terça-feira, 20 de março de 2012

É Campeão! Nauti confirma favoritismo e fatura a NPF pela sexta vez consecutiva.

  Por Carlos Santos e João Victor Gonçalves


  Após sete rodadas foi conhecido o campeão da Liga Nacional Tuvaluana, a National Provident Fund Championship League (NPF) foi conhecido: com 16 pontos em 7 jogos, os "tubarões" do Nauti Sharks confirmaram seu favoritismo e asseguraram mais um título para sua galeria. Trata-se da sexta conquista da competição consecutiva por parte do quadro da capital, a sétima na história dos alvirrubros, que já haviam levantado o troféu máximo do futebol tuvaluano em 2005, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011.


Receber medalhas douradas já se tornou rotina para os atletas do Nauti


  A duas rodadas do fim da competição, o Nauti contou com o empate no confronto entre Manu Laeva e Tofaga (1-1), rivais diretos pela taça, para se distanciar na ponta da tabela. A vitória ante o Nanumaga (3-2) deu aos alvirrubros a vantagem do empate na 7ª e última rodada para assegurarem o hexacampeonato.


"Tubarões" já haviam ficado com a taça em 2011 (foto)


  No jogo mais aguardado de 2012, o bom público que compareceu ao Tuvalu Sports Ground viu os alvirrubros administrarem a vantagem obtida nas rodadas anteriores, segurando o 1-1 ante o Manu Laeva e comemorando sua soberania no futebol de Tuvalu. Com o baixo aproveitamento de pontos de Tofaga e Manu Laeva, o vice-campeonato ficou com o Tamanuku, premiando a bela campanha dos alvinegros. Nas últimas rodadas, o quadro de Nukufetau bateu o Niutao (3-1) e o Lakena United (3-1). Manu Laeva e Tofaga completam as quatro primeiras posições, provando ao povo tuvaluano que poderão garantir alguma taça nesta temporada.


O Nauti é um dos times mais tradicionais do futebol tuvaluano, como comprova esta foto de um dos times pioneiros dos tubarões, datada de 1985


  Para completar a festa da torcida alvirrubra, a equipe B do Nauti faturou o título da Divisão de Reservas, também conhecida como Segunda Divisão ou Divisão B. Com a conquista de mais uma taça da 1ª Divisão, o Nauti aumenta sua vantagem sobre os rivais no número de títulos: com 7, os tubarões possuem quatro e cinco conquistas de vantagem sobre Niutao e Manu Laeva, respectivamente, outros ganhadores da NPF. Completam o palmarés dos "tubarões" quatro Copas da Independência (1988, 1999, 2008 e 2009), duas Copas NBT (2009 e 2010) e uma Copa dos Campeões (2008).


  Confira a classificação final da 1ª Divisão da NPF:
  

Um comentário: