quinta-feira, 22 de março de 2012

Fiji vence Vanuatu e fica com primeira colocação do Grupo A; "Bonitos" e "All Whites" massacram adversários

  Por João Victor Gonçalves


  A última rodada de jogos pela Fase Qualificatória do Pré-Olímpico da Oceania foi marcada pelas goleadas. Ilhas Salomão e Nova Zelândia não deram chances a seus adversários e aplicaram os placares mais elásticos do certame até aqui. Todavia, o desfecho das vitórias das seleções foi bem diferente: enquanto os "All Whites" seguem firme rumo à vaga em Londres, os "Bonitos" voltaram para casa mais cedo. No outro jogo da jornada, Fiji conseguiu comprovar sua tradição e, num duelo muito equilibrado, venceu Vanuatu, ficando com a 1ª colocação do Grupo A.


Jogadores da Samoa Americana comemoram gol inaugural do duelo contra as Ilhas Salomão


  No jogo de abertura da rodada tripla no Owen Delany Park, Ilhas Salomão e Samoa Americana fizeram seu jogo de despedida do Pré-Olímpico. Sem chances de classificação, as duas equipes tinham a vitória como principal meta, visando alcançar um terceiro posto honroso dentro do Grupo A. Nos primeiros minutos, para perplexidade do público presente em Taupo, a seleção da Samoa Americana dominou as ações, chegando a abrir o placar logo aos 5 minutos, com Shalom Luani completando cobrança de escanteio.


Arqueiro Satila Tupua, da Samoa Americana, realiza movimento acrobático na ânsia de evitar outro gol das Ilhas Salomão


  A possibilidade do vexame de uma derrota ante uma das seleções mais fracas do mundo fez os jogadores das Ilhas Salomão partirem pro ataque. Em um prazo de 12 minutos, os "Bonitos" conseguiram a virada e abriram vantagem no marcador, graças ao hat-trick de Ian Paia. Os gols sofridos abalaram ainda mais o frágil ânimo dos samoanos, que voltaram completamente desmotivados para a etapa complementar, o que abriu caminho para uma goleada histórica dos salomônicos.


Disputa de bola envolvendo avante salomônico e arqueiro da Samoa Americana


  Em um prazo de 45 minutos, o quadro das Ilhas Salomão balançou as redes samoanas em 13 oportunidades. Ian Paia anotou mais três tentos, chegando à marca de seis na partida; Mica'h Lea'alafa também obteve sua tripleta. Completaram a contagem, Donga, Teleda, Tafoa, Kakate (2) e Doiwale. Além da terceira posição, a vitória por 16-1 deu às Ilhas Salomão o título de placar mais elástico da competição, que deve ser mantido até o término do Pré-Olímpico, dada à inferioridade técnica da seleção samoana em relação às restantes, que não apresentam tamanha disparidade entre si.


Rawaqa (Fiji, 9) se esforça todo para alcançar a bola


  No outro duelo da chave, Fiji assegurou o primeiro posto e duelo contra Papua Nova Guiné nas semifinais com uma vitória ante o quadro vanuatuano. Confirmando as expectativas, as seleções apresentaram um futebol de elevado nível técnico, com o equilíbrio permeando as ações ofensivas e as jogadas de meio de campo. Com jogadores mais experientes e uma defesa mais consistente, Fiji abriu 2-0 de vantagem ainda na primeira etapa, com gols de Naqeleca e Sahib.


Confira os gols da vitória de Fiji contra Vanuatu

  Na etapa complementar, Vanuatu voltou disposto a obter o resultado de empate, pressionando o quadro alvinegro. Apesar das entradas de Raura e Valebalavu, os "Yellow Boys" só conseguiram chegar uma vez ao seu objetivo, aos 17 minutos, com Jean Kaltack. Nos últimos minutos, o desgaste físico originado pela sequência de jogos afetou as duas seleções, fazendo com o que o ritmo da partida diminuísse e o placar de 2-1 fosse mantido. Com a vitória, Fiji ostenta a melhor campanha do torneio, com 100% de aproveitamento. Já Vanuatu, com a derrota, terá pela frente a forte seleção da Nova Zelândia nas semifinais, que promete ser o grande desafio de Kaltack e cia. nesta competição.


Galbraith (8) comemora seu segundo gol na goleada neozelandesa sobre Tonga


  Os "All Whites" conseguiram sua classificação com uma impiedosa goleada sobre Tonga. Buscando convencer sua torcida do favoritismo na competição, a seleção neozelandesa encontrou certa dificuldade para superar a retranca tonganesa nos primeiros minutos, mas conseguiu construir uma vantagem de 3-0 antes do intervalo, gols de Greg Draper, Jason Hicks e Daniel Saric.


Adam Thomas (18, Nova Zelândia) se prepara para afastar bola


  Na segunda etapa, a força do conjunto anfitrião prevaleceu: sete gols foram anotados pelos "Kiwis", com Louis Fenton, Ethan Galbraith e Sean Lovemore deixando suas marcas duas vezes cada. James Musa completou o placar para os donos da casa. Apesar da fragilidade da representação tonganesa, o triunfo serve de motivação para o jovem time reunido pelo experiente comandante da seleção principal, Neil Emblen, que espera contar com um apoio massivo da torcida em Taupo nas próximas rodadas para alcançar a tão almejada classificação olímpica.


  Confira a classificação final da 1ª Fase do Pré-Olímpico:
  
Grupo A  
Equipe
Fiji
J
3
GP
11
GC
2
SG
9
P
9
Vanuatu
3
10
2
8
6
Ilhas Salomão
3
16
4
12
3
Samoa Americana
3
2
31
-29
0

Grupo B
Equipe
Nova Zelândia
J
2
GP
11
GC
0
SG
11
P
6
Papua Nova Guiné
2
3
1
2
3
Tonga
2
0
13
-13
0
  Fonte das Imagens: OFC

Um comentário:

  1. Seja qual seleção seleção da Nova Zelândia, seja de base ou feminina. Esta é a maior goleada dos All Whites em 2012, por enquanto.

    ResponderExcluir