terça-feira, 20 de setembro de 2011

Do outro lado da Bola traz balanço sobre a pré-temporada do futebol na Micronésia. Confira!

  Por Carlos Santos



  Começamos nossa cobertura do futebol da Micronésia com um torneio especial que está sendo disputado atualmente no país. Trata-se do Torneio de Pré-temporada da Super Liga da Ilha de Pohnpei (onde fica a capital do país, Palikir). Na disputa, os mais tradicionais times do país: Islands Pit Bulls, International FC, COM FSM FC e Island Warriors. O certame serve de preparação para os Jogos da Libertação, importante competição do futebol local.

Jogadores do Island Pitbulls em formação do ano passado

   A competição é realizada no único estádio da ilha, o PICS Field. Nesse país não existe campeonato nacional: a justificativa para tal é a distância existente entre as ilhas e falta de recursos que as equipes enfrentam para conseguir o dinheiro necessário para as passagens aéreas. Dessa forma, há somente campeonatos locais em cada ilha do país. As ilhas que compõem os Estados Federados da Micronésia e que possuem competição de futebol são: Yap, Pohnpei, Chuuk, Kosrae.

Mapa mostrando as ilhas da Micronésia

  Vale destacar que a Micronésia ainda é um país pobre e não tem condições de investir no desenvolvimento do futebol. Os campeonatos sequer têm transmissões pelas rádios e emissoras de televisão locais.

Visão aérea do Pics Field

  A temporada começa em poucas semanas, mas as quatro equipes estão jogando a pré-temporada visando, além da obtenção de um maior entrosamento, os prêmios de $ 300.
  A fórmula de disputa é simples: os quatro times jogam entre si em turno único. Depois, o 1º joga contra o 4º colocado e o 2º contra o 3º em jogo único. Os vencedores avançam para a final. Já os perdedores disputam 3º lugar, sempre em jogo único.

Atuais campeões dos Jogos da Libertação, o SDA não disputa o Torneio de Pré-Temporada

  Confira abaixo um resumo de cada rodada da competição:

  1ª Rodada

  Na abertura realizada no dia 29 de agosto, o Islands Pit Bulls venceu o International FC por 8-3, em um belo jogo. Assinalaram os tentos: C. Ryan Johnson, Dilshan Senarathgoda, Simon Ellis e Benny Laurdine.
Senarathgoda, aliás, também acumula a função de técnico e capitão da equipe. Já os gols do Internacional foram marcados por George e Carl Dupper.

Escudos das equipes participantes do Torneio de Pré-temporada

  No outro jogo da rodada, realizado no dia 30 de agosto, o COM FSM FC venceu o Islands Warriors por 5-0. Vale destacar que a derrota sequer foi sentida pelos “guerreiros da ilha”, já que estes não haviam jogando ultimamente oficialmente por problemas financeiros e o orgulho por conseguir colocar a equipe novamente dentro das quatro linhas supera quaisquer obstáculos ou resultados negativos.

  2ª Rodada  

  No jogo de abertura da rodada, o COM FSM FC venceu o Internacional FC por 4-1, em  jogo realizado no último 1º de setembro. O International FC abriu o placar com 
Yapese Sebastian Tairuwepin. Mas o COM reagiu com 2 gols de  Marvin Jack, virando o jogo. Ainda no 1º tempo, Matthew G Carlot fez o 3º gol do COM. No 2º tempo, o salomônico George sofreu pênalti e Carl Dupper definiu o placar. O complemento da rodada foi realizada no dia 3 de setembro, com uma vitória do Island Pit Bulls sobre o Island Warriors por 6-2.

Mais uma visão do Pics Field, sede dos encontros futebolísticos da Ilha de Pohnpei


  3ª Rodada 

  No jogo de abertura da última rodada da 1ª fase, o Island Pit Bulls venceu o COM FSM por 2-1, em jogo realizado no dia 12 de setembro. Os comandados de Vasantha Senarathgoda não conseguiram repetir o bom futebol apresentado no último duelo frente o International, e saíram derrotados em um duelo muito equilibrado. Fechando a rodada, o Internacional garantiu a 3ª posição do grupo com uma vitória sobre o Island Warriors por 7-0.

Mapa da Ilha de Pohnpei

  Classificação Final da 1ª Fase

  1º Islands Pit Bulls: 9 pontos
  2º COM FSM FC: 6 pontos
  3º International: 3 pontos
  4º Island Warriors: 0 pontos

  Semifinais

  No 1º jogo das semifinais, realizado no último dia 14, o International FC goleou o COM FSM FC por 7-2 e conseguiu sua classificação para a grande decisão. Os homens de vermelho viram os seguintes atletas deixarem suas marcas: Bryson Forward (3), Carl Dupper (2), o salomônico George e Fiji Tui. Edwin Sione e  Marvin Jack
 descontaram para o COM FSM. Depois de uma primeira fase ruim, os vermelhos de Palikir chegam na final como a grande surpresa no campeonato. Na outra semifinal, realizada um dia depois, o Islands Pit Bulls não quis saber de surpresas e ganhou do Island Warriors por 6-0.

Os melhores jogadores locais têm a honra de representar a seleção da Ilha de Pohnpei

  Agora Islands Pit Bulls e Internacional FC disputam a final do Torneio de Pré-Temporada de 2011. O duelo será realizado no dia 25 de setembro, às 16:00, hora da Micronésia (+ 11 horas GMT). Já os rapazes do COM FSM FC disputam o 3º lugar da competição contra o Islands Warriors, no dia 21 de setembro, às 17:00, hora local. Todos os jogos são realizados no Pics Field.


Escudo da Ponhpei Soccer Association, federação que organiza os campeonatos locais

  É importante ressaltar que o certame tem o patrocínio do 
Sr. Albert Carlot, Presidente da Associação de Futebol de Ponhpei e um dos maiores fomentadores do futebol local. Abaixo segue a premiação do torneio:

  1º Lugar: $ 300
  2º Lugar: $ 200
  3º Lugar: $ 100


Uma das seleções que representaram a ilha de Pohnpei em campeonatos ao redor do Pacífico

  Em breve, traremos maiores detalhes sobre o resultado final das competições, bem como dos outros campeonatos que acontecerão em solo micronésio!

2 comentários:

  1. Que pena que à Micronésia não é afiliada a FIFA e não tem vaga para os clubes na Liga dos Campeões da OFC.

    ResponderExcluir
  2. Quais os jogos que a seleção da Micronésia e de Pohnpei realizaram recentemente?

    ResponderExcluir