sábado, 10 de setembro de 2011

Nova Caledônia fatura sexto título do Futebol Masculino nos Jogos do Pacífico

  Por João Victor Gonçalves



  Nem mesmo a tristeza poucos momentos antes do jogo decisivo, com a derrota da seleção nacional na final do futebol feminino, foi capaz de abalar os ânimos dos meninos “cagous” na jornada em busca de mais um título dos Jogos do Pacífico.

Nawo (19, amarelo) tenta jogada ofensiva para as Ilhas Salomão

  No início do jogo, as Ilhas Salomão tentaram um gol relâmpago em duas oportunidades, ambas lideradas por Fa’arodo. Mas poucos minutos depois, veio um balde de água fria nas pretensões salomônicas: aos 9 minutos, após erro infantil da zaga dos “bonitos”, o matador Gope-Fenepej deixou sua marca, tirando da garganta da torcida local o grito de gol. Os “cagous” colocavam-se em vantagem e viam o sonho da manutenção do título máximo do futebol do Pacífico cada vez mais perto.

Forte marcação caledoniana evitou a progressão de Fa'arodo

  O gol parece ter abalado a equipe salomônica, que não encontrou forças para se recuperar e sofreu outro golpe logo em seguida: aos 11 minutos, Marius Bako acertou um belo chute da entrada da área, praticamente selando a vitória caledoniana frente um time sem reação e levando a torcida local ao delírio.

Jacob Moli bem que tentou mexer na equipe, mas o placar já estava consumado

  A partir daí, o primeiro tempo seguiu como um massacre de “les cagous” pra cima dos “bonitos”: a torcida local estava na expectativa do golpe de misericórdia sobre os salomônicos, mas Fenepej perdeu boas oportunidades.

O arqueiro Dounezek não teve muito trabalho durante os 90 minutos

  No segundo tempo, mesmo com as substituições promovidas pelo treinador Jacob Moli, a seleção das Ilhas Salomão não conseguiu reagir e continuou vendida em campo. A vitória era apenas uma questão de tempo, e ela chegou com o apito final de Chris Kerr. Além do sexto título do torneio, os caledonianos tiveram o privilégio de ter a artilharia da competição, graças a Bertrand Kai, que balançou as redes adversárias por 10 vezes.

Comissão técnica dos "cagous" aguarda ansiosa o término da partida

  A seis vezes campeã Nova Caledônia foi a campo com: 1. Jean Yann DOUNEZEK (G), 2. Joel WAKANUMUNE, 5. Cesar LOLOHEA, 6. Dominique WACALIE, 8. Marius BAKO, 10. Pierre WAJOKA (c), 14. Judikael IXOEE, 18. Emile BEARUNE, 19. Georges GOPE-FENEPEJ, 22. Olivier DOKUNENGO, 23. Jean Patrick WAKANUMUNE. O técnico é Christophe Coursimault.

Os "cagous" fazem a festa com suas medalhas douradas e mascotes em mãos 

Já as Ilhas Salomão desfilaram os seguintes atletas: 1. Shadrack RAMONI (G), 4. Tome FAISI, 5. Samson TAKAYAMA, 6. Nelson SALE, 9. Benjamin TOTORI, 13. Mostyn BEUI, 15. Seni NGAVA, 16. James NAKA, 17. Abraham INIGA, 18. Henry FA'ARODO, 19. Joses NAWO. O técnico é Jacob Moli.

Em um lindo gesto, a torcida local reconhece o esforço dos salomônicos, vice-campeões

  Taiti fatura bronze

  A disputa pela medalha de bronze também teve um vencedor francófono: trata-se do Taiti. A equipe polinésia, cinco vezes campeã dos Jogos do Pacífico, repetiu o feito de 1963 e 1971, quando ficou com o bronze.

Lorenzo Tehau (vermelho) tenta levar o Taiti ao ataque

  O gol de Atani, logo aos cinco minutos, abriu o caminho para a vitória taitiana. Os fijianos chegaram ao empate com Avinesh, mas Tehau fez o gol da vitória taitiana aos 20 minutos do segundo tempo.

Disputa de bola sob os olhares atentos da torcida presente

  O Taiti foi a campo com: 1. Xavier SAMIN (G) (c), 2. Stephane FAATIARAU, 3. Vetea TEPA, 5. Teheivarii LUDIVION, 6. Donavan BOUREBARE, 7. Garry ROCHETTE, 8. Jonathan TEHAU, 11. Lorenzo TEHAU, 13. Steevy CHONG HUE, 14. Stanley ATANI, 17. Sebastian LABAYEN. O técnico é Eddy Etaeta. Já o Fiji, que pode ser considerado a decepção do torneio, foi a campo com: 20. Benaminio MATEINAQARA (G), 2. Avinesh SWAMY, 4. Seveci ROKOTAKALA, 5. Pene ERENIO, 9. Malakai TIWA, 11. Roy KRISHNA (c), 12. Alvin AVINESH, 13. Maciu DUNADAMU, 14. Taniela WAQA, 16. Ilaitia TUILAU, 17. Malakai KAINIHEWE. O técnico é Gurjit Singh.

Taitianos comemoram a medalha de bronze obtida horas antes

Fonte das Fotos: OFC
  

Um comentário:

  1. Parabéns a Nova Caledônia! Espero que repitam nas Eliminatórias para 2014...

    ResponderExcluir