segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Taiti e Fiji se classificam e seguem vivos na luta pelo ouro!

Por João Victor Gonçalves


  Foram definidos nesta segunda-feira os quatro classificados às semifinais dos Jogos do Pacífico. Destes, dois são oriundos do Grupo B, e conquistaram a vaga de maneiras bem distintas: enquanto os fijianos passaram com a liderança do grupo e 100% de aproveitamento, os taitianos precisaram realizar uma missão que parecia impossível e descontaram uma diferença de 16 gols de saldo em relação aos papuásios.


Debaixo de chuva, Kiribati e Taiti se enfrentaram


  Pela manhã, o jogo inaugural da última rodada do Grupo B, em Boulari, envolveu a seleção do Taiti, que necessitava descontar um saldo de 16 gols e torcer por uma derrota da Papua Nova Guiné para obter a vaga, e Kiribati, que visava despedir-se de maneira honrosa, já que a campanha pífia e o título de "pior seleção do Pacífico" já estavam praticamente assegurados.


Os jogadores do Kiribati voltaram pra casa com a pior campanha dos Jogos do Pacífico


  A partida se desenrolou como já era esperado: aos 21 minutos, o Taiti já ostentava uma vantagem de 3-0, graças aos gols de Poroiae, Chong Hue e Araneda. Sete minutos depois Chong Hue deixou seu segundo gol na partida, o quarto dos taitianos. Bwakineti até ensaiou uma reação kiribatiana, mas seu tento não passou de um gol de honra. Necessitando de uma vitória elástica, Chong Hue e Poroiae assinalaram mais dois tentos, levando para o intervalo a vantagem de 6-1.


Batiri (azul) tenta jogada de efeito para o Kiribati


  Precisando de mais 10 gols para manter vivas as chances de classificação, os comandados de Eddy Etaeta vieram com tudo após o intervalo: Chong Hue, Mataitai e Ludivion fizeram o placar dos francófonos atingirem nove tentos aos 12 minutos. Daí, seguiu-se um hiato de 16 minutos até o décimo, assinalado por Tehau. E Teaonui Tehau estava inspirado! O reserva de ouro assinalou mais quatro tentos até o término dos 90 minutos. Faatiarau e Atani completaram a goleada.


Ludivion (branco) é o cão de guarda da zaga taitiana


  O Taiti foi a campo com: 20. Mikael ROCHE (G) (c), 2. Stephane FAATIARAU, 3. Vetea Tepa, 4. Tauraa MARMOUYET, 5. Teheivarii LUDIVION, 9. Taufa NEUFFER (c), 12. Hiroana POROIAE, 13. Steevy Chong Hue, 14. Stanley ATANI, 15. Efrain ARANEDA, 16. Temarii TINORUA. O técnico é Eddy Etaeta. Já o Kiribati despediu-se dos Jogos com o seguinte time: 1. Tarariki TAROTU (G), 2. Tiaon Miika, 3. Kaake Kamta, 4. Kaben IOTEBA, 5. Enri TENUKAI, 6. Nabaruru BATIRI, 7. Atanuea ERITARA, 8. Antin NANOTAAKE, 13. Erene BWAKINETI, 15. Martin Miriata, 17. Biitamatang KEAKEA (c). O técnico é Pine Iosefa.


Papua Nova Guniné (vermelho) e Fiji entram em campo para o jogo decisivo


  Feita a sua parte, restava aos taitianos torcerem por uma vitória fijiana contra a Papua Nova Guiné. E com o apoio dos francófonos, os homens de Gurjit Singh mantiveram o ritmo e garantiram os 100% de aproveitamento na primeira fase, selando a classificação polinésia.


Roy Krishna (camisa 12), o melhor jogador do Pacífico, defende as cores seu país natal, Fiji


  Dependendo apenas de si pra conquistar a vaga, a Papua Nova Guiné partiu com tudo para o ataque no início do jogo, fazendo com que Waqa e Rokotakala ganhassem o cartão amarelo na tentativa de impedir as ofensivas papuásias. Mas a falta de organização defensiva pôs em xeque a tática dos homens da Nova Guiné: aproveitando as brechas da retaguarda papuásia, Avinesh Swamy abriu o placar para os fijianos.


Os homens de Fiji terão as Ilhas Salomão pela frente nas semifinais


  Precisando do empate, os papuásios aumentaram ainda mais suas ofensivas no campo fijiano, abrindo possibilidades para a equipe alvinegra aumentar a vantagem. E foi o que aconteceu! Nos acréscimos do primeiro tempo, Malakai Kainihewe aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou de maneira inapelável para Kalai.


O gramado sintético de Boulari resistiu bem à chuva


  O gol parece ter abatido a seleção da Papua que, sabendo da necessidade do empate para se classificar, tentou de todas as formas alcançar a igualdade na etapa complementar. Mas o forte sistema defensivo fijiano segurou os ímpetos papuásios. No último lance, Gari Moka cabeceou tirando tinta da trave fijiana, mas a viagem de volta para casa dos papuanos já estava selada! Com a derrota por 2-0, a equipe vê um classificação praticamente garantida escapar por entre os dedos, e volta de maneira precoce para a casa.


Jogadores do Taiti comemoram a conquista da vaga após o término do jogo da Papua


  Fiji foi a campo com: 1. Simione TAMANISAU (G) (c), 2. Avinesh SWAMY, 4. Seveci ROKOTAKALA, 5. Pene ERENIO, 7. Pita BOLAITOGA, 8. Alvin SINGH, 12. Alvin AVINESH, 13. Maciu DUNADAMU, 14. Taniela WAQA, 17. Malakai KAINIHEWE, 18. Esava NAQALECA. O técnico é Gurjit Singh. Já a Papua Nova Guiné jogou com: 1. Lesly KALAI (G), 3. Valentine NELSON, 5. Kelly JAMPU, 7. Gari MOKA, 11. Nathaniel LEPANI, 12. David MUTA (c), 13. Andrew LEPANI, 14. Niel HANS, 16. Jeremy YASASA, 17. Mauri WASI, 18. Eric KOMENG. O técnico é Frank Farina.


Visão panorâmica do Estádio Boewa, que se despediu do futebol masculino nos Jogos do Pacífico


  Agora os classificados voltam a campo no próximo dia 07: às 14 horas (horário local) jogam, em Koné, Nova Caledônia e Taiti; no mesmo horário, duelam em Lifou, Ilhas Salomão e Fiji.


Confira a classificação final do Grupo B:



Equipe                                                     
Fiji
J
4
V
4
E
0
D
0
GP
18
GC
1
SG
17
Taiti
4
2
1
1
25
5
20
Papua Nova Guiné
4
2
1
1
22
4
18
Ilhas Cook
4
1
0
3
4
15
-11
Kiribati
4
0
0
4
2
46
-44

  












Fonte das Fotos: OFC

Um comentário:

  1. Essas semi-finais pegarão fogo. Aposto em uma final entre Nova Caledônia e Fiji...

    ResponderExcluir