a distância para o vice-líder Heart cair para três pontos. Já o Gold Coast, mesmo com um bom resultado, começou 2012 na última colocação, com 13 pontos.


Billy Celeski (14, Victory) sofre com a forte marcação de Luke Brattan (18, Roar)


  No último duelo do ano no futebol australiano, o Brisbane Roar quebrou sua série de cinco derrotas consecutivas com uma vitória maiúscula sobre o Melbourne Victory. Mas o triunfo dos "leões" não veio sem sofrimento: logo aos três minutos, Harry Kewell acertou um belo remate de esquerda, abrindo o placar pra equipe azul de Melbourne. Antes do intervalo, o Roar conseguiu chegar à igualdade: após cruzamento da esquerda, Mitch Nichols se esticou todo para acertar uma bela cabeçada no canto de Covic, renovando as esperanças da torcida laranja.


Assista os gols da reabilitação do Brisbane Roar no último dia de 2011


  Na segunda etapa, o domínio do Roar foi convertido em dois gols logo nos primeiros sete minutos: aos 4, Rocky Visconte ficou cara a cara com Ante Covic e não perdoou o arqueiro do Melbourne, deslocando a bola do rival com um chute colocado no canto direito; aos 7, a bela trama ofensiva dos atuais campeões da A-League terminou nos pés de Ivan Franjic, que decretou o placar final e a vitória que leva o Brisbane à terceira colocação, com 23 pontos.  O Victory é o 6º, com 15.


  Confira a classificação da A-League:
  
Pos.
Equipe
P
J
V
E
D
GM
GS
1
Central Coast
27
2
Melbourne Heart
24
3
Brisbane Roar
23
4
Sydney FC
19
5
Wellington Phoenix
18
6
Melbourne Victory
15
7
Perth Glory
14
8
Newcastle Jets
14
9
Adelaide United
14
10
Gold Coast
13

  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League

Um comentário: