terça-feira, 13 de março de 2012

Team Wellington goleia e garante última vaga das semifinais da ASB Premiership

  Por João Victor Gonçalves


  Sem surpresas. Assim podem ser definidas as semifinais da ASB Premiership. Os quatro times de maior tradição no cenário neozelandês, Auckland City, Canterbury United, Waitakere United e Team Wellington garantiram suas vagas à fase de Play-offs da liga sem maiores dificuldades. O último a conseguir esse feito, o Team Wellington, "carimbou seu passaporte" com uma bela goleada, encerrando o sonho de classificação do Hawke's Bay United.


Suele Soromon (verde, 9) tenta conectar jogada ofensiva do YoungHeart


  Jogando no Memorial Park, em Palmerston North, o Team Wellington tinha na própria ansiedade o maior adversário. Enfrentando o lanterna YoungHeart Manawatu, o quadro capitalino dependia apenas de uma vitória simples para selar a classificação, mas a falta de experiência dos atletas era vista como o principal empecilho para a realização de tal. Todavia, os garotos auri-negros não se intimidaram ante o adversário e, logo aos 11 minutos, Fa'arodo abriu o placar para os visitantes.


Na rodada anterior, o Team Wellington havia dado um importante passo rumo às semifinais ao segurar o empate contra o Canterbury. Veja os melhores momentos


  Com 1-0 no placar, a equipe de Wellington se soltou e conseguiu aumentar a vantagem antes do intervalo, por intermédio de Luke Rowe. Aproveitando o desgaste físico do adversário e explorando a qualidade de seus jogadores, o Team Welly chegou a mais quatro gols antes do apito final: Dakota Lucas aos 6 minutos, Patrick Fleeming aos 16, Louis Fenton aos 21 e Dominic Rowe aos 40 deixaram suas marcas e sacramentaram o score na etapa complementar. Os três pontos levam os auri-negros aos 24 pontos, 4 a mais que o Hawke's Bay United, sendo que só resta uma partida às equipes nesta fase inicial da ASB Premiership, o que garantiu matematicamente a vaga do Wellington.


Hamish Watson (Hawke's Bay United) mostra raça ao seguir no lance, evitando a intervenção do marcador


  Brigando pela vaga até a penúltima rodada, o Hawke's Bay United fez sua parte e bateu o Waikato por 3-2. Contando com o apoio de um bom público de 420 torcedores em Napier, os alvinegros partiram pra cima dos tricolores e chegaram ao primeiro gol aos 21 minutos, anotado por Danny Wilson. Todavia, o poder de reação da equipe de Waikato foi rápido: dois minutos depois, Jesse Edge deixou Mohammed Awad na cara de de Gillespie, relegando ao zagueiro a simples missão de completar para o fundo das redes, determinando o empate. Aproveitando as brechas do sistema defensivo rival, já que os "kiwis" se expunham frequentemente ao ataque, os visitantes chegaram à virada antes do intervalo, com o gol de Tyler Boyd.


Apesar da eliminação, o treinador Chris Greatholder destacou a importância da presença da torcida nas partidas do Hawke's Bay United


  Dado o resultado do confronto em Palmerston North, restava aos alvinegros a chance de presentear sua torcida com uma vitória. Tendo isso em mente, os comandados de Chris Greatholder partiram pra cima de seus rivais com o máximo de suas forças, e obtiveram seus objetivos com gols de Sam Margetts e Dale Higham, estabelecendo a segunda e definitiva virada no marcador. Com 19 pontos e a 5ª posição garantida, o Hawke's Bay United deixa a impressão de que pode cobiçar uma vaga nas semifinais na próxima temporada; já o Waikato, vice-lanterna, com 8 unidades, terá na ascensão de posições um objetivo mais próximo que a qualificação na ASB Premiership 2012/13.


De Vries (Waitakere, branco) disputa bola com Joe Murray (Canterbury)


  No jogo envolvendo os "grandes" nessa rodada, o Canterbury United não tomou conhecimento do Waitakere United e bateu os alvirrubros por 2-1, jogando fora de casa. Em um começo de jogo movimentado, o artilheiro Ryan de Vries abriu o placar para os mandantes logo aos 4 minutos, aproveitando assistência "açucarada" de Roy Krishna. Estável em campo, o time de Christchurch não se abateu e chegou ao empate três minutos depois, graças ao oportunismo do bom Aaron Clapham.


Slefendorfas (9) comemora gol da virada do Canterbury ao lado de seus companheiros. Foto: Stuff


  Na etapa final, os nervos dos atletas do Waitakere mostraram-se à flor da pele e, em um prazo de 11 minutos, o quadro de Auckland teve dois atletas expulsos: o primeiro foi McKenzie, que recebou o segundo cartão amarelo aos 7 minutos; posteriormente, Matt Cuneen também foi "agraciado" pelo árbitro Nick Waldron com o segundo cartão e a ida para o vestiário mais cedo. Com dois homens a mais em campo, os "dragões" não tiveram dificuldade para conquistar a vitória: aos 30, Slefendorfas completou após bela jogada de Yamamoto, garantindo três pontos que garantem aos rubro-negros a vice-liderança da ASB Premiership, com 28 pontos. O Waitakere vem logo atrás, com 24.


Dickinson (Auckland, branco) tenta driblar atleta do Otago United


  Fechando a rodada, o Auckland City não encontrou dificuldades para garantir sua 11ª vitória e manter a invencibilidade na ASB Premiership. Jogando em Dunedin, os atuais campeões da Oceania construíram mais um triunfo com uma bela atuação de seus atletas latinos. Corrales, Exposito e Berlanga, com um tento cada, anotaram para o quadro de Auckland, enquanto James Govan descontou para o Otago United. Garantido no 1º posto e levando a vantagem de decidir em casa nas semifinais, o City soma impressionantes 35 pontos em 13 jogos; por outro lado, o Otago ocupa a modesta 6ª posição, com apenas 10 pontos ganhos.


  Confira a classificação da ASB Premiership:



TIMEJVEDGPGCSGPG
Auckland City13112042103235
Canterbury United1391337112628
Waitakere United1380538162224
Team Wellington1372430171323
Hawke's Bay United136162732-519
Otago United133191234-2210
Waikato FC132291436-228
YoungHeart Manawatu1303101155-443

  Fonte das Imagens: Site Oficial da ASB Premiership

Um comentário: