segunda-feira, 5 de março de 2012

"All Whites" são surpreendidos e iniciam 2012 com derrota ante "Reggae Boys"

  Por Rodrigo Augusto


  A Seleção da Nova Zelândia, enfim, estreou na temporada 2012, realizando seu primeiro amistoso visando à disputa da Copa das Nações da OFC. O teste inicial do ano foi contra a Jamaica, mas, apesar dos esforços dos “All Whites”, o resultado não foi bom.

"Reggae Boys" surpreenderam neozelandeses e bateram rivais em pleno Mt. Smart Stadium. Foto: Federação Jamaicana

  A partida aconteceu na cidade de Auckland, e 15.000 pessoas acompanharam o duelo no Mt. Smart Stadium, público excelente para os padrões do futebol oceânico. Completando a festa do “esporte rei” na Oceania, o Taiti também marcou presença, enviando o árbitro do encontro: Norbert Hauata.

Omar Cummings (Jamaica) dribla Tony Lochhead (Nova Zelândia). Foto: Sport.uk

  A partida começou bem para os “All Whites”, que dominaram os primeiros minutos, aproveitando as jogadas de bola parada e as disputas corpo a corpo. Durante o duelo, o técnico Ricki Herbert aproveitou para testar garotos das seleções de base, como Marco Rojas, Barbarouses e Basalaj, arqueiro da Seleção Olímpica, que ficou no banco de reservas.

Jermaine Taylor (Jamaica) consegue completar passe apesar de forte marcação neozelandesa. Foto: Getty Images

  Apesar dos esforços dos locais, quem saiu na frente foi a Jamaica: aos 39 minutos Xavian Virgo aproveitou falha da defensiva neozelandesa para abrir o placar para os caribenhos, calando a torcida de Auckland. Na etapa final, a situação piorou para o quadro da Oceania, já que, aos oito da etapa, Tremaine Stewart anotou o segundo para os “Reggae Boys”, deixando transparente nos rostos dos fanáticos neozelandeses a preocupação pelo resultado da partida.

O capitão Nelsen (esquerda) não teve uma boa atuação contra os caribenhos. Foto: TVNZ

  Necessitando de gols, os “kiwis” foram mais ousados, deixando de lado a defesa e partindo para o ataque sem maiores preocupações com a retaguarda. Neste embalo, Chris Wood, que atua na Championship, 2ª Divisão do Futebol Inglês, descontou, reacendendo a esperança de vitória para o quadro oceânico.

Chris Wood (18) comemora gol recebendo abraço de Barbarouses. Foto: Federação Neozelandesa

  Com o tento neozelandês, o jogo ganhou em emoção e velocidade, já que os contra-ataques rápidos permitiam a qualquer equipe chegar ao gol. Neste aspecto, os jamaicanos mostraram maior consistência, dando o golpe de misericórdia nos “kiwis” com Navion Boyd, aos 22 minutos. A dois minutos do fim, Chris Killen, jogador de destaque do Shenzhen Ruby-CHN, descontou. Mas o tempo já era escasso e a segurança fornecida pela defensiva jamaicana não permitiram que o placar fosse alterado.

Assista os gols da vitória da Jamaica contra a Nova Zelândia

  O que se pode avaliar deste primeiro jogo do ano dos “All Whites” é que a falta de entrosamento devido ao pequeno número de amistoso foi visível no lado dos neozelandeses. A equipe mostrou vontade, mas também inocência em lances primários. O capitão Ryan Nelsen, do Tottenham Hotspur, não mostrou o comando e vibração normalmente típicos nos jogos dos “kiwis”. A esperança é que a partida sirva como alerta para Ricki Herbert, que necessitária de um esquema tático mais consistente caso queira confirmar a esperada superioridade da Nova Zelândia em relação às outras seleções continentais na Copa das Nações da OFC.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Foi até uma derrota aceitável dos All Whites que jogaram todos de preto.

    ResponderExcluir
  3. Sim. Mas a partida já serve pra ligar o "sinal de alerta" para os comandados de Ricki Herbert!

    ResponderExcluir