terça-feira, 26 de julho de 2011

Nova Caledônia fará preparação na Austrália antes de Jogos do Pacífico

  Por João Victor Gonçalves


  Uma das favoritas ao título, além de anfitriã da competição, a seleção de futebol masculino da Nova Caledônia continua sua preparação para os Jogos do Pacífico. Buscando defender o atual título dos Jogos e faturar a medalha de ouro pela sexta vez, os "cagous", como são conhecidos os jogadores neo-caledonianos, em referência a uma ave típica da região, passarão por uma semana de amistosos na Austrália antes de iniciarem a disputa dos Jogos.


Comemoração da equipe após o gol no duelo contra o Taiti, nos últimos Jogos, em 2007


  A equipe realizará dois jogos entre 13 e 21 de Agosto ante o Gold Coast United, equipe da A-League, em Queensland. O treinador da equipe australiana, Miron Bleiberg, promete oferecer aos atuais campeões do Pacífico uma das melhores estruturas de treinamento da Austrália, além da oportunidade de jogar ante um dos melhores times do continente. 
  Todo o apoio dado os "cagous" será necessário, já que a missão dos anfitriões nos Jogos do Pacífico não será fácil: a equipe está no Grupo A, com Vanuatu, Ilhas Salomão, Tuvalu, Guam e Samoa Americana. Além do futebol rápido e envolvente com jogadores jovens das duas primeiras seleções, a equipe enfrentará o forte sistema defensivo de Tuvalu, seleção que foi um dos maiores desafios para os neo-caledonianos na última edição do certame, sendo batida com um gol solitário de Iamel Kabel, artilheiro da seleção na Samoa com 5 gols.


"Cagous" em ação na última edição dos Jogos do Pacífico


  Nos últimos Jogos, realizados em Samoa em 2007, a equipe conseguiu a medalha de ouro de forma invicta: na Fase de Grupos, vitórias sobre o Taiti (1-0), Tuvalu (1-0) e Ilhas Cook (3-0) e um empate contra Fiji (1-1). Na semifinal, vitória sobre as Ilhas Salomão (3-2) e, na grande decisão, vitória sobre Fiji por 1-0, gol de Hmae. 


Esse é o cagou, ave símbolo da Nova Caledônia que apelida a seleção. Fonte: Arys.fr


  O primeiro desafio dos neo-caledonianos na edição 2011 dos Jogos do Pacífico será contra Vanuatu, no dia 27 de Agosto. Completam a primeira fase os jogos contra Guam (30), Tuvalu (1º de Setembro), Samoa Americana (3) e Ilhas Salomão (5). A equipe espera conseguir os triunfos suficientes para estar na grande decisão, no Estádio Numa Daly, no dia 9 de Setembro.


Seleção da Nova Caledônia posa para foto antes de amistoso contra Taiti, em Abril


  O treinador da equipe, Christophe Coursimault, ressalta a dificuldade que os adversários proporcionarão nos jogos: "É um grupo muito difícil, principalmente devido as presenças das Ilhas Salomão e Vanuatu. Mas temos que dar atenção às outras seleções, pois elas darão o máximo de si e jogarão todas as suas fichas no torneio". Coursimault também destacou um fator fundamental para um bom desempenho de sua seleção no torneio: o preparo físico. Segundo ele "a recuperação entre os jogos será fundamental".


Os homens de cinza e vermelho são a esperança dos anfitriões nos Jogos do Pacífico


 Com um dos melhores elencos do Pacífico, em um dos poucos países da região em que o futebol é o principal esporte nacional, a Nova Caledônia espera confirmar o favoritismo e faturar a medalha de ouro. O Do outro lado da Bola estará de olho na jornada dos "cagous" em mais esta importante jornada internacional.

2 comentários:

  1. Com certeza a Nova Caledônia é uma das favoritas ao título. Com essa preparação na Austrália, eles se qualificam ainda mais. Espero grandes emoções nos Jogos do Pacífico!

    ResponderExcluir
  2. Será um dos Jogos do Pacífico mais disputados dos últimos anos! Destaco 5 favoritos: Nova Caledônia, Ilhas Salomão, Papua Nova Guiné, Fiji e Vanuatu. Agora, destacar cinco equipes entre 12 mostra que o nível da competição será altíssimo! Fortes emoções para o fim de agosto!

    ResponderExcluir