domingo, 4 de março de 2012

A três rodadas do fim da 1ª Fase, A-League vai conhecendo seus classificados

  Por João Victor Gonçalves


  A A-League, principal competição do futebol australiano, vai chegando à sua fase final e, com isso, vão se definindo os times classificados à fase eliminatória. Dos dez esquadrões que iniciaram a disputa, oito brigarão por dois objetivos nas três rodadas finais: a classificação direta às semifinais ou aos Play-offs de repescagem.


Hutchinson (Mariners) mostra toda sua habilidade ao controlar bola no duelo contra o Sydney FC


  Apesar de manter a liderança, com 45 pontos, o Central Coast Mariners vem tropeçando nos últimos jogos e corre risco de perder a vaga nas semifinais caso não vença seus próximos compromissos. Nas duas últimas rodadas, uma derrota para o Melbourne Heart e o empate em casa ante o Sydney FC selaram a má fase dos comandados de Graham Arnold.


Veja os gols do empate entre Central Coast Mariners e Sydney FC


  Logo atrás dos auri-azuis aparece o Brisbane Roar. Atuais campeões da A-League, os "leões" conseguiram um importante triunfo em Perth, ante o Glory, por 3-0. Na última semana, porém, a equipe não conseguiu superar o embalado Melbourne Heart e ficou no 1-1, mesmo atuando no Suncorp Stadium. Com 42 pontos, duas vitórias nos próximos três jogos garantem a equipe de Brisbane nas semifinais, independentemente de outros resultados.


O Roar não tomou conhecimento do Glory e goleou os violetas na 22ª Rodada. Veja os gols


  Confirmando sua boa fase, o Wellington Phoenix aparece no 3º posto, com 39 pontos. A equipe de Ricki Herbert, que além de treinador dos auri-negros é o comandante da Seleção Neozelandesa, bateu o Sydney FC por 1-0, na cidade da Baía, antes de mostrar seu bom futebol ante sua torcida e não dar chances ao lanterna Gold Coast United, que saiu derrotado por 2-0. Apenas um ponto garante a equipe neozelandesa nos Play-offs da A-League. Para a conquista de uma vaga nas semifinais, o Phoenix deve obter três pontos a mais que o Roar nas rodadas restantes.


O Phoenix conquistou uma importante vitória fora de casa, ante o Sydney FC. Confira os gols


  A quarta colocação na tabela pertence ao Perth Glory. Após um começo irregular, os "galáticos" da A-League conseguiram engrenar durante as últimas rodadas e, com importantes vitórias em confrontos diretos, atingiram a Zona de Classificação. Nos dois últimos jogos, uma vitória e uma derrota simbolizam a inconstância do quadro violeta durante toda a competição: após perder por 3-0 em casa para o Roar, o time de Ian Fergunson não teve dificuldades para bater o Adelaide, no Hindmarsh Stadium, por 2-0. Com 37 pontos, a vaga nos Play-offs deve ser a única pretensão do Glory nas três últimas rodadas.


"Caçula" da A-League, o Melbourne Heart não se intimidou e bateu o líder da competição


  Embalado pelos últimos bons resultados, o Melbourne Heart aparece na 5ª colocação, com 34 pontos. O "caçula" da A-League não se intimidou atuando contra os primeiros colocados e, com um futebol consistente, principalmente graças às boas atuações defensivas, conseguiu preciosos quatro pontos. Três deles foram obtidos na surpreendente vitória contra o Mariners, no AAMI Park, por 1-0; no último final de semana, o empate contra o Roar confirmou a evolução dos comandados de John van't Schip, que precisam de duas vitórias nas próximas rodadas para carimbar o passaporte aos Play-offs.


O Adelaide United não foi páreo para o Newcastle Jets. Assista os melhores lances


  O sexto e último posto da Zona dos Play-offs pertence ao Newcastle Jets. A equipe azul-grená foi a que mostrou maior poder de reação nesta competição, saindo da briga pelas últimas posições rumo às posições intermediárias da tabela, que lhe asseguram uma chance na repescagem. Os dois últimos resultados simbolizam a determinação dos "aviadores": duas vitórias em confrontos decisivos, contra Adelaide United (1-0) e Melbourne Victory (1-3).


As pretensões do Melbourne Victory na competição foram atrapalhadas pelo empate contra o Gold Coast United. Confira os gols desse jogo


  Ainda lutam pela última vaga da repescagem Sydney FC e Melbourne Victory. Dentre essas duas populares equipes, a tarefa do Victory é a mais difícil: com apenas 26 pontos na tabela, a equipe precisa torcer por três tropeços do Jets e dois do Sydney, além de conseguir três vitórias, para conseguir a classificação. Dessa forma, a eliminação já é vista como uma realidade próxima pela torcida azul de Melbourne. Já os "celestes" estão com três pontos a menos que Jets e Heart, torcendo por tropeços dos rivais nos próximos jogos para voltarem à zona de classificação.


Um dos poucos destaques do GCU, Maceo Rigters (16) domina bola no duelo contra o Phoenix


  Sem maiores pretensões na A-League, Adelaide United e Gold Coast United disputarão os próximos jogos apenas visando terminar a competição de forma honrosa. Como o rebaixamento na competição ocorre apenas em caso de desistência das equipes, dificilmente os times perderão suas vagas na edição 2012/13 dos certames. Os "reds" não conseguiram emplacar nesta temporada e, as derrotas para Jets e Glory nas últimas rodadas mostram que a equipe já "jogou a toalha". Todavia, a situação do GCU é mais dramática: com apenas três vitórias em 24 jogos, os lanternas do torneio somaram um empate (1-1 ante o Melbourne Victory) e uma derrota (2-0 ante o Phoenix) nos seus últimos confrontos.


  Confira os últimos resultados da A-League:


  22ª Rodada


  Newcastle Jets 1-0 Adelaide United
  Sydney FC 0-1 Wellington Phoenix
  Gold Coast United 1-1 Melbourne Victory
  Perth Glory 0-3 Brisbane Roar
  Melbourne Heart 1-0 Central Coast Mariners


Destaque nas últimas rodadas, Wellington Phoenix promete dar trabalho na Fase Eliminatória


  23ª Rodada


  Adelaide United 0-2 Perth Glory
  Brisbane Roar 1-1 Melbourne Heart
  Melbourne Victory 1-3 Newcastle Jets
  Central Coast Mariners 1-1 Sydney FC
  Wellington Phoenix 2-0 Gold Coast United


  Confira a classificação da A-League:
    
Pos.
Equipe
P
J
V
E
D
GP
GC
1
Central Coast
45
2
Brisbane Roar
42
3
Wellington Phoenix
39
4
Perth Glory
37
5
Melbourne Heart
34
6
Newcastle Jets
34
7
Sydney FC
31
8
Melbourne Victory
26
9
Adelaide United
23
10
Gold Coast
17

  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário