quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Veja o que de melhor aconteceu nas rodadas decisivas do Grupo A dos Jogos do Pacífico!

Por Rodrigo Augusto



  A quarta rodada foi marcada pelo show de gols no Grupo A: foram 20 em apenas três partidas. As emoções transitaram desde a briga pela vaga entre os favoritos até seleções tentando se livrar do posto de “pior seleção do torneio”.

Vanuatu pressionou Guam durante o encontro pela 4ª rodada

  No primeiro jogo do dia tivemos o embate entre Guam e Vanuatu. Os guameses vinham de uma vitória sobre o saco de pancadas do futebol Mundial, a seleção da Samoa Americana. Contra Vanuatu, o que viesse para os orientais era lucro, já que os vanuatuanos possuem maior habilidade e entrosamento.

Os avantes vanuatuanos pressionaram o arqueiro guamês durante todo o duelo

  O encontro foi decidido somente no segundo tempo, já que o primeiro tempo foi muito truncado, sendo melhor para Guam, que conseguiu um gol aos 14 minutos, com Jason Cunliffe, que se encontrava sozinho dentro da área.

O estilo rápido de jogo de Vanuatu envolveu Guam

  Na etapa final os “yellow boys” (que atuaram de verde) mostraram muita competência e seu favoritismo prevaleceu dentro de campo. Com um toque de bola envolvente, a equipe marcou quatro gols com quatro jogadores diferentes: Tangis, Tasso, Jean Kaitak e Ricky Tari. A contagem final de 4-1 deixou a equipe do técnico Saby Natonga confiante para decidir sua vaga na última rodada contra a Samoa Americana.

Manibusan, de Guam, espera uma chance no time titular

  No segundo jogo do dia, Ilhas Salomão e Tuvalu proporcionaram um duelo de contrastes: de um lado, os “bonitos”, com uma campanha sensacional; do outro, uma seleção conseguiu apenas uma vitória de praxe, contra a Samoa Americana.

A seleção de Tuvalu posa para foto oficial antes da partida

  Mesmo com esse cenário, o jogo foi bastante movimentado, com chances para ambos os lados. Todavia, claramente as ações concentravam-se a favor dos salomônicos, que souberam aproveitar as chances e fizeram sua vitória em cima dos erros do adversário. O triunfo se encaminhou ainda no primeiro tempo, quando os “bonitos” conseguiram uma vantagem de 4 a 0, com gols de Benjamin Totori (2), Jose Lui e James Naka.

A seleção das Ilhas Salomão posa para foto antes do duelo

  No segundo tempo restou ao time de Honiara administrar o resultado e tentar conseguir mais alguns gols. E um tento veio, novamente com James Naka. Os tuvaluanos conseguiram descontar aos 33, com James Lapaio. Ainda deu tempo para o sexto, com Faisi, nos acréscimos. Com o placar, os salomônicos já obtêm sua classificação as semifinais. A Tuvalu restou se despedir com dignidade contra Guam.

Os salomônicos foram superiores e venceram sem dificuldades

  No último jogo da rodada, a anfitriã Nova Caledônia encarou a frágil e fraca seleção de Samoa Americana. A torcida mandante fez questão de comparecer em peso no estádio, pois o show estava prometido e a goleada seria apenas questão de tempo, já que o adversário não somou nenhum ponto, conseguindo a “proeza” de perder para Tuvalu e Guam.

A chuva castigou o gramado do estádio em Nouméa antes do duelo entre os anfitriões e a Samoa Americana

  O primeiro tempo, como se imaginou, foi de uma facilidade abissal: os “cagous” abriram 3 a 0, com gols de Bertraind Kai, que via na partida a chance de adquirir a confiança do treinador (que utilizou alguns reservas como testes não só para a fase final do torneio, mas também por um futuro da equipe nas Eliminatórias para o Mundial de 2014 que será feito dentro da Copa das Nações da OFC do ano que vem).

A superioridade dos "cagous" (cinza) ficou evidente do primeiro ao último minuto

  No segundo tempo, a equipe se soltou mais e subsequentemente veio a chuva de gols para a festa da torcida local. E foram mais 5 gols, com autoria de Haeko, Qaeze, Vendegou, Hmae e de novo Kai.

Tentativa de ofensiva caledônia pela esquerda

  Já na última rodada do grupo ocorreram mais três partidas, e gols foi o que não faltou! Bola na rede é algo que a torcida não pode reclamar nessa edição do evento.

  No jogo que valia apenas para definir quem seria o vice-lanterna do grupo, Guam e Tuvalu se enfrentaram, abrindo os trabalhos no estádio em Nouméa.

O público tem sido brindado com uma "chuva de gols" a cada rodada


  No começo do jogo, tivemos fortes emoções: Tuvalu perdeu seu goleiro expulso por falta dura e um pênalti é marcado para Guam, que converte com Jason Cunliffe. Ainda no primeiro tempo, mesmo sem o goleiro titular, Tuvalu conseguiu empatar aos 24 minutos com Tugavai Stanley.
  Na etapa final o que se viu foram chances isoladas de gol e muitos erros de passe que justificaram a fraca campanha de ambas as equipes no torneio, com o placar não se alterando.

A Samoa Americana (vermelho) se despediu com mais uma goleada sofrida nos Jogos do Pacífico, dessa vez para Vanuatu (amarelo)

  No segundo jogo do dia Vanuatu enfrentou Samoa Americana e o que se viu foi, novamente, um jogo de um time só, ou melhor, de ataque contra defesa, no qual Vanuatu ditava como e quando queria o ritmo do jogo.

"Yellow boy" mostra toda sua habilidade ante rival samoano

  A facilidade era tanta que o primeiro tempo, mesmo com o adversário totalmente recuado e jogando mal e sem muito interesse, Vanuatu conseguiu uma margem satisfatória pelo baixo nível de futebol apresentado: 3 a 0 era o placar levado para o intervalo, com gols de Daniel Michel duas vezes e Richard Garae.

Cobrança de falta perigosa a favor de Vanuatu

  Na etapa final, após um suposto “puxão de orelha” do treinador no intervalo o placar e o ritmo da equipe aumentaram em mais cinco gols. Os gols foram anotados pelos irmãos Michel e Jean Kaitak, duas vezes cada, e também por Sewin Sese. Tudo isso até os 33 minutos da etapa final.

Belo cenário ao fundo para Vanuatu e Samoa Americana

  Com a vitória e o bom saldo de gols a equipe decidiu se poupar e só esperou o jogo terminar para dar mais uma alegria a sua torcida e tristeza para a Samoa Americana, que não viu a cor da bola em nenhum dos jogos.
  
  E no último e mais aguardado jogo da primeira fase, Nova Caledônia e Ilhas Salomão duelaram frente um dos melhores públicos do torneio. Dentro de campo, teríamos o jogo que colocava em combate as equipes com mais técnica e futebol na competição. O duelo era digno de decisão continental, mas as expectativas sobre os donos da casa não foram tão bem retribuídas.

Nem mesmo Gope-Fenepej foi capaz de frear o ânimo dos salomônicos

  O jogo começou a todo vapor, com muitos lances de perigo para ambos os lados: qualquer um poderia claramente matar o jogo no primeiro tempo com tantas oportunidades criadas. Mas nenhuma das duas equipes soube aproveitar e o placar se manteve em branco até o intervalo.
  Quem já achava o jogo eletrizante no primeiro tempo se surpreendeu ainda mais na segunda etapa: os salomônicos abriram o placar aos 21 minutos, com Henry Fa´arodo, para a loucura dos fãs dos “bonitos” e decepção da torcida mandante.

Confira um resumo da atuação dos "Cagous" na 1ª Fase

  A resposta veio oito minutos depois, com o empate dos donos da casa com Kabeu, que levou o estádio ao êxtase, mostrando todo o fanatismo local. Mas, nem tudo que é bom dura para sempre! Os “bonitos” conseguiram seu segundo gol na partida com a válvula de escape do time James Naka que em menos de 5 minutos deu a vitória para sua equipe, finalizando a partida em 2 a 1.
  As equipes classificadas (Ilhas Salomão e Nova Caledônia) voltaram a campo depois em duelos válidos pelas semifinais, mas essa é outra história que você acompanha em breve aqui no “Do outro lado da Bola”.

Confira a classificação final do Grupo A:

Equipe
Nova Caledônia
J
5
V
4
E
0
D
1
GP
31
GC
2
SG
29
Ilhas Salomão
5
4
0
1
19
3
16
Vanuatu
5
4
0
1
18
7
11
Tuvalu
5
1
1
3
7
20
-13
Guam
5
1
1
3
4
21
-17
Samoa Americana
5
0
0
5
0
26
-26

Nenhum comentário:

Postar um comentário