segunda-feira, 5 de março de 2012

Papua Nova Guiné está classificada para disputa de vaga olímpica contra Nova Zelândia

  Por João Victor Gonçalves


  A seleção feminina da Nova Zelândia já conhece seu adversário na luta por uma vaga nas Olimpíadas de Londres: trata-se de Papua Nova Guiné, atual campeã do Pacífico. Com um futebol envolvente e um ataque poderoso, as papuásias não perdoaram suas rivais continentais e fecharam o Quadrangular Preliminar do Pré-Olímpico, disputado em Tonga, com 100% de aproveitamento.


Tonganesas posam para foto antes da partida contra Papua Nova Guiné


  Após estrearem com vitória na rodada inicial, Papua Nova Guiné e Tonga fizeram um duelo do qual o vencedor sairia praticamente qualificado à final do Pré-Olímpico. Sabendo disso, as anfitriãs partiram pra cima das papuásias no início da partida, tentando construir a vitória o mais rapidamente possível. Todavia, o poderio ofensivo das "damas de vermelho" logo se esgotou, com as meninas de cinza equilibrando o duelo e chegando com perigo ao ataque.


Campeãs do Pacífico, as meninas papuásias (foto) enfrentarão a Nova Zelândia por uma vaga nas Olimpíadas de Londres


  A arqueira Likiliki bem que tentou, mas não conseguiu evitar a derrota tonganesa, sacramentada em dois lances capitais: no primeiro, aos 32 minutos da etapa inicial, a capitã papuásia Deslyne Siniu teve a tranquilidade necessária para tirar o esférico do alcance da goleira alvirrubra, abrindo o placar para as visitantes. No segundo, a mesma Siniu, grande nome da partida, mostrou experiência e competência ao anotar o gol da vitória aos três minutos da etapa complementar. Daí em diante, os dois times mostraram grande desgaste físico, não tendo a resistência necessária para qualquer tentativa de alteração de placar.


Veja os gols da vitória papuásia contra as anfitriãs tonganesas


  No jogo de fundo da tarde, a seleção samoana conseguiu sua vitória no "jogo de honra" contra Vanuatu: 4-3. As "yellow girls" chegaram a abrir 3-1 no placar, com um hat-trick de Lisa Batick. Mas as garotas de azul também contavam com uma artilheira: Hazel Peleti, que assinalou os três gols que selaram a vitória samoana. Assista os gols desta partida clicando aqui.


Sorridentes samoanas posam para foto antes do duelo contra Vanuatu


  Na última rodada do qualificatório, a seleção tonganesa entrou no gramado do Loto-Tonga Centre necessitando da vitória para manter-se com chances de classificação. Visando, na pior das hipóteses, alegrar a torcida presente em 'Atele, as "damas de vermelho" fizeram um primeiro tempo impecável, mostrando um ataque consistente e uma defesa sólida, batida apenas em uma oportunidade. Com um hat-trick de Feke, dois gols de Mu'amoholeva e um de Si'i Manu, as anfitriãs construíram o placar de 6-1 antes do intervalo. A artilheira Peleti diminuiu para as meninas de azul, mas não pôde evitar a segunda derrota de sua nação em dois jogos no Pré-Olímpico.


Tonganesas celebram um dos gols na vitória por 6-1 contra a Samoa


  Apesar do placar elástico no duelo inicial, as tonganesas não puderam ficar com a vaga graças à uma atuação de gala das papuásias: evidenciando as razões que levaram à equipe ao título nos Jogos do Pacífico, as comandadas de Steven Mune não deram chances a Vanuatu, massacrando as "yellow girls" por 11-1. O grande destaque da partida foi Siniu, artilheira papuásia com seis gols. Apenas na partida contra as vanuatuanas foram quatro. Completaram o placar, Georgina Kaikas (2), Daisy Winas (2), Esther Muta, Barbara Muta e Fatima Rana. Junane Ishmael descontou para Vanuatu.


Papuásias (vermelho) não deram chances às vanuatuanas (amarelo), batendo as rivais por 11-1


  O grupo de atletas papuásias que irão duelar por uma vaga em Londres com as neozelandesas é composto por: Fidelma WATPORE (G), Aida GEROTA, Kathrina SALAIAU, Linah HONEAKII, Barbra MUTA, Esther MUTA, Clare TSUGA, Daisy WINAS, Deslyne SINIU (C), Georgina KAIKAS, Rumona MORRIS, Linda BUNAGA (G), Docas SESEVO, Agai MAX, Lavina HOLA, Esther KENATSI, Defney FRANCIS, Sandra BIRUM, Zeen LIMBAI e Fatima RAMA. O comandante é Steven Mune.


  Confira a classificação final da 1ª Fase do Pré-Olímpico:

TimeJP
Papua N. Guiné39
Tonga36
Samoa33
Vanuatu30

  Fonte das Imagens: OFC  

2 comentários:

  1. Apesar de torcer, acho difícil Papua Nova Guiné passar pela Nova Zelândia.

    ResponderExcluir
  2. Nova Zelândia por volta de 10 gols em cada jogo contra Papua-Nova Guiné

    ResponderExcluir