quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Canterbury vence Waitakere e se recupera na ASB Premiership; Auckland City segue 100%!

  Por João Victor Gonçalves


  Três jogos foram disputados no último domingo pela ASB Premiership, a Liga Neozelandesa. A quarta partida, que completaria a rodada, entre Waikato FC e Hawke's Bay United foi adiada para o próximo 8 de janeiro, em virtude das fortes chuvas que caíram sobre o gramado do Hamilton's Porritt Stadium, tornando a prática do futebol inviável no local. Nas outras partidas, os destaques vão para Canterbury e Auckland City. Os dragões conseguiram uma belíssima vitória contra o Waitakere United e assumiram a 3ª posição; já os atuais campeões da O-League não tiveram dificuldades para bater o Otago United e mantém os 100% de aproveitamento na liderança.


Collet, do Canterbury United, impede ação de Roy Krishna (esquerda). Foto: Stuff


  No principal duelo da rodada, o Canterbury recebeu o Waitakere United no ASB Football Park, em Christchurch, sonhando com uma vitória que recolocaria a equipe na briga pelas primeiras posições. Já os atuais campeões nacionais visavam o triunfo que os deixaria com o mesmo número de pontos do Auckland City ao término da rodada. Tudo prometia um dos melhores encontros dessa temporada, para alegria do bom público de cerca de 800 fanáticos.


Roy Krishna reclama do ataque de sua equipe na segunda derrota do Waitakere na temporada. Foto: ASB Premiership


  Na primeira etapa, após um jogo equilibrado, com ações ofensivas de ambos os times, o Canterbury United chegou à abertura de placar aos 26 minutos: após Darren White ser derrubado na grande área, Cole Peverley cobrou a penalidade com maestria para festa da torcida dos "dragões". Esbarrando nas ótimas intervenções de Adam Highfield, o Waitakere não conseguiu reagir e levou para o intervalo a desvantagem.


Aaron Clapham (direita) foi um dos melhores homens do Canterbury na partida. Foto: Stuff


  No segundo tempo, mais uma vez brilhou a estrela de Highfield: o arqueiro parou todas as tentativas de empate de um Waitakere superior, mas que não conseguia converter as boas oportunidades criadas pelo meio campo. Como castigo para os alvirrubros de Auckland, o segundo gol do Canterbury veio a seis minutos do fim do tempo regulamentar: após jogada de linha de fundo tramada por White e Barton, Calvin Opperman completou sem ângulo, mas  com a sutileza suficiente para bater Danny Robinson. 


Assista os gols da vitória do Canterbury sobre o Waitakere no ASB Football Park


  O Waitakere até chegou a descontar com Gagame Feni, em um lance de sorte, no qual Highfield foi batido após a bola desviar na zaga, mas não foi nada que pudesse estragar a festa dos "dragões". Com a vitória, o Canterbury alcança o Waitakere em número de pontos (12), mas ocupa a terceira posição nos critérios de desempate. Quem se beneficiou do tropeço do maior rival foi o Auckland City, que não teve dificuldades para bater o Otago United.


Milne recebe o cumprimento de Vicelich após marcar. Foto: ASB Premiership


  Equipe sensação dentre as de menor investimento, o Otago United foi à Auckland disposto a segurar o City o máximo de tempo possível, tendo a missão de arrancar os primeiros pontos dos "marinheiros" na ASB Premiership. Durante todo o primeiro tempo, os sulistas conseguiram sua missão perdendo, inclusive, chances para abrir o placar, o que seria uma grande surpresa para os 547 torcedores presentes no Kiwitea Street.


Mulligan sofre com a forte marcação do Otago United. Foto: Auckland City FC


  Mas o encanto do Otago se quebrou aos 24 minutos da etapa final: Emiliano Tade recebeu livre e não perdoou Evans, decretando a abertura do placar em Auckland. Com o cansaço e o desânimo se abatendo sobre as fileiras dos azuis e amarelos, o City tornou sua vitória um tanto quanto elástica nos acréscimos: aos 46, Andrew Milne deixou sua marca e, aos 48, o experiente Koprivcic aumentou para os locais e decretou o placar final.


Confira os gols da 5ª vitória do Auckland City na ASB Premiership


  Com a vitória, o Auckland City abre três pontos de vantagem para o vice-líder, Waitakere United, apesar de ter um jogo a menos que os rivais. Os 100% de aproveitamento da equipe campeã continental mostram que será difícil frear a equipe de Ramón Tribulietx neste torneio. Já o Otago United perde momentaneamente a vaga na Zona dos Play-offs, principal objetivo da equipe na temporada, para o Team Wellington, ficando em 5º, com 9 pontos. A equipe da capital entrou no G4 após uma vitória sem maiores dificuldades contra o YoungHeart Manawatu.


Emiliano Tade celebra o gol que abriu o caminho do Auckland rumo à vitória. Foto: Auckland City FC


  A equipe aurinegra da capital nacional não precisou usar o máximo de suas forças para bater o fraco time do YoungHeart. Um tranquilo Natal para os rapazes do TW e seu treinador, Matt Calcott, foi garantido ainda no primeiro tempo: aos 35 minutos, Darren Cheriton abriu o placar em David Farrington Park. 6 minutos depois, Dakota Lucas, uma das maiores promessas das categorias de base dos "All Whites", aumentou o placar e levou para o intervalo uma vitória praticamente assegurada para sua formação.


Atletas do Team Wellington celebram vitória sobre o YoungHeart. Foto: ASB Premiership


  Na etapa complementar, coube à jovem equipe do Wellington administrar o placar, dando-se ao luxo de perder boas oportunidades e gozar da posse de bola durante grande parte do duelo. Ao apito final, a satisfação pela vitória dos 241 torcedores presentes ao estádio contrastava com mais uma atuação decepcionante por parte da equipe verde.


Assista os gols da vitória tranquila do Team Wellington sobre o YoungHeart Manawatu


  Após este fim de semana de duelos, a ASB Premiership tem sua pausa para as festas de fim de ano e retorna às atividades somente dia 8, com o duelo entre Waikato e Hawke's Bay válido pelo complemento da 6ª rodada. No final de semana seguinte, a 7ª rodada será realizada, com destaque para o duelo entre Auckland City x Canterbury United, em Kiwitea Street.


  Confira a classificação da ASB Premiership:


TIMEJVEDGPGCSGPG
Auckland City55002041615
Waitakere United64021771012
Canterbury United6402125712
Team Wellington630310739
Otago United6303613-79
Hawke's Bay United411257-24
Waikato FC5104518-133
YoungHeart Manawatu6015519-141

Nenhum comentário:

Postar um comentário