sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Alegria em dobro! Nova Caledônia consegue classificação às duas finais dos Jogos do Pacífico!

  Por João Victor Gonçalves


  A Nova Caledônia esteve em festa durante esta semana! Além de sediar os Jogos do Pacífico em sua edição 2011, o país teve o privilégio de ver suas duas seleções de futebol classificadas às finais dos torneios Masculino e Feminino da competição!


As "cagous" agradecem o apoio de sua torcida após importante vitória


  A festa caledoniana concentrou-se na cidade de Koné, onde duelaram por uma das semifinais do torneio feminino Nova Caledônia e Tonga. Aproveitando o apoio de sua torcida, as "cagous" foram com tudo para o ataque e criaram pelo menos cinco boas oportunidades antes dos 25 minutos, obrigando boas intervenções da arqueira Likiliki.


Xolawawa (vermelho) tenta jogada em cima de defensora tongana


  Todavia, foram as tonganas que abriram o marcador. Aos 33 minutos, Salome Va'enuku cobrou falta de maneira perfeita, fazendo a festa de seu país. Com a vantagem do resultado e visando a classificação à final, a equipe de Tonga se fechou no campo defensivo, fazendo com que o jogo fosse para o intervalo com o placar de 1-0.


Wanakaija liderou a zaga caledoniana rumo à vitória


  Na segunda etapa, as caledonianas vieram dispostas à conseguir a vitória, e o projeto de jogo das locais começou a dar certo logo aos 7 minutos, quando a craque Wahnawe deixou tudo igual. Cinco minutos depois, a mesma Wahnawe sofreu pênalti e converteu, passando a vantagem para o lado das "cagous".


Pouye é um dos destaques das locais no torneio


  Mas Va'enuku parecia disposta a estragar a festa das locais e, aos 27 minutos, deixou tudo igual, após bela jogada pela esquerda. O placar de 2-2 arrastou-se até os 49 minutos, quando a heroína caledoniana, Wahnawe, apareceu livre para bater Likiliki, decretar seu hat-trick e, de quebra, garantir a vaga de sua seleção na grande decisão. Com o apito final de Finau Vulivuli, uma grande festa ocorreu no gramado do Estádio Yoshida, consagrando as comandadas de Yvan Poungui.


Toda a festa das meninas da Nova Caledônia no gramado do Estádio Yoshida, em Koné


  A Nova Caledônia foi a campo com: 1. Beatrice TOLUAFE (G), 2. Glenda JAINE, 3. Marie WANAKAIJA, 4. Claire KAEMO, 5. Marielle HAOCAS, 6. Marilyse LOLO, 8. Kamene XOWIE, 9. Christelle WAHNAWE (c), 10. Celine XOLAWAWA, 11. Stephanie PAHOA, 16. Marjorie POUYE. O técnico é Yvan Poungui. As valentes tonganas jogaram com o seguinte time: 19. Lupe LIKILIKI (G), 2. Emelita MOALA, 3. Buccilea ONGOLEA, 4. Olive MATEIALONA, 5. Koni VUNGAMOEAHI, 7. Eseta VI, 8. Salome VA'ENUKU, 9. Kiana MU'AMOHOLEVA (c), 11. Laite SI'I MANU, 15. Vea FUNAKI, 18. Wendy FEKE. A técnica é Penieli Moa.


Um bom público apoiou a seleção da Nova Caledônia em Koné


  Para a festa em Koné ficar completa, a seleção caledoniana de futebol masculino tinha a missão de vencer seus francófonos rivais taitianos e garantir outra vaga do país em mais uma luta pela medalha de ouro. A tarefa não era fácil e as expectativas de um confronto equilibrado se confirmaram!
  O primeiro tempo foi marcado pela postura ofensiva das duas equipes, mais preocupadas em evitar que suas metas fossem vazadas que em tentar assinalar o tento da vitória. Neste cenário, o grande destaque foram para as jogadas violentas da seleção taitiana, que teve Labayen e Tehau amarelados.


Ixoee (cinza, Nova Caledônia) deixa taitiano na saudade


  No segundo tempo, o nervosismo dos anfitriões era evidente, o que resultou em um duro golpe logo no recomeço do jogo: aos sete minutos, Poroiae acerta uma bela cobrança de falta e põe os taitianos na frente do placar.
  A partir daí, brilhou a estrela do técnico caledoniano, Christophe Coursimault. Aos 28 minutos, o comandante dos "cagous" tirou Bearune, que teve uma apagada atuação no duelo, e pôs em campo Georges Gope-Fenepej. Em um primeiro momento, a mexida pareceu não surtir efeito, e o comandante resolveu ousar, tirando de campo o já amarelado Wakanumune e inserindo dentro das quatro linhas o jovem Michel Hmae.


O Taiti dominou grande parte das ações ofensivas no 2º tempo


  Quando tudo parecia definido, aos 45 minutos, após boa trama do ataque local, Fenepej acerta um belo remate da entrada da área, deixando a contagem igualada para delírio da torcida local. Não havia tempo para uma reação polinésia e o duelo foi para a prorrogação.


Rakesh Varman (Fiji, com a bola aos pés) teve trabalho no clássico francófono


  No tempo complementar, o estado emocional abalado dos taitianos e o fôlego de Fenepej e Hmae fez a diferença a favor dos "cagous". As apostas de Coursimault deixaram suas marcas e garantiram a classificação de seu país à final. Primeiramente, Fenepej colocou os caledonianos em vantagem a oito minutos do término do encontro. Para fechar o duelo com chave de ouro, Hmae deixou sua marca a quatro minutos do fim, selando a classificação local à decisão. Com o último silvo do apito de Rakesh Varman, a torcida de Koné pôde ter a certeza de que é pé-quente e voltar para casa com a certeza de mais duas medalhas garantidas para seu país nos Jogos do Pacífico.


Confira os gols das vitórias da Nova Caledônia no Futebol Masculino e Feminino


  A Nova Caledônia foi a campo com: 1. Jean Yann DOUNEZEK (G), 2. Joel WAKANUMUNE, 5. Cesar LOLOHEA, 6. Dominique WACALIE, 8. Marius BAKO, 9. Iamel KABEU (c), 11. Bertrand KAI, 14. Judikael IXOEE, 17. Georges BEARUNE, 22. Olivier DOKUNENGO, 23. Jean Patrick WAKANUMUNE. O técnico é Christophe Coursimault. Já o Taiti desfilou os seguintes atletas: 1. Xavier SAMIN (G) (c), 2. Stephane FAATIARAU, 3. Vetea TEPA, 5. Teheivarii LUDIVION, 6. Donavan BOUREBARE, 8. Jonathan TEHAU, 9. Taufa NEUFFER, 12. Hiroana POROIAE, 14. Stanley ATANI, 17. Sebastian LABAYEN, 19. Billy MATAITAI. O técnico é Eddy Etaeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário