segunda-feira, 25 de julho de 2011

Seleção das Ilhas Cook é convocada para os Jogos do Pacífico

   Por João Victor Gonçalves


  O treinador Maurice Tilloston definiu, no último final de semana, os 18 convocados que representarão as Ilhas Cook nos Jogos do Pacífico da Nova Caledônia, entre o final de agosto e o começo de setembro. O experiente treinador, que já defendeu a seleção da Nova Zelândia por 15 oportunidades como jogador, entre 1972 e 1975, ressaltou a oportunidade que os Jogos oferecem para cada jogador do elenco: "este prestigiado torneio dá a oportunidade dos jogadores das Ilhas Cook testarem suas habilidades contra os principais países do Pacífico". O comandante também diz que a seleção está pronta para superar suas participações anteriores na competição, mesmo com a presença de outros países com maiores recursos e tradição no futebol. O principal fator favorável aos homens de Cook, segundo Tilloston, é a preparação especial da equipe, que está concentrado em Rarotonga: "os jogadores melhoraram seus fundamentos após um período de treinamentos com jogos de 5 contra 5, que permitiam um aperfeiçoamento técnico e tático. Na próxima semana iniciaremos os trabalhos com coletivos de 11 contra 11".


Os convocados de Cook posam para foto oficial do elenco antes de defenderem o país na disputa dos Jogos do Pacífico, na Nova Caledônia


  Juntamente com o Kiribati, a equipe é considerada a grande azarã do Grupo B da competição, que também conta com Fiji, Taiti e Papua Nova Guiné. Na última participação dos homens de Cook nos Jogos, em 2007, a equipe conseguiu uma vitória em três jogos (4-1 sobre Tuvalu); nos outros encontros, derrotas por 4-0 para Fiji e 1-0 para o Taiti. Agora, a equipe que tem como grandes destaques Tuka Tisam e Tony Jamieson quer alçar vôos mais altos sobre o Pacífico.


O futebol tem ganhado vários adpetos nas Ilhas Cook, como mostra esse pequeno vídeo


  Confira os jogadores convocados para a Seleção de Ilhas Cook e os times nos quais eles atuam; caso joguem em outros países, o mesmo está indicado:


Tony JAMIESON (Nova Zelândia)
Ngatokorua ELIKANA (Avatiu)
John PAREANGA (Matavera)
Mii JOSEPH (Tupapa)
Tahiri ELIKANA (Avatiu)
Allan BOERE (Nova Zelândia)
Nathan TISAM (Nikao)
Branden TUREPU (Tupapa)
Campbell BEST (Tupapa)
Nicholas FUNNELL (Austrália)
Grover HARMON (Tupapa)
Roger MANUEL (Tupapa)
Joseph NGAUORA (Austrália)
Taylor SAGHABI (Austrália)
Tuka TISAM (Nikao)
Anoanga TISAM (Nikao)
John MICHAEL QUIJANO (Nikao)
Eugiene TATUAVA (Tupapa)



Técnico: Maurice TILLOTSON
Presidente da Federação: Paul TUREPU


Fonte de informação e fotos: www.cookislandsfootball.com 

Um comentário:

  1. O Tupapa é o atual campeão de Ilhas Cook e base da seleção nacional. Pelo menos entrosamento eles devem ter!

    ResponderExcluir