quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Confira um resumo do que de melhor aconteceu na TVL Premier League na temporada 2011/12!

  Por João Victor Gonçalves


  O futebol em vários países da Oceania atingiu seu ponto máximo de desenvolvimento como esporte em 2011. Mas poucas seleções nacionais tiveram um salto de qualidade e resultados tão grande quanto a de Vanuatu. Os "Yellow Boys" encantaram seus torcedores nos amistosos e fizeram uma campanha honrosa nos Jogos do Pacífico, mostrando que deixaram o último escalão do futebol da Oceania e brigarão em pé de igualdade contra Nova Caledônia, Fiji e Nova Zelândia, gigantes continentais, durante a disputa das Eliminatórias.

Alick Maemae marca belo gol durante a campanha vitoriosa do Amicale na temporada 2010/11

  Acompanhando o avanço da seleção nacional, a liga local (Vanuatu Premia Divisen, popularmente conhecida como TVL Premier League) vem mostrando uma maior evolução nos últimos anos. Após uma hegemonia de 16 anos do Tafea FC, recorde de conquistas seguidas de um clube em competições nacionais, o Amicale FC conseguiu encontrar o caminho das vitórias e faturou as duas últimas edições, inclusive alcançando o vice-campeonato da O-League em 2010/11, maior feito de uma equipe vanuatuana em competições internacionais.

Daniel Natou, um dos destaques do Tafea FC (vermelho), protege a bola no duelo de sua equipe contra o Tupuji Imere

  Já na edição 2012 da TVL Premier League, o Tafea FC aparece disposto a tentar recuperar o posto de campeão máximo do futebol vanuatuano. Em 8 jogos disputados, a equipe soma 7 vitórias e apenas uma derrota, ocupando a liderança da competição, com 21 pontos. Os "Tefal tave i tepsije", como são conhecidos os atletas do Tafea, tiveram como ponto máximo na competição a vitória sobre o Amicale, grande rival, por 2-1, na 5ª rodada.

Imagem do duelo entre Amicale (branco) e Academy FC (verde)

  Atual campeão do torneio, o Amicale ocupa a vice-liderança da competição, com 19 pontos. Apesar de ostentar as marcas de melhor ataque e defesa da TVL Premier League (31 gols marcados e apenas 3 sofridos, resultando em um saldo positivo de 28 unidades), os "galos" pagam por resultados ruins contra Tafea (derrota por 2-1) e Spirit 08 (empate por 0-0). Restam agora seis jogos aos atuais vice-campeões da Oceania para tentar uma série de vitórias que os colocaria como tri-campeões de Tuvalu. A esperança se concentra nas boas atuações de Fenedy Masauvakalo, Alick Maemae e Joachim Waroi, destaques do sistema ofensivo alvirrubro.

Erick Ismael (18) comemora gol na vitória de sua equipe, o Shepherds United, sobre o Tafea por 2-0

  Das equipes de menor expressão do campeonato, o destaque até aqui é o Shepherds United. Os "pastores" somam 13 pontos após 8 jogos, tendo como grande momento na competição a vitória sobre o Tafea por 2-0 na 8ª rodada. Um dos grandes responsáveis pela boa campanha dos alvinegros é o avante Erick Ismael, um dos atletas de atuações mais constantes e decisivas na competição. A esperança da equipe é tentar se manter no terceiro posto, ameaçado pelos rivais Ifira Black Bird, Spirit 08 e Seveners United.

Lance da partida entre Tupuji Imere (azul) e Seveners United (verde)

  A próxima rodada completa da TVL Premier League está marcada para os dias 26, 27 e 28 de Janeiro. Mas como várias partidas nas últimas rodadas foram adiadas em virtude das fortes chuvas que caíram sobre Port-Villa, alguns jogos podem movimentar o cenário do futebol vanuatuano no mês de janeiro. Os principais detalhes da competição você acompanha, com exclusividade, no "Do outro lado da Bola"!

  Confira a classificação da TVL Premier League
  
Pos.
Equipe
P
J
V
E
D
GM
GS
1
Tafea
21
8
7
0
1
23
4
2
Amicale
19
8
6
1
1
31
3
3
Shepherds United
13
8
4
1
3
14
17
4
Ifira Black Bird
10
7
3
1
3
8
13
5
Spirit 08
9
8
2
3
3
8
8
6
Seveners United
9
9
2
3
4
10
17
7
Tupuji Imere
8
8
2
2
4
7
14
8
Teouma Academy
1
8
0
1
7
2
27

  Fonte das Imagens: Federação Vanuatuana

Nenhum comentário:

Postar um comentário