sexta-feira, 9 de março de 2012

Assista os gols dos jogos decisivos do Pré-Olímpico Feminino da Oceania!

  Por João Victor Gonçalves


  A seleção papuásia confirmou seu favoritismo e faturou a vaga para o duelo decisivo do Pré-Olímpico da Oceania, no qual enfrentará a Nova Zelândia na busca pelo "sonho londrino". Em sua campanha vitoriosa, quatro vitórias em quatro jogos. No duelo final, a vitória sobre Tonga possui um caráter mais simbólico do que prático, dada a superioridade das meninas de Port Moresby. Abaixo, trazemos um resumo dos duelos que definiram o pódio e os gols que agitaram os últimos jogos no Loto-Tonga Centre.


Veja os gols da Final do Pré-Olímpico Feminino da Oceania


  Jogando pelo empate para ficar com o título, a seleção papuásia se deu ao luxo de segurar as tonganesas em todo o primeiro tempo da final. Apoiadas por sua torcida, as "damas de vermelho" tentaram chegar ao gol de Bunaga através das jogadas da artilheira Feke. Do outro lado, Gerota, Salaiau e Honeakii davam segurança defensiva às atuais campeãs do Pacífico. Nos últimos minutos da etapa inicial, a Papua Nova Guiné teve grande chance de abrir o placar, quando Va'enuku pôs a mão na bola, trocando o gol das visitantes e sua participação no jogo, já que foi expulsa, por uma penalidade. Na cobrança, Siniu bateu no canto, e a arqueira Likiliki mostrou toda sua elasticidade ao saltar e espalmar o esférico, mantendo o 0-0 até o intervalo.


Eis o quadro da Papua Nova Guiné, campeão da 1ª Fase do Pré-Olímpico com: (em pé, esquerda para a direita) Muta, Honeakii, Rama, Limbai e Kenatsi; (agachadas) Salaiau, Siniu (c), Bunaga (G), Morris e Winas.


  Mostrando melhor preparo físico, a seleção da Papua Nova Guiné voltou para a etapa complementar disposta a encerrar sua participação com uma vitória. E conseguiu seu objetivo em um intervalo de apenas dois minutos: aos dois, Limbai dá assistência "açucarada" à Rama, que só tem o trabalho de bater a arqueira Likiliki para anotar o primeiro tento da equipe amarela; aos quatro, Barbara Muta apareceu livre e só escorou o cruzamento de Limbai para o fundo das redes tonganesas. Com uma jogadora a menos, Tonga não teve forças para reagir e viu o sonho de chegar às Olimpíadas ficar para os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.


Em um jogo muito movimentado, as "yellow girls" (que jogaram de cinza) conseguiram sua vitória no Pré-Olímpico da Oceania. Assista os melhores momentos


  Um pouco antes da Final, a decisão de 3º lugar possibilitou a Samoa e Vanuatu encerrarem suas campanhas de maneira honrosa. Durante os 90 minutos, as "yellow girls" surpreenderam e, apesar de não ter pontuado nas três primeiras rodadas, conseguiram uma bela vitória sobre o quadro samoano. Com gols de Elodie Samuel e Leisale Solomon, ainda no primeiro tempo, a equipe vanuatuana conquistou um triunfo que, embora pareça insignificante sob o olhar dos mais críticos, representa muito para um pequeno país no qual o futebol feminino ainda "engatinha" em termos de desenvolvimento e incentivo.


Londres é o limite para o sonho das meninas papuásias


  Sonhando com a vaga em Londres, as meninas da Papua Nova Guiné enfrentam a Nova Zelândia em jogos de ida e volta, marcados para os dias 31 de Março e 4 de Abril. Até lá, tanto as "Ferns" quanto as "Rainhas do Pacífico" poderão aperfeiçoar seus esquemas táticos e adquirir entrosamento para brindar suas torcidas com um espetáculo digno do esporte mais popular da Terra.


  Fonte das Imagens: OFC

Um comentário:

  1. Excelentes vídeos. Torço muito para que Papua Nova Guiné bata a Nova Zelândia.

    ResponderExcluir