sexta-feira, 2 de março de 2012

Goleadas marcam início do Pré-Olímpico Feminino

  Por João Victor Gonçalves


  Começou a luta de cinco países da Oceania por uma vaga no Futebol Feminino das Olimpíadas de Londres. Vanuatu, Tonga, Papua Nova Guiné, Samoa e Nova Zelândia prometem brigar ardorosamente pelo passaporte rumo à Inglaterra. Desses selecionados, os quatro primeiros iniciaram nesta semana a disputa da Fase Preliminar da competição, realizada no Loto-Tonga Centre, em Tonga, da qual sairá as adversárias das "ferns" no duelo decisivo rumo aos Jogos.


Disputa de bola no duelo entre Tonga (vermelho) e Vanuatu (amarelo)


  No primeiro compromisso do certame, as anfitriãs tiveram pela frente a seleção de Vanuatu, num dos duelos mais esperados dessa Fase Inicial. As "yellow girls" queriam mostrar que a evolução do futebol no país também surtiu efeito no selecionado feminino. Já a tradicional equipe tonganesa levou consigo toda a tradição de uma das melhores seleções do Pacífico na modalidade e, com o apoio de sua torcida, não esperava outro resultado que não fosse a vitória.


Vontade e disposição por parte das atletas foram a tônica da partida entre Tonga e Vanuatu


  E ela veio, com certa tranquilidade. Superiores física e taticamente, as "damas de vermelho" levaram para o intervalo uma vantagem de 2-0, construída graças aos gols de Piuingi Felke e Salome Va'enuku. Na etapa complementar, Felke confirmou seu faro de artilheira e, frente a frente com a arqueira Olivia David, anotou seu segundo tento na partida, o terceiro das tonganesas. Completando a contagem das locais, Mu'amoholeva e novamente Felke, que selou seu hat-trick, anotaram o 5-0 no marcador. Aproveitando certo relaxamento do quadro local, Serah Thompson e Joella Avock descontaram para a seleção de Vanuatu, mas não foi nada que pudesse apagar o brilho de uma estreia com o pé-direito das donas da casa.


Assista os gols da vitória das donas da casa sobre Vanuatu


  Tonga foi a campo, sob comando de Lui Muavesi, com: 1. Lupe LIKILIKI (G) (c), 2. Sofia FILO, 3. Buccilea ONGOLEA, 4. Eseta VI, 5. Laite SI'I MANU, 6. Mele SOAKAI, 8. Salome VA'ENUKU, 9. Kiana MU'AMOHOLEVA, 10. Piuingi FEKE, 12. Koni VUNGAMOEAHI, 19. Sala VEAMATAHAU. Já a seleção de Vanuatu, treinada por Florian Sam, jogou com: 1. Olivia DAVID (G), 3. Audrey GEORGE, 4. Sergine POIDA, 5. Jeanine ALATOA, 6. Elodie SAMUEL (c), 8. Sylvie GIDEON, 9. Fina ANGELO, 11. Serah THOMPSON, 12. Leisale SOLOMON, 17. Joella AVOCK, 18. Fiona NATOU.


Bola balança as redes da goleira David (Vanuatu) no gol de Feke (10) para Tonga


  No outro jogo da rodada, Papua Nova Guiné não teve dificuldades para golear a Samoa por 7-2. Com uma blitz ofensiva impressionante, as papuásias abriram 2-0 logo nos primeiros minutos, com gols de Fatima Rama e Linah Honeakii. Samoa chegou a descontar logo em seguida, na sua primeira descida ao ataque, com Lanuola Mulipola. Mas as atuais campeãs do Pacífico voltaram a mostrar seu bom futebol e, antes do intervalo, anotaram mais dois tentos, com Honeakii e Morris.


Confira os gols da goleada papuásia sobre as meninas da Samoa


  Após o intervalo, as samoanas conseguiram segurar a seleção da Papua até os 40 minutos, chegando, inclusive, a descontar com Leuta. Mas nos cinco minutos finais, a falta de preparo físico da equipe azul falou mais alto e, aproveitando a condição das rivais, Winas e Birum, duas vezes, completaram o placar para a equipe papuásia. A vitória coloca as "Rainhas do Pacífico" momentaneamente na liderança da chave, credenciando o quadro de Port Moresby ao favoritismo rumo à disputa da vaga olímpia ante as neozelandesas.


Winas (Papua Nova Guiné, vermelho) é mais rápida que atleta samoana e consegue ficar com a bola


  A equipe papuásia foi a campo com: 20. Linda BUNAGA (G), 2. Aida GEROTA, 3. Kathrina SALAIAU, 4. Linah HONEAKII, 8. Esther KENATSI, 10. Barbra MUTA, 13. Daisy WINAS, 15. Deslyne SINIU (c), 17. Rumona MORRIS, 18. Zeen LIMBAI, 19. Fatima RAMA. Já Samoa jogou com: 1. Marielene PAPALII (G), 2. Tanya BRUCE, 3. Avondale SASI, 4. Henifa BRYCE, 5. Lanuola MULIPOLA, 6. Rosemary ALAUNI, 7. Aniulagi MULIPOLA, 10. Tamasailau LEUTA, 12. Sa FAAPUSI, 13. Lelaua LAUPEPA, 14. Hazel PELETI. O duelo entre as vencedoras da rodada inaugural, Papua Nova Guiné e Tonga, agitará o segundo dia de competições na capital tonganesa. Samoa e Vanuatu fazem o jogo de fundo, visando completar a competição de maneira honrosa, já que as chances de classificação são mínimas.


  Fonte das Imagens: OFC

Um comentário:

  1. Excelente estreia de Tonga e de Papua Nova Guiné. E gostaria de parabenizar a OFC por disponibilizar os gols e melhores momentos no Youtube.

    ResponderExcluir