terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Waitakere vence e encaminha vaga no Grupo A da O-League; Tefana consegue primeiro triunfo

  Por João Victor Gonçalves


  No último final de semana, mais dois jogos foram disputados pelo Grupo A da OFC Champions League, mais conhecida como O-League, a principal competição interclubes da Oceania. Em um dos duelos, o Waitakere United venceu fora de casa e, mantendo seus 100% de aproveitamento, praticamente encaminhou sua vaga para a grande decisão; já no outro, os taitianos do Tefana conseguiram uma vitória em grande estilo sobre o Ba e facilitaram ainda mais a jornada dos neozelandeses rumo à grande decisão.


Atletas do Tefana comemoram um dos gols de sua primeira vitória na O-League 11/12


  Atuando no Estádio Louis Ganivet, em Faa'a, o Tefana partiu desde o primeiro minuto para o ataque, visando amedrontar os rivais fijianos e garantir os três pontos ainda na primeira etapa. Aos 20 minutos, um pênalti para a equipe amarela foi convertido por Tetiamana Marmouyet, garantindo a festa da torcida local. Após o gol, os jogadores sentiram o baque, acusando o golpe em uma série de três cartões amarelos em menos de 7 minutos. Com os nervos à flor da pele, os "homens de preto" se tornaram presa fácil para a equipe taitiana. Ainda na primeira parte, aos 38, Roihau Degage aumentou a vantagem para a equipe de Faa'a, fazendo com que seu time fosse para o descanso com certa tranquilidade.


A equipe do Tefana já entrou pra história esse ano, ao disputar a Copa da França representando a Nova Caledônia



  O clima de relaxamento atingiu os atletas do Tefana na segunda etapa e, aos 13 minutos, o Ba chegou ao seu gol de honra, anotado por Jone Vesikula cobrando penalidade muito contestada pelos locais. Mas o gol não afetou os brios dos atletas amarelos, que estavam dispostos a conseguir a primeira vitória na competição. Aos 32, Roihau Degage, novamente, confirmou sua boa atuação e fez o segundo para o campeão taitiano.


Detalhe da cabeçada de Tauffa Neuffer, do AS Tefana


  Para terminar uma de suas melhores atuações em competições internacionais, o AS Tefana chegou ao quatro gol por intermédio de Axel Williams. Apesar da vitória, a equipe ocupa a 2ª colocação da chave, com apenas 4 pontos ganhos, e terá de vencer seus próximos compromissos para garantir uma inédita vaga na grande decisão da O-League. Ao Ba resta tentar pontuar na Nova Caledônia contra o Mont-Dore e conseguir vitórias nos seus próximos duelos em Fiji, contra Waitakere e Tefana.


Confira os gols da vitória do Tefana sobre o Ba por 4-1


  Com a vitória do Tefana, o Waitakere necessitava apenas de uma vitória para isolar-se ainda mais na liderança do Grupo, abrindo uma margem de 5 pontos para o vice-líder taitiano. Mas o desafio dos campeões neozelandeses não seria fácil: a missão era bater o Mont-Dore, campeão caledoniano, atuando no Estádio Numa Daly, em Nouméa.


De Vries e Krishna: a dupla dinâmica do ataque do Waitakere United. Foto: ASB Premiership


  O técnico inglês Neil Emblen escalou seus melhores atletas visando manter a campanha vitoriosa nesta O-League. No comando do Waitakere, Allan Pearce, Roy Krishna e o capitão Jason Butler tinham a missão de superar a forte marcação dos atletas "cagous", além do calor de mais de 30° da capital caledoniana.


A vitória agradou o técnico e ex-jogador da equipe, Neil Emblen. Foto: NZ Herald


  A blitz ofensiva dos alvirrubros nos primeiros minutos não surtiu muito resultado, com o Mont-Dore levando perigo nas jogadas de contra-golpe. Mas aos 39 minutos, a zaga doriana perdeu a bola, dando a chance para Martin Bullock cruzar na cabeça de Chris Bale, que não perdoou e pôs os campeões neozelandeses à frente do marcador.


Tim Myers (vermelho) domina bola para o Waitakere, minutos antes de ser expulso


  No segundo tempo, a equipe local tentou buscar o gol de empate de todas as maneiras possíveis, abrindo muitas possibilidades para o Waitakere liquidar a fatura. Mas o forte desgaste físico dos neozelandeses com a primavera caledoniana e a expulsão de Tim Myers aos 13 minutos fez com que os "kiwis" se preocupassem mais em se defender e garantir o resultado. 


Bale foi o autor do gol que deu ao Waitakere a 3ª vitória nesta O-League. Foto: NZ Herald


  Seguindo essa tônica, a partida se encaminhou ao seu final com o placar de 1-0 favorável aos comandados de Neil Emblen, que mantém-se na liderança do Grupo A com 9 pontos, precisando apenas de uma vitória no duelo contra o Tefana, em Faa'a, para se classificar. Já o Mont-Dore está eliminado, com apenas um ponto ganho, tendo como objetivo nas próximas partidas a conquista de sua primeira vitória na história da O-League, competição da qual participa pela segunda vez.


  Confira a Classificação do Grupo A da O-League:

Grupo A            J      V   E   D    GP  GC SG   PG
Waitakere United
3
3
0
0
15
0
15
9
AS Tefana
3
1
1
1
5
12
-7
4
Ba
3
1
0
2
3
9
-6
3
AS Mont-Dore
3
0
1
2
2
4
-2
1


  Fonte das outras imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário