quinta-feira, 7 de julho de 2011

Confira a campanha dos "Socceroos" no Mundial Sub 17 do México!

  Mesmo não fazendo parte das Eliminatórias da Oceania, a Austrália (membro da AFC) representou o continente na última edição do Mundial Sub 17 de Futebol Masculino, ainda em andamento, no México. E a participação dos "Socceroos" na Copa do Mundo da categoria se deu de forma honrosa: com uma vitória e um empate na 1ª Fase, os australianos prometiam surpreender nas oitavas-de-final do torneio. Porém, a surpesa não foi algo tão positivo: a derrota para a zebra do torneio, o Uzbequistão, colocou fim na trajetória da equipe da Oceania. Porém, fica a lição positiva de um time nacional formado por jogadores revelados por um projeto governamental de incentivo ao esporte, o Instituto Australiano do Esporte.
  A primeira (e única) batalha vencida pelos australianos foi no jogo de estreia, frente à Costa do Marfim, do artilheiro Souleymane Coulibaly, que deixou sua marca. Todavia, os esforços da equipe africana não foram suficientes para parar o ímpeto ofensivo dos meninos oceânicos, que venceram por 2-1, de virada. Gols de Jesse Makarounas e Dylan Tombides
Os "Joeys" superaram um forte rival, ao bater a Costa do Marfim, de virada, por 2-1

  Os australianos, porém, não conseguiram manter o retrospecto positivo frente à equipe brasileira. Mesmo atuando com uma zaga consistente e dominando o meio de campo durante grande parte do encontro, os comandados do holandês Jan Versleijen sofreram um duro golpe com o gol de falta de Adryan, no final da partida. O tento abateu os australianos, que não tiveram forças para buscar o empate.

Gol de falta do flamenguista Adryan garantiu vitória ao Brasil contra os "Joeys"

  E por pouco a classificação dos australianos para as oitavas-de-final não foi por água abaixo na última partida do grupo: contra a seleção dinamarquesa, os australianos precisaram de um gol salvador de Luke Remington, aos 44 minutos do 2°tempo, para empatar o confronto e garantir a classificação.

Mesmo sendo adiado por causa das fortes chuvas em Querétaro, o confronto entre Austrália e Dinamarca foi equilibrado

  Porém, nem mesmo a classificação heróica dos australianos foi capaz de motivar a equipe contra o selecionado uzbeque, adversário das oitavas-de-final. Após a classificação obtida pelo índice técnico, nem mesmo o mais pessimista australiano (ou o mais otimista uzbeque) esperava o futebol apresentado pelo selecionado asiático em Torreón. Com duas expulsões, os "socceroos" mostraram seu ponto frágil no torneio: o aspecto emocional. Dessa forma, os 4-0 sofridos contra o Uzbequistão ganham um caráter simbólico, mostrando que, mesmo com o potencial técnico de alguns jogadores, como Hernan Espindola, a equipe ainda esbarra na falta de maturidade de outros.

A seleção uzbeque, em sua primeira participação no Mundial sub-17, fez bonito, goleando a Austrália por 4-0

  Mesmo com a goleada e o gosto amargo de uma eliminação relativamente precoce, a Austrália deixa para o mundo a lição de que o incentivo governamental ao esporte é fundamental, bem como a revelação de jovens talentos dentro de seu próprio território. A expectativa é de que, nas próximas edições, a Austrália pode surpreender seus rivais, alcançando outras fases do certame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário