segunda-feira, 25 de julho de 2011

Do outro lado da Bola traz um raio-x da Nova Zelândia às vésperas do Mundial Sub-20

  Por Rodrigo Augusto


  A menos de uma semana da tão aguardada estréia dos “Kiwis” no Mundial de Futebol Sub-20, o Do Outro lado da Bola traz uma prévia da seleção oceânica, deixando no ar uma dúvida que sempre intriga os amantes do futebol da Oceania antes de competições desse gabarito:  até onde essas jovens promessas podem chegar?


Os gols de México 2-1 Nova Zelândia, na primeira participação dos neozelandeses em um Mundial Sub-20, em 2007, no Canadá


  Apesar de toda a tradição do País no esporte universal, esta é apenas a segunda participação em Mundiais da categoria dos "All Whites", já que na última edição das Eliminatórias, em 2009, a equipe foi superada pela seleção do Taiti e, antes, a Austrália era uma barreira quase que intransponível; com sua saída para a Ásia, o caminho dos neozelandeses se tornou mais fácil.

A vitória por 3-0 sobre as Ilhas Salomão mostrou que a equipe não teria muitas dificuldades nas Eliminatórias da OFC

  A campanha em seu único Mundial, em 2007, pode ser vista como digna de um debutante apesar de ter saído da competição sem um único ponto, a equipe adquiriu experiência e qualidade técnica. Na ocasião foram três derrotas: para Portugal (2x0) (seleção que também figura no grupo dos oceânicos nesse ano), Gâmbia (1x0) e México (2x1), que na época tinha em campo Javier “Chicharito” Hernández, a maior promessa do futebol azteca nos últimos anos.

A goleada por 10-0 sobre a Nova Caledônia foi o ponto máximo da campanha dos "All Whites" rumo ao Mundial Sub-20 da Colômbia

  A campanha para este Mundial de 2011, ao contrário da de 2009, foi sem sustos: a equipe venceu os 4 jogos em que disputou, marcando 22 gols e sofrendo apenas 1. As vitórias foram sobre Ilhas Salomão (3x0), Nova Caledônia (10x0), Fiji (na semi-final) (6x0) e novamente sobre as Ilhas Salomão, na final (3x1).

Fiji foi batido com facilidade nas semifinais pelos "kiwis": 6-0

  Antes da competição na Colômbia, nesse ano, o país todo deposita muita esperança na equipe devido à euforia com que a imprensa Neozelandesa descreve sua seleção: "o melhor selecionado de base que o País já teve!". Com muitos jovens habilidosos e de futuro promissor, que apesar da pouca idade, já figuram nos seus times principais do país, os "All Whites" prometem conseguir uma vitória e até a classificação para as oitavas-de-final do certame.

A grande decisão consolidou o domínio neozelandês no continente nas categorias amadoras

  O grande destaque dessa equipe é o meia-atacante Dakota Lucas, que demonstrou ótimo faro de gol e visão de jogo nas Eliminatórias, e Chris Wood, que simplesmente disputou  Copa do Mundo da África do Sul em 2010, atuando como titular em alguns jogos.

Chris Wood foi um dos destaques da invicta campanha dos "All Whites" na África do Sul

  Agora que todas as atenções do mundo do futebol estarão voltadas para a Colômbia, sede do Mundial, nós do Do outro lado da Bola e todos os amantes do futebol neozelandês voltarão seus olhos para o Estádio Olímpico Pascual Guerrero, em Cali, onde os "kiwis" fazem sua estreia, no dia 30 de Julho, às 17 horas, ante a forte seleção camaronesa.

Um comentário:

  1. Eu lembro do Chris Wood! Entrou muito bem contra a Itália na Copa do Mundo...

    ResponderExcluir