domingo, 18 de março de 2012

Vanuatu e Fiji estão classificados às semifinais com uma rodada de antecedência

  Por João Victor Gonçalves


  O Pré-Olímpico da Oceania já conhece seus dois primeiros qualificados às semifinais. Fiji e Vanuatu fizeram uma campanha impecável no Grupo A, conseguindo duas vitórias nos seus dois primeiros jogos. Os fijianos confirmaram a classificação com uma vitória sobre a frágil seleção da Samoa Americana; já Vanuatu, quebrando todos os prognósticos, bateu a favorita seleção salomônica e mantém vivas as chances de representar o futebol da Oceania em Londres.


Salauneune (direita) comemora gol fijiano contra a Samoa Americana


  No primeiro jogo desse sábado em Taupo, cidade localizada no nordeste neozelandês, o quadro Fijiano não encontrou dificuldades para golear a seleção da Samoa Americana. Logo aos 12 minutos de jogo, Salauneune recebeu bola longa de Watkins e só teve o trabalho de transpor o arqueiro Tupua para abrir o placar. A facilidade encontrada na partida pela seleção fijiana fez com que os alvinegros se desinteressassem pelo jogo, permitindo à Samoa Americana certo domínio de bola. Tal situação, aliada a um melhor posicionamento da defensiva samoana, contribuiu para a manutenção do placar de 1-0 até o final da primeira etapa.


Draunibaka (15, branco) aperta marcação sobre atleta da Samoa Americana


  Notando a importância de um placar elástico para uma decisão de posição nos critérios de desempate, os fijianos foram para o ataque após o intervalo e, em um prazo de 9 minutos, conseguiram 4 gols, anotados por Draunibaka (2) e Naqeleca (2). Aproveitando a posse de bola após a saída de bola originada no quinto gol fijiano, Samoa Americana chegou ao seu gol de honra, num lance de sorte de Tualaulelei, que contou com o quique da bola para enganar o arqueiro Mateisuva.


Atletas samoanos comemoram o único gol de sua seleção, até agora, no Pré-Olímpico


  O gol samoano parece ter mexido com os brios de Fiji, que partiu para o ataque nos minutos restantes e obteve mais dois gols: o sexto veio por intermédio de Drudru, que havia entrado na partida na etapa complementar; o sétimo mostrou o poder coletivo de Fiji e a boa atuação de seus principais jogadores: após forte chute do capitão Naqeleca, Watkins apareceu livre para deixar sua marca e liquidar a fatura. Com a vitória, Fiji alcançou os 6 pontos e só dependia de uma vitória vanuatuana contra as Ilhas Salomão para carimbar a vaga às semifinais.


Tualauleilei (10) tenta levar a Samoa Americana ao campo de ataque


  E a vitória dos "Yellow Boys", de maneira surpreendente, veio! Muitos não acreditavam numa vitória do quadro vanuatuano contra as Ilhas Salomão: o triunfo contra a Samoa Americana mostrou muito mais a fragilidade do adversário do que qualquer evolução da seleção de Vanuatu, além de o adversário da última tarde possuir maior tradição e melhores resultados no cenário oceânico. Todavia, Kaltack, Namatak, Tasso e cia. mostraram à Oceania a evolução do futebol vanuatuano nos últimos anos, garantindo a classificação de sua nação às semifinais.


Roddy Lenga (7, Vanuatu) se concentra antes de dominar a bola


  Assim como havia feito no duelo contra Fiji, a seleção salomônica partiu pra cima nos primeiros minutos, exigindo boas intervenções do goleiro Iaruel. Porém, a falta de entrosamento e pontaria dos "Bonitos", reunidos às pressas para a disputa para a competição, pesou, o que levou o sistema defensivo vanuatuano a neutralizar as principais jogadas ofensivas dos auri-verdes. Equilibrando o duelo, Vanuatu criou algumas chances antes do intervalo, mas o primeiro tempo foi encerrado com a contagem em branco.


Jogadores salomônicos se unem em corrente visando reverter o resultado negativo ante Vanuatu


  Na segunda etapa, a tônica da primeira parte se repetiu: as Ilhas Salomão partiam pro setor ofensivo e atacavam com maior ofensividade durante os minutos iniciais, mas não conseguiam obter seus objetivos. Dessa vez, porém, a resposta de Vanuatu foi rápida e fatal: aos 11, confirmando sua estrela, Jean Kaltack, que havia entrado a cinco minutos, apareceu na cara de Silas Seda e só teve o trabalho de completar para as redes, fazendo o gol da classificação dos "Yellow Boys" (que atuaram com o uniforme reserva, verde, nesta partida).


Jean Kaltack (11) comemora gol da classificação vanuatuana


  Visando segurar o placar, Vanuatu se resguardou no campo defensivo, esperando os ataques salomônicos e explorando os contra-golpes. Tais jogadas vanuatuanas quase proporcionaram outros gols, mas Silas Seda, em ótimas defesas, evitou um placar desfavorável mais elástico. Nos últimos minutos, a partida se converteu em um jogo desinteressante, com o desgaste físico dos salomônicos impedindo quaisquer atitudes mais ousadas em relação ao empate. Ao apito final do taitiano Kaider Zitouni, os meninos de Vanuatu não esconderam sua felicidade, deixando ao público presente no Owen Delany Park a certeza de que poderão ser uma agradável surpresa nos Jogos de Londres.


Confira os melhores momentos do jogo que valeu a Vanuatu a classificação às semifinais


  Na última rodada, a ser disputada na próxima segunda, Vanuatu e Fiji duelam pela primeira posição do grupo, com os "Yellow Boys" jogando pelo empate para garantir o posto que atualmente ocupam; já Ilhas Salomão e Samoa Americana se despedem da competição em uma partida válida apenas por seu aspecto moral.


  Confira a classificação do Grupo A do Pré-Olímpico da OFC:
  
Equipe
Vanuatu
GP
9
GC
0
SG
9
PG
6
Fiji
9
1
8
6
Ilhas Salomão
0
3
-3
0
Samoa Americana
1
15
-14
0

  Fonte das Imagens: OFC

2 comentários:

  1. Por quê o blog só está falando do grupo A das Eliminatórias das Olimpíadas e não está falando do grupo da Nova Zelândia?

    ResponderExcluir
  2. Nosso correspondente Rodrigo Augusto acabou de postar a matéria sobre o Grupo da Nova Zelândia, com os gols das partidas. Esperamos dois jogos para poder fazer uma abordagem mais completa. Abraços e obrigado pela participação!

    ResponderExcluir