terça-feira, 18 de outubro de 2011

Samoa Americana já tem treinador definido para as Eliminatórias

  Por João Victor Gonçalves


  A Samoa Americana quer fazer um papel digno nas Eliminatórias para a Copa de 2014 e, para isso, anunciou um nome de peso para o comando de sua seleção. Trata-se do holandês Thomas Rongen, de 55 anos e vasta experiência no futebol norte-americano.


Comandar a Samoa Americana será um dos maiores desafios da carreira de Rongen


  O experiente treinador começou sua carreira como atleta atuando pelo poderoso Ajax, na década de 70. Posteriormente, começou sua jornada de sucesso no futebol norte-americano, onde jogou pelo extinto Los Angeles Aztecs, equipe na qual obteve grande destaque, além de outras representações do futebol local.


O holandês em ação, nos seus tempos de zagueiro, pelo LA Aztecs


  Sua carreira como treinador profissional começou no Tampa Bay Mutiny, equipe na qual faturou a Temporada Regular da MLS Soccer já em sua temporada de estreia. No ano seguinte, firmou contrato com o tradicional New England Revolution, equipe na qual ficou dois anos. Mas o auge de sua carreira veio no DC United, em 1999, quando faturou a MLS. Lá ficou até 2001, quando rumou à Seleção Sub-20 dos Estados Unidos, que comandou durante 10 anos, tendo se ausentado apenas em 2005 quando treinou o Chivas USA por apenas 10 partidas.


Um dos vexames da Samoa Americana foi a derrota por 4-0 para Tuvalu nos Jogos do Pacífico


  Mas a missão do veterano treinador será difícil: a seleção masculina da Samoa Americana é uma das piores do mundo, tendo perdendo seus cinco compromissos nos Jogos do Pacífico, incluindo uma derrota vexatória contra a seleção de Tuvalu, não filiada à FIFA. O desafio de Rongen começa no dia 22 de Novembro, quando guiará sua seleção no quadrangular preliminar das Eliminatórias da Oceania, no qual os samoanos medirão forças Ilhas Cook, Tonga e Samoa.
  

Um comentário:

  1. Gostaria de saber onde vocês conseguem tantas informações sobre o futebol da Oceania.

    Vocês conseguem assistir alguns jogos?

    ResponderExcluir