domingo, 22 de janeiro de 2012

Líderes tropeçam e Canterbury massacra em rodada da ASB Premiership

  Por João Victor Gonçalves


  Grandes surpresas agitaram o domingo futebolístico neozelandês. Em um dia negro para os grandes de Auckland, City e Waitakere não conseguiram bons resultados. Os atuais campeões da Oceania não conseguiram passar de um empate sem gols em casa frente o Waikato, enquanto os detentores do troféu nacional saíram de campo derrotados pela terceira vez nesta temporada. Para salvar a honra das equipes consideradas "grandes", o Canterbury mostrou todo seu poderio ofensivo e massacrou o YoungHeart Manawatu.


McGeorge (Auckland) disputa bola com Harry Edge (Waikato)


  Atuando em Kiwitea Street, o City contava com o apoio de mais de 800 torcedores na busca pela sétima vitória seguida na Liga Nacional. Mas os azuis não esperavam um sistema defensivo tão coeso do Waikato. Aproveitando o desgaste dos "marinheiros", os tricolores criaram boas oportunidades na primeira etapa, exigindo intervenções salvadoras de Spoonley.


Mark Fulcher (Waikato) espalma a penalidade cobrada por Exposito


  No segundo tempo, porém, o destaque voltou-se para a arbitragem. Aos 18 minutos, Matt Conger assinalou pênalti após Ivan Vicelich ser derrubado por Mike Kramer. Na cobrança, Exposito parou nas mãos de Fulcher. Já nos acréscimos, o árbitro assinalou novo pênalti para a equipe local mas, após grande confusão e opiniões dos auxiliares, a decisão foi revista e a falta assinalada fora da grande área. A cobrança não foi convertida em gol e o placar de 0-0 prevaleceu até o apito final, sendo muito celebrado pelos comandados de Declan Edge, que classificou o City como o melhor time da Nova Zelândia nos últimos 25 anos.


Bola balança as redes do Waitakere United após gol convertido por Connor Tinnion


  Apesar do tropeço, o Auckland City pôde comemorar o aumento de sua vantagem em relação ao vice-líder, Waitakere United. Atuando em Napier, os alvirrubros não mostraram um bom futebol e saíram de campo surpreendentemente derrotados para o Hawke's Bay United por 1-0, sendo esta a primeira vitória do treinador Chris Greatholder no comando dos alvinegros.


Jogadores do Hawke's Bay United celebram gol da histórica vitória contra o Waitakere United


  Confirmando sua superioridade técnica, o WUFC atacou os locais com grande incisividade durante toda a primeira parte, exigindo ótimas defesas de Shaun Peta. O desgaste físico na segunda etapa e certa conformidade com o resultado fez com que os alvirrubros pagassem caro suas oportunidades perdidas: a 12 minutos do fim, o atacante Connor Tinnion converteu um dos gols mais importantes da história do Hawke's Bay, o que garantiu um triunfo histórico para os alvinegros. Após o jogo, a felicidade dos comandados de Greatholder contrastava com a fúria do comandante derrotado, Neil Emblen: "Não foi um bom desempenho. Na realidade, foi a pior partida da equipe sob meu comando. Isso é inaceitável!".


Aaron Clapham comemora um dos gols do Canterbury com Murray (16)


  Quem soube aproveitar o tropeço dos dois ponteiros foi o Canterbury United. Atuando em Christchurch, cidade que os "dragões" adotaram como casa nesta temporada, a equipe não teve piedade do lanterna YoungHeart Manawatu e goleou a equipe por 9-1. Em seu retorno aos rubro-negros após lesão, Aaron Clapham comandou o show de sua equipe com dois gols e a soberania sobre o meio-campo. Um hat-trick de Russell Kamo, dois gols de Darren White e um gol para Julyan Collett e Tom Schwarz completaram a goleada. O destaque dos "verdes", Jimmy Haidakis, descontou para os visitantes.


O retorno de Clapham foi fundamental para a bela atuação dos "dragões"


  O placar construído pelos dragões iguala o record da ASB Premiership, obtido em 2007/08, do qual curiosamente o Canterbury participa negativamente, já que foi derrotado por 9-1 para o Waitakere United, campeão daquele ano. O sempre exigente treinador da equipe de Christchurch, Keith Braithwaite, disse estar feliz com a goleada, mas insatisfeito com o gol sofrido: "escolhi Collett e Johnston como dupla de zaga, mas fiquei decepcionado com o gol sofrido".


Atletas do Team Wellington comemoram gol de Whalen


  Completando a rodada, as condições ruins do gramado encharcado do Caledonian Ground, em Dunedin, atrapalharam o desempenho de Otago United e Team Wellington. Apesar disso, as equipes se esforçaram para não despontarem seus torcedores, conseguindo realizar um duelo digno. Apostando nos passes curtos, os auri-negros foram relativamente superiores à equipe local durante toda a partida.


Matt Joy é expulso após cometer penalidade em Dakota Lucas


  Os três gols do duelo saíram no final da primeira etapa: aos 39, Karl Whalen abriu o placar para os visitantes; os azuis conseguiram a reação dois minutos depois, quando Harley Rodeka deixou o placar igualado; porém, o talento individual de Dakota Lucas apareceu nos acréscimos - após bela jogada individual, o avante da Seleção Sub-20 da Nova Zelândia foi derrubado por Matt Joy, que acabou expulso. Na cobrança, Michael Eagar converteu com tranquilidade e garantiu mais três pontos para a equipe da capital. Com um homem a menos durante boa parte da segunda etapa (até a expulsão de Schaeffers, do Wellington), o Otago não teve forças pra reagir e acabou derrotado pela 5ª vez nesta edição da ASB Premiership.


  Confira a classificação da ASB Premiership:
  
TIMEJVEDGPGCSGPG
Auckland City76102341919
Waitakere United850324101415
Canterbury United85032191215
Team Wellington85031810815
Otago United8305717-109
Hawke's Bay United6213813-57
Waikato FC7214718-117
YoungHeart Manawatu8017835-271

  Fonte das Imagens: ASB Premiership

Nenhum comentário:

Postar um comentário