segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Heart vence Derby de Melbourne e é vice-líder da A-League; Mariners se destaca na ponta

  Por João Victor Gonçalves


  A rodada natalina da A-League, realizada entre os dias 22 e 26 de Dezembro, trouxe para o futebol australiano a consolidação do Central Coast Mariners como grande líder local: com mais uma vitória, a equipe azul e ouro abriu cinco pontos para o 2º colocado, dominando a Fase de Pontos da competição. Logo atrás da equipe costeira, aparece o Heart, agradável surpresa desta competição que, com uma vitória no Mel-Derby aliada à derrota do Roar, entrou de vez na briga por uma vaga direta nas semifinais.


Disputa de bola no duelo entre Sydney FC e Adelaide United

  No jogo inaugural da rodada, a zebra desfilou no Sydney Football Stadium. Mesmo jogando em casa, a equipe da cidade da baía não foi capaz de fazer seu favoritismo prevalecer sobre o lanterna Adelaide United e, estando em desvantagem no placar por duas vezes, conseguiu uma ligeira reação que decretou a igualdade em dois tentos após o apito final.


Assista os gols do empate entre Sydney FC e Adelaide United


  Surpreendido em seus domínios, o Sydney FC sofreu o primeiro gol logo aos 8 minutos, façanha de Daniel Mullen. A reação veio rápido, 11 minutos depois, com Karol Kisel empatando a igualdade após cobrança de penalidade. Na segunda etapa, os "Reds" voltaram à frente do placar com o gol de Dario Vidosic. Mas Petratos não estava disposto a ver sua equipe perder um duelo em seus domínios e igualou a contagem novamente, decretando o placar final, mais comemorado pelos comandados de John Kosmina que, apesar de ocuparem a lanterna da competição, ficam a apenas dois pontos de escapar das últimas colocações.


Atletas do Phoenix comemoram a quinta vitória da equipe na temporada


  Em termos numéricos e de superioridade, a vitória mais destacada da rodada foi a do Wellington Phoenix sobre o Newcastle Jets. Em franca recuperação na competição, os aurinegros não tomaram conhecimento dos aviadores e venceram a peleja no Westpac Stadium por 5-2. Logo ao intervalo, os neozelandeses ostentavam uma vantagem de 3-0, obtida graças a dois gols de Dani Sánchez e um de Chris Greenacre.


Leo Bertos sofre com a forte marcação dos atletas do Jets


  Na segunda etapa, a equipe de Newcastle até ensaiou uma reação com o gol de Sung-Hwan. Mas os dois gols de Mirjan Pavlovic acabaram com os sonhos dos visitantes e tornaram o score final em Wellington bem mais dilatado em favor dos locais. O sempre regular Griffiths deixou mais um gol para os azuis-grená, mas nada que pudesse atrapalhar a festa dos vencedores, que agora ocupam a 5ª colocação, com 18 pontos. O Newcastle é o 8º, com 13.


Andrew Durante (Phoenix) foge da intervenção de Ryan Griffiths
  
  No duelo mais esperado da rodada, o clássico entre Melbourne Heart e Melbourne Victory atraiu 26.579 pagantes ao AAMI Park, que se dividiu em vermelho e azul. E as coisas pareciam favoráveis à torcida do Victory quando, logo aos quatro minutos, o arqueiro Clint Bolton derrubou Archie Thompson na área, ocasionando a marcação de penalidade máxima pelo árbitro Stebre Delovski. Na cobrança, Bolton passou de vilão a herói, defendendo o disparo de Carlos Hernández.


Veja todos os detalhes do "Mel-Derby"!
  
  Apesar da perca da penalidade, o Victory não deixou de pressionar o rival e foi premiado aos 21 minutos, quando o "impossível" Archie Thompson rematou com sua canhota de forma indefensável para Bolton, abrinco o placar no AAMI Park. O gol parece ter despertado a equipe vermelha que equilibrou as ações ofensivas, chegando ao empate aos 36, por intermédio de Matt Thompson. O zagueirão do Heart estava mesmo imparável e, três minutos depois, obteve a virada para sua equipe marcando seu segundo duelo na partida. Com a vitória no intervalo, o Heart já tinha seus dois heróis no Mel-Derby!


Bolton (Heart) é amarelado após cometer pênalti


  No segundo tempo, a reação do Heart foi consolidada aos 15 minutos, com o gol do brasileiro Alex Terra. A partir daí, os "hearts" passaram a administrar a vantagem, buscando apenas a passagem do tempo. A vitória não foi ameaçada em nenhum momento, nem quando, aos 48 minutos, Carlos Hernández se recuperou da penalidade perdida e deixou seu gol, decretando o placar final do Derby de Melbourne. A vitória assegura a vice-liderança ao Heart, com 21 pontos. O Victory estaciona nos 15 pontos, fechando a Zona dos Play-offs.
  
Alex Terra comemora o gol da vitória do Melbourne Heart


  Em outro duelo de destaque na rodada, o líder, Central Coast Mariners, não se intimidou com as estrelas do Perth Glory e, mesmo atuando no Nib Stadium, bateu a equipe violeta por 3-1. A blitz ofensiva dos líderes deu resultado em 15 minutos, durante o início da segunda etapa: aos 4, Ibini-Isei abriu a contagem; 11 minutos depois, Bojic fez o segundo e,  aos 19, Matt Simon decretou a vitória do Mariners.


Boa intervenção de Mathew Ryan, arqueiro do CC Mariners


  A sete minutos do apito final, Steve McGarry fez o gol de honra da equipe mandante, mas não houve mais tempo para uma reação dos locais, que decepcionaram mais uma vez sua torcida, saindo de campo derrotados. Com mais este revés, os violetas ocupam a modesta 7ª posição, com 13 pontos. O Mariners é o líder, com 26, cinco a mais que o vice-líder Heart.


Amini sofre com a forte marcação do Perth Glory


  Fechando a rodada, o "Boxing Day" australiano foi animado por um duelo envolvendo equipes em situações diferentes: de um lado, o Gold Coast United que, após o começo trágico de temporada, buscava sua segunda vitória consecutiva; do outro, o Brisbane Roar, equipe que, após ostentar uma série de 36 jogos invictos, perdeu sua invencibilidade e mais três jogos, tentando uma vitória para alegrar sua torcida acostumada aos triunfos.


Festa dos torcedores do Gold Coast United com Severino, autor do gol da vitória


  E o inesperado, mais uma vez, aconteceu na vida dos "Leões": com um futebol irreconhecível, o Roar não foi páreo para o Gold Coast United durante toda a partida, merecendo a derrota sofrida aos 43 minutos do segundo tempo, quando Daniel Severino converteu o pênalti que deu a terceira vitória na A-League ao GCU. Para ser ter uma ideia da superioridade da equipe de Skilled Park, os locais remataram 15 vezes em direção ao gol de Theoklitos, contra apenas 7 disparos dos atuais campeões da A-League.


  Confira a classificação da A-League:
  
Pos.
Equipe
P
J
V
E
D
GM
GS
1
Central Coast
26
2
Melbourne Heart
21
3
Brisbane Roar
20
4
Sydney FC
19
5
Wellington Phoenix
18
6
Melbourne Victory
15
7
Perth Glory
13
8
Newcastle Jets
13
9
Gold Coast
12
10
Adelaide United
11

Nenhum comentário:

Postar um comentário