domingo, 31 de julho de 2011

Nova Zelândia segura africanos e segue na tentativa de fazer história na Colômbia!

  Por Rodrigo Augusto



  Aconteceu neste último sábado (30), a tão aguardada estréia “kiwi” no Mundial Sub-20, que está sendo realizado na Colômbia. E parece que a sorte estava do lado oceânico, que, com que muito esforço físico e determinação, mostraram o máximo de futebol na expectativa de uma estréia histórica na competição.

A estréia de neozelandeses e camaroneses ocorreu no estádio Pascual Guerrero, em Cali,

 Se um resultado épico não foi possível, ao menos os “All Whites” continuam com chances de conseguir a classificação e fazer história na Colômbia. O jogo começou com Camarões tentando pressionar, enquanto os “kiwis” se seguravam como podiam na zaga. Com isso, a sonolência e nervosismo das equipes ficaram visíveis. Para as duas seleções, era o duelo mais importante da Fase de Grupos, pois quem começasse perdendo teria grandes chances de voltar para casa mais cedo, já que Portugal e Uruguai que também compõem o grupo são franco-favoritos às duas vagas diretas.

Mbondi precisou de dois chutes para vencer o arqueiro neozelandês na cobrança de pênalti. Fonte: AP

  Surpreendentemente, com o passar do tempo, os neozelandeses começaram a se soltar e atacar os camaroneses, principalmente pelas bolas alçadas na área, a principal jogada da equipe. Foi assim que levaram certo perigo ao goleiro Efala, capitão camaronês. Os camaroneses tentavam equilibrar o jogo na velocidade e habilidade das jogadas pelas laterais, principalmente por intermédio do camisa 10, Bitang, que mostrava certa intimidade com a “pelota”.
  Aos 33 minutos da primeira etapa, os “leões” confirmaram a sua leve superioridade no jogo: depois de uma bola longa na intermediária Ohandza apareceu livre no meio da zaga, tentou driblar o goleiro Marinovic, mas sofreu pênalti que o próprio goleiro defendeu. Todavia, no rebote, Mbondi deixou sua marca com o gol vazio.

A forte marcação neozelandesa evitou que Camarões conseguisse a vitória

  Embora os neozelandeses tenham se abatido com o gol camaronês, o empate não demorou a vir: aos 40 minutos, o zagueiro Tchaha tentou recuar de cabeça para o goleiro que estava adiantado e foi surpreendido marcando o gol contra que garantiu o primeiro ponto da Nova Zelândia em Mundiais da categoria.
  No segundo tempo, a partida continuou com as mesmas características: Camarões pressionando e a Nova Zelândia tentando se segurar como podia;  as principais jogadas africanas vinham com Ohandza e Yaya. Já os oceânicos assustavam pouco, apenas em jogadas isoladas, que não chegaram a assustar o arqueiro camaronês. E o confronto no Estádio Pascual Guerrero, em Cali, terminou mesmo no 1 a 1.

Confira os melhores momentos do duelo de estreia dos "All Whites" no Mundial Sub-20

  É necessário destacar que um dos principais destaques dos “All Whites”, o promissor meia-atacante Marco Rojas, virou um desfalque de ultima hora com uma pequena lesão. A esperança da comissão técnica é de poder contar com o jogador em alguma partida, mas se isso não for possível, vontade não irá faltar para esses garotos da Oceania, que provaram que tem sim chances de surpreender no “grupo da morte” desse Mundial Sub-20.

Confira a análise dos jovens “Socceroos” feita pelo Do outro lado da Bola antes do Mundial Sub-20

  Por Rodrigo Augusto



  A Austrália detém uma marca impressionante na Copa do Mundo Sub-20 da FIFA: em mais de duas décadas só não participou da edição realizada no Canadá, em 2007. A fase mais bem-sucedida dos jovens Socceroos aconteceu no início dos anos 90, quando chegaram a duas semifinais consecutivas, em 1991 e 1993, seguidas da participação nas quartas em 1995. Aquela geração Sub-20 produziu uma leva de talentos como Mark Bosnich, Paul Okon, Craig Moore e Mark Viduka.

Os jovens "Socceroos" chegaram perto do título asiático, mas perderam para a Coreia do Norte na grande decisão: 3-2

  A geração atual esteve muito perto de uma conquista histórica no Campeonato Sub-19 da AFC, perdendo por 3 a 2 para a Coreia do Norte na final. Caso tivesse levantado a taça, o grupo teria sido a primeira seleção masculina da Austrália a conquistar o título asiático desde que o país se transferiu para a nova confederação, em 2006. Os jovens comandados por Jan Versleijen terão de se inspirar muito na campanha que fizeram na China em outubro, quando se classificaram na ponta de um grupo que contava com duas forças do continente, Irã e Coreia do Sul. A passagem para a Colômbia 2011 foi carimbada com uma difícil vitória sobre os Emirados Árabes Unidos, já na prorrogação, partida que seria seguida de um 2-0 sobre a Arábia Saudita, que por sua vez antecedeu a fatídica derrota nos últimos minutos da final.

Os Emirados Árabes Unidos não foram páreo para os australianos em sua campanha no Asiático Sub-19

  A atual safra do futebol de base australiano é formada pelo grupo mais experiente de jovens que ostentaram a camisa da seleção em anos, com muitos dos atletas marcando presença constante entre os titulares de seus clubes na liga da Austrália — um grande salto em relação às gerações passadas. Já o técnico Jan Versleijen, que aos poucos vem implementado uma pitada do talento holandês no estilo de jogo da equipe, marcará sua segunda participação em uma Copa do Mundo Sub-20 da FIFA. O elenco demonstra habilidade e muita explosão pelos cantos do gramado através dos meias Tommy Oar e Matthew Leckie.

Mesmo já garantida no Mundial, a Austrália não tomou conhecimento da Arábia Saudita: 2-0 tranquilos

  A seleção quer provar que é realmente a maior força do continente depois que se filiou a AFC, e, enfim alcançar novos vôos nesse Mundial, que promete ter grandes jogos, graças à habilidade de jovens talentos que desfilarão em terras colombianas, como Casemiro, do Brasil, e Sérgio Canales, da Espanha.

Tommy Oar, jogador do Brisbane Roar, é uma das grandes promessas do futebol australiano

  O torneio, que começou nesta última sexta-feira (29 de julho) promete chamar as atenções do mundo para as duas seleções da Oceania que representam o continente no torneio (lembrando sempre que a Austrália conseguiu a vaga pela Ásia). Independentemente dos resultados, tanto os “All Whites” quanto os “Socceroos” prometem muito esforço e dedicação!

Rakiraki e Nasinu vencem seus duelos pela Segunda Divisão Fijiana

  Por João Victor Gonçalves


  Dois duelos agitaram os gramados fijianos por mais uma rodada da 2ª Divisão local. Ao término dos encontros no TFL National Stadium e no Theodore Park, Rakiraki e Nasinu saíram vitoriosos, com destaque para os primeiros, que, com a vitória, somaram seus primeiros três pontos na Western Premier League (uma das duas chaves da 2ª Divisão).


A equipe do Rakiraki em uma de suas formações de 2010


  Mesmo jogando em Vatukoula, o Rakiraki não se intimidou e saiu do Theodore Park com importantes três pontos. A equipe contou com uma bela atuação de Madhavan Goundar, autor de dois gols no encontro. Mesmo após abrir 2-0, os visitantes permitiram a reação dos locais, que empataram com gols de Ronil Lal e Sivo. Porém, a presença decisiva de Goundar, aos 30 minutos do 2º tempo, garantiu a vitória dos vermelhos.


O Nasinu encontrou mais dificuldades do que esperava para bater o Tailevu North


  No outro jogo do final de semana, válido pela Southern Premier Division, o Nasinu encontrou mais dificuldades do que o esperado para bater o Tailevu North, por 2-0, no Estádio Nacional. Rahul Chaudhry abriu o placar aos 29 minutos da primeira etapa. A partir daí, os azuis-grenás tiveram um encontro equilibrado, com a vitória sendo garantida apenas na etapa complementar, com o gol de pênalti de Asis Chand.


A vitória ajudou o Nasinu a assumir a 3ª Colocação da Southern Premier League, com 10 pontos


  Mesmo com a bola rolando nos gramados fijianos, as atenções da maioria das equipes estão voltadas para os bastidores da Fiji Football Association. Tailevu North e Nasinu entraram com recursos contra a equipe do Lami, com a suspeita de escalação de um jogador irregular na vitória sobre o North, por 7-0. A mesma justificativa foi utilizada por dirigentes do Rakiraki para pedir a perda de pontos do Nalawa, na partida em que foram derrotados por 4-2. O vice-presidente da Fiji FA, Anil Sharma, prometeu que atenderá aos pedidos e tomará uma decisão nos próximos dias.


Confira a classificação das chaves da 2ª Divisão Fijiana:



Jovem time de Vanuatu vence amistoso comemorativo ao Dia da Independência

  Por João Victor Gonçalves


  Além do Aniversário de 31 anos de sua Independência, o povo vanuatuano teve muito o que comemorar no último sábado. Com um futebol alegre, empolgante e veloz, o jovem time local não tomou conhecimento do experiente selecionado das Ilhas Salomão, e venceu o rival por 2-0.
  Mais uma vez, um grande público acompanhou o segundo amistoso entre as equipes em solo vanuatuano, em menos de uma semana. Estima-se que cerca de 6 mil pessoas foram ao PVL Stadium nesse sábado para ver os "yellow boys" buscando a consolidação da seleção de Vanuatu no cenário internacional, com uma possível vitória que, além de convencer a torcida, mostraria que a equipe pode surpreender nos Jogos do Pacífico.


Vanuatu até tentou, mas esbarrou no empenho tático dos salomônicos no 1º tempo


  No 1º tempo, mesmo com muita empolgação e disposição por parte dos donos da casa, o nervosismo e a aplicação tática dos salomônicos atrapalharam o projeto dos locais de abrirem a contagem, com o score indo em branco para o intervalo. Na etapa complementar, porém, a equipe da casa voltou disposta e mais tranquila, pressionando o rival do primeiro ao último minuto. Nesse ritmo, Yvong August, com um forte chute, abriu a contagem, fazendo a festa da torcida local. Esse foi o segundo gol do jovem atacante com a camisa da Seleção Nacional.
  Buscando aumentar a festa do público, Kensi Tangis, jogador do Milo FC, rematou em grande estilo, fazendo seu primeiro gol internacional e decretando o placar final do encontro aos 31 minutos. Após o término da partida, August contou para a imprensa qual foi o segredo para o empenho dos atletas no jogo: "nosso treinador disse para jogarmos com o coração do início ao fim!". Declarou também toda sua alegria após o duelo: "fico feliz por marcar um gol contra uma das melhores seleções da Oceania".


Comemoração dos "yellow boys" após o tento de August


  Outro que não conteve o orgulho e a felicidade foi Saby Natonga, treinador vencedor. Emocionado, disse: "essa vitória é impressionante para Vanuatu. Estou muito orgulhoso dos meninos hoje". O comandante também ressaltou as dificuldades de mandar a campo um time jovem: "Seria uma tarefa muito difícil ganhar a partida com uma equipe jovem. Mas hoje esses jogadores provaram que merecem uma vaga na Seleção de Vanuatu".
  Vanuatu foi a campo com os seguintes 11: Nakapue Joel,  Bongnaim Alphonse, Sese Ala Selwyn, Tangis Kensi, Nikiau Filiamy, Tarivuti Rexly, Robert Tasso, Jean Robert Yelou, Jean Kaltak, Stephen Eddison e Wilson Yvong. Já as Ilhas Salomão jogaram com: Ramoni Shadrack, Suri George, Sale Nelson, Henry Fa'arodo Jnr, Bule Jeffery, Luwi Joe, Koti Samson, Samson Takayama, Aengari Hadisi. Waroi Jaochim, Fiji'I MIchaek, Ngava Seni.


Fonte de Fotos e Informação: www.vanuafoot.com.vu

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Anfitriã e favorita, seleção da Nova Caledônia está definida para os Jogos do Pacífico

  Por João Victor Gonçalves


  "Essa é a grande qualidade de qualquer treinador: fazer escolhas sem utilizar o critério emocional. As minhas são, naturalmente, bem pensadas". Com essas palavras, o treinador Christophe Coursimault abriu a coletiva na qual convocaria os 23 jogadores que irão defender as cores da Seleção da Nova Caledônia nos Jogos do Pacífico.


César Lolohea, jogador do Laval (FRA) é a maior reveleção da seleção da Nova Caledônia


  Coursimault também ressaltou, antes de anunciar os nomes, também ressaltou os critérios utilizados para a convocação: "A escolha foi pautada em alguns critérios, tais como a capacidade e versatilidade dos jogadores, que foram observadas durante os amistosos e o período em que ficamos reunidos". O comandante neo-caledoniano também ressaltou que espera ansiosamente a final da Copa da Nova Caledônia, neste sábado, após da qual poderá contar com todos os jogadores que atuam na Super Ligue.


Joël Wakanumune (30, jogador do Imphy-Decize, da França, de azul) é um dos jogadores mais experientes do grupo


  Outra expectativa do treinador diz respeito aos jogadores que atuam no cenário internacional. Segundo Coursimault, Vincent Taua, Joël Wakanumune e Dominique Wacalie trazem "um toque de bola adicional, e experiência dos desafios nos campeonatos europeus". Mas o técnico fez questão de ressaltar que tais atletas não serão privilegiados: "durante o encontro com eles, disse que terão de orientar o nosso trabalho e voltar para recuperar a bola durante as partidas, ajudando o grupo".


Vincent Taua, de carreira consolidada no futebol italiano, é a esperança de gols dos "cagous"


  A expectativa agora dos neo-caledonianos é que a seleção faça bonito em casa, mantenha o atual título no futebol masculino dos Jogos e coloque, mais uma vez, uma medalha dourada no peito!


Confira a lista dos 23 convocados para a Seleção Masculina da Nova Caledônia


Goleiros
DOUNEZEK Jean Yan - AS Magenta
PETEMOU Dimitri - AS Thio Sport



Defensores
BEARUNE Emile - FC Gaïtcha
BEARUNE Georges - FC Gaïtcha
DOKUNENGO Olivier - AS Mont Dore
IXOEE Judikael - AS Magenta
QAEZE Patrick - FC Gaïtcha
READ Jean-Paul - AS Magenta
SINEDO André - AS Magenta
VENDEGOU Kenji - AS Lössi



Meias
BAKO Marius - FC Gaïtcha
BOAWE Arsène - AS Thio Sport
GORENDIAWE Joris - AS Magenta
WACALIE Dominique - França
WAJOKA Pierre - FC Gaïtcha
WAKANUMUNE Joël - França
LOLOHEA César - França



Atacantes
GOPE-FENEPEJ Georges - AS Magenta
HAEKO Jacques - AS Lössi
HMAE Michel - AS Mont Dore
KABEU Iamel - Taiti
KAI Bertrand - Hienghène Sport
TAUA Vincent - Itália



Confira, também, a lista das 23 jogadoras convocadas para a Seleção Feminina da Nova Caledônia


DIEUMA Cheyenne - JS Baco
SINEM Audrey - OMS
XOWIE Kamené - OMS
POUYE Marjorie - OMS
WANAKAIJA Marie - OLYMPIQUE
HAOCAS Marielle - OLYMPIQUE
LALIE Aurélie - OLYMPIQUE
PAHOA Stéphanie OLYMPIQUE
TOLUAFE Beatrice - AS WETR
KENON Brenda - OMS
WAHIO Eva - AS WETR
TEINPOAWI Elodie - França
KAEMO Claire - FC GAITCHA
JAINE Glenda - FC AUTEUIL
JAINE Madeleine - FC AUTEUIL
MAGUIRE Kim - OLYMPIQUE
PELLETIER Charlotte - OMS PAITA
XOLAWAWA Céline - França
WAHNAPO Aurélie - França
WAENGENE Hélène - França
WAHNAWE Christelle - França
LUELOLO Prisca - França
LUELOLO Marilyse - França

Honiara West e Makira Ulawa Sharks farão a final da Liga Nacional de Beach Soccer

  Por João Victor Gonçalves


  O evento mais importante do beach soccer salomônico e um dos mais importantes da Oceania já tem sua final definida. No próximo sábado, duelarão nas areias do DC Park Honiara West e Makira Ulawa Sharks. Enquanto os "tubarões" conseguiram uma classificação relativamente fácil, os atuais campeões tiveram que suar a camisa no Derby da Capital.
  Em uma das semifinais, os atuais campeões, Honiara West, entraram como grandes favoritos para o duelo contra os rivais do East. Todavia, o excesso de confiança parece ter atrapalhado os ocidentais, que saíram atrás no marcador. Antes do intervalo, porém, Selson Lafua conseguiu igualar a contagem para os defensores do título. 


O Honiara West não esperava tanta dificuldade para vencer seus rivais do East


  Na segunda etapa, o East reagiu e conseguiu se colocar novamente a frente do marcador, mas dois gols de Casper Lui colocaram o West na frente, novamente. Ainda havia tempo para uma tentativa de reação, e o primeiro passo foi dado Robert Laua, que empatou a contagem em três tentos. Quando tudo indicava que o duelo iria para o tempo extra, Timothy Wale, com um belo voleio, garantiu o gol da vitória para o Honiara West no final do 3º tempo, definindo a classificação dos campeões a mais uma final.


O Makira Ulawa Sharks coroou sua bela campanha na Liga Nacional com a vaga na grande decisão


  No outro duelo das semifinais, o Makira Ulawa Sharks não teve muita dificuldade para bater os atuais vice-campeões do Northern United por 7-3. O grande destaque do encontro foi Ian Ngahugari, com 4 gols. Dois tentos de Nicholas Muri e um de John Kahu fecharam a contagem favorável aos tubarões. A equipe tentará agora quebrar a hegemonia do Honiara West no beach soccer salomônico e faturar a taça nessa temporada. Serão 36 minutos inesquecíveis para os amantes do esporte nas Ilhas Salomão e em toda Oceania!

Vanuatu e Ilhas Salomão não saem do zero em amistoso internacional

  Por João Victor Gonçalves


  Mais de 6 mil pessoas lotaram as arquibancadas do Port Vila Stadium para acompanhar a seleção nacional de Vanuatu em mais um grande desafio preparatório para os Jogos do Pacífico: após dois jogos na casa do rival nesse mês, era a vez dos "yellow boys" serem anfitriões e buscarem a revanche ante a seleção das Ilhas Salomão.
  Nem mesmo o forte sol da tarde desanimou os atletas de ambas as equipes, principalmente os donos da casa. Logo no início de jogo, Yvon August cobrou falta de maneira perfeita, mas Jean Kaltak cabeceou por cima do gol. Todavia, o forte sistema defensivo das equipes fez com que o jogo fosse para o período de descanso com o placar em branco.


Os capitães Jean-Robert Yelou (Vanuatu) e Henry Fa'arodo (Is. Salomão) se cumprimentam antes da partida


  Após o intervalo, foi a vez das Ilhas Salomão chegarem ao ataque, por intermédio de seu capitão, Henry Fa'arodo Jr., em um forte chute que parou na trave. Vanuatu até tentou responder nas boas jogadas de August, mas a tarde não era mesmo de gols. A forte marcação e o condicionamento físico foram fatores determinantes para a manutenção do placar de empate até o apito final de Banga Robinson. Com o placar em branco no primeiro amistoso entre as duas equipes em terras vanuatuanas neste mês, todas as atenções se voltam para o encontro do próximo sábado, no mesmo PVL Stadium, às 3 da tarde, horário local, quando os "yellow boys", além de tentarem mostrar um melhor futebol, lutarão para coroar as celebrações do 31º aniversário da Independência de sua pátria.
  Vanuatu desfilou no gramado do PVL Stadium os seguintes jogadores: Ernest BONG (G), Alphonse BONGNAIM, Sese SELWYN ALA, Kensi TANGIS, Rexly TARIVUTI, Robert TASSO (Daniel MICHEL 82'), Jean-Robert YELOU (c), Jean KALTACK (Michel KALTACK 72'), Saimata CHILIA (Eddison STEPHEN 57'), Meren TAMBE, Yvong AUGUST. O técnico foi Saby NATONGA. Já as Ilhas Salomão contaram com os seguintes atletas: Shadrack RAMONI (G), George SURI, Nelson SALE, Aleck WICKHAM (Samson TAKAYAMA 45'), Tome FAISI, Henry FA'ARODO (c), George LUI, Jeffery BULE, Joses NAWO, Abraham INIGA (Joachim WAROI 75'), Joe LUWI. O comando técnico foi de Jacob MOLI.
  
Fonte de informação e foto: www.vanuafoot.vu

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Liga Nacional de Beach Soccer agita areias das Ilhas Salomão no fim de julho

  Por João Victor Gonçalves


  A modalidade mais popular do futebol nas Ilhas Salomão não é disputada sobre a grama, e sim nas areias que ocupam vastas porções do território do país, preenchendo cenários paradisíacos e belíssimas paisagens litorâneas. Dessa forma, não é de se estranhar que todas as atenções da mídia local estejam voltadas para a Liga Nacional de Beach Soccer, disputada por oito equipes. Por ser um torneio de tiro curto, cada jogo torna-se uma verdadeira decisão, com as equipes dando o máximo de si em três tempos de 12 minutos a cada batalha.


James Naka, jogador do Central Islands, um dos craques da seleção das Ilhas Salomão, em ação no Mundial, contra o México


  Na última terça (26), a 2ª rodada da competição foi realizada. No primeiro jogo dos quatro que se sucederam no DC Park, o Guadalcanal Vali conseguiu se recuperar da derrota na estreia e bateu o Makira Ulawa Eels por 5-4, após prorrogação. Destaque para a boa atuação do arqueiro Henry Padaverana, do Vali, que com boas defesas garantiu a manutenção de chances de classificação de sua equipe às semifinais.


Mesmo com o forte calor no DC Park, os jogos foram movimentados, com muitos gols


  O segundo jogo do dia teve de ser adiado em uma hora devido ao forte calor, que ameaçava a integridade física dos jogadores na Arena. Com a bola rolando, novamente 36 minutos não foram suficientes para determinar o vencedor do encontro entre Central Islands e Makira Ulawa Sharks. Com três gols de Ceci Buru, sendo um deles na prorrogação, o Makira Ulawa Sharks conseguiu sua classificação às semifinais, conseguindo sua 2ª vitória no torneio: o placar final apontava 5-4 para os tubarões.


A competição promete agitar as areias salomônicas durante o final de Julho


  O terceiro encontro do dia colocava frente a frente os atuais finalistas da Liga Nacional: Honiara West e Northern United realizaram a revanche do ano passado, e dessa vez os atuais campeões não foram capazes de levar a melhor. Com uma boa atuação de Michael Misitana, os garotos do Oeste deram o troco nos rivais do Norte e venceram por 6-3. O resultado garantiu a classificação do West para as semifinais.


Michael Boso, jogador do Kikios, é polivalente, defendendo seu país tanto nas areias quanto na grama. Na foto, ele em ação na Copa das Nações da Oceania Sub-20


  Finalizando a 2ª jornada nas areias de Honiara, o Western Kikios mostrou porque tem um dos melhores ataques das Ilhas Salomão, vencendo o Honiara East por 5-4. Destaque para uma boa atuação do artilheiro Michael Boso. Os jogos continuam durante essa semana, e todos os salomônicos esperam ansiosamente pela definição do "Gigante das Areias" dessa temporada!

Federação neozelandesa define duelos da Chatham Cup e Knockout Cup. Confira!

  Por João Victor Gonçalves


  A Federação Neozelandesa de Futebol (NZ Football) divulgou nesta última quarta-feira as datas e os confrontos válidos pelas semifinais da Chatham Cup, o mais tradicional torneio do futebol masculino do país, e das quartas-de-final da Knockout Cup, principal competição do futebol feminino no país.


A equipe do Bay Olympic tenta repetir o feito do ano passado, quando chegou na final da Chatham Cup contra o tradicional Miramar Rangers


  Na disputa masculina, o principal destaque vai para o confronto entre o "derruba gigantes" Wairarapa United e o tradicional Bay Olympic, que será disputado em 14 de Agosto, no Olympic Park, em Auckland. Os verdes tentam manter a escrita de carrasco das equipes de Auckland e vêm embalados após uma vitória de  4-1 sobre o favorito Waitakere City, com uma bela atuação de Adam Cowan e Carl Shailer. Já a equipe de Auckland suou a camisa para conseguir a vaga nas semifinais: vitória nas penalidades sobre o Dunedin Technical, longe de casa. Na outra partida, Napier City Rovers e Caversham duelam no Park Island, em Napier. O duelo promete ser equilibrado, já que, embora os "Rovers" tenham a vantagem de jogar em casa, os vermelhos vêm motivados após uma vitória de 4-0 longe de seus domínios sobre o Onehunga Sports, na fase anterior.


George Barbarouses (verde) é um dos destaques do meio-campo do surpreendente Wairarapa United


  Já nos duelos válidos pela Knockout Cup, o grande destaque é o confronto entre Claudelands Rovers e Eastern Suburbs, no Galloway Park, em Hamilton. As meninas do "Rovers" são as atuais campeões da competição e buscam a defesa do título. A seu favor, as garotas de Hamilton tem Sarah McLaughlin, jogadora que defendeu a seleção neozelandesa na Copa do Mundo Feminina. Já a equipe suburbana não fica atrás: além da arqueira Erin Nayler, reserva das "Ferns", a equipe conta com Sarah Gregorius, grande destaque do país no futebol feminino.


As meninas do Claudelands Rovers buscam a defesa do título da Knockout Cup


Confira abaixo os jogos e os locais das disputas nas respectivas competições:


Chatham Cup - Semifinais


Park Island, Napier - Napier City Rovers vs Caversham - 13/08
Olympic Park, Auckland - Bay Olympic vs Wairarapa United - 14/08


Knockout Cup - Quartas-de-final


McFetridge Park, Auckland - Glenfield Rovers vs Western Springs - 06/08
Galloway Park, Hamilton - Claudelands Rovers vs Eastern Suburbs - 07/08
Wakefield Park, Wellington - Waterside Karori vs Marist - 06/08
Local a ser definido - Dunedin Technical ou Roslyn Wakari vs Coastal Spirit - 07/08


*As datas dos jogos podem sofrer alterações prévias de acordo com as decisões da NZ Football

terça-feira, 26 de julho de 2011

1000 Visitantes!

  Por João Victor Gonçalves e Rodrigo Augusto

  No último fim de semana, nosso Blog atingiu uma marca que nos enche de orgulho: 1000 visitantes! Algo expressivo para um espaço de informação tão jovem, que começou há poucas semanas sua missão de informar os leitores do Brasil a respeito do que melhor ocorre "do outro lado da Bola", no futebol da Oceania.


  Temos a consciência de que só atingimos esse objetivo com o apoio de você, nosso querido e estimado leitor, que dedica parte do seu tempo aos "contos" do futebol exótico que apresentamos no Blog. Saiba que vocês são e sempre serão nossos maiores motivadores nessa jornada!




  Esperamos que vocês continuem colocando seus comentários nos posts ou dando uma passadinha no nosso Twitter e Facebook. Aproveitamos o espaço para agradecer alguns incentivadores nesse começo de trabalho: Carlos Santos, grande colaborador e incentivador do Blog, que gerencia os seguintes sites: http://clicknoscampeoes.weebly.com/ e http://clicknoscampeoes.weebly.com/; Equipe do Alternativo F.C., que comanda os comentários nos vários posts de nosso Blog e também possui um belo trabalho falando do futebol mundial no seguinte endereço: http://alternativofutebolclube.blogspot.com/; Luciano Mano Negra, alentador do nosso Blog, que desempenha um importante trabalho de edição de escudos para futebol de botão no Blog: http://escudetos.blogspot.com/ e Jesus Lopez, nosso colaborador internacional e amante do futebol da Oceania; além disso, agradeço todos nossos seguidores do Twitter que, com seus retweets, ajudaram na divulgação do nosso espaço.


  Para comemorar a marca, realizamos algumas melhoras na funcionalidade do Blog: agora contamos com um Tradutor, que pode ser encontrado na lateral esquerda da página, permitindo o acesso de milhares de leitores do mundo todo às informações postadas; também disponibilizamos novos links na Sessão "Links Interessantes", com sites informativos de vários países da Oceania, juntamente com o link das Federações locais filiadas à FIFA, que mantemos desde o início das nossas atividades.  Completando as melhorias, agora temos uma página no Facebook, que todos nossos amigos podem curtir clicando no "Curtir" que ficará na lateral esquerda do Blog.


  Esperamos que esses sejam os primeiros mil de milhões de visitantes que teremos em nossa página. Tenham a certeza que estamos nos esforçando ao máximo para agradar a todos. Qualquer dúvida ou sugestão, enviem um e-mail para: dooutroladodabola@gmail.com.


Muito obrigado amigos!
Voltem Sempre!

Super Ligue já tem três dos cinco participantes do Play-off final definidos

  Por João Victor Gonçalves


  O AS Thio Sport é o terceiro qualificado à fase final da Super Ligue, divisão especial do futebol neo-caledoniano. A equipe da Costa Leste conseguiu a vaga após uma importante vitória longe de casa, no Estádio Numa Daly, ante o FC Gaïtcha, que já estava garantido nos play-offs. Mérito para os garotos de Steeve M'boueri, que ocuparam as primeiras posições da tabela desde o início do torneio. Agora, a equipe de Thio quer definitivamente entrar para a história do esporte local, faturando a taça.


Rénaldo Nonmeu, do Thio (azul) domina bola no triunfo de sua equipe ante o Gaïtcha


  A vitória dos auri-celestes foi conquistada de maneira emocionante, nos últimos instantes de jogo. Arsène Boawe abriu o placar aos 45 minutos do 2º tempo, para festa dos visitantes. Aproveitando a bobeira do sistema defensivo da equipe da capital, logo no minuto seguinte Rénaldo Nonmeu aumentou a vantagem do Thio e garantiu a classificação da equipe da cidade homônima. Muita festa no gramado do Numa Daly por parte dos jogadores e comissão técnica.


Com a vitória, a equipe da Costa Leste garantiu a vaga nos Play-offs da Super Ligue


  Um pouco antes, no jogo inaugural da 14ª rodada, o AS Lössi deu adeus às chances de classificação. A equipe laranja não foi páreo para os atuais campeões nacionais, Mont-Dore,  e, mesmo contando com o apoio de sua torcida, os rubro-negros provaram porque são os atuais campeões locais com um futebol invejável.


Nem mesmo as boas intervenções de seu goleiro foram capazes de dar a vitória ao Lössi


  Com uma grande atuação de Patrick Diaike, que voltava de lesão, os atuais campeões partiram pra cima dos laranjas e, no início do segundo tempo, assinalaram seu primeiro tento no marcador, por intermédio de Rony Atti. A equipe de Nouméa até tentou a reação, ao empatar a partida aos 36 minutos da etapa final, gol de Jean-Jacques Wahnyamalla. Mas todas as esperanças dos homens do Lössi em passar de fase foram por água abaixo aos 46 minutos, quando Kalaje Gnipate coroou a bela atuação de sua equipe com uma vitória. Assim como Gaïtcha e AS Thio Sport, o Mont-Dore já está classificado para a próxima fase.


Com a derrota, o AS Lössi não tem mais chances de classificação


  O encontro entre Hienghène Sport  e AS Kunié teve de ser adiado, já que a equipe do Kunié não pôde realizar a viagem até o Estádio Yoshida, em Koné. Outro encontro adiado foi entre Mouli Sport e AS Magenta, por culpa das fortes chuvas que atingiram o país nessa semana. Caso o Hienghène confirme sua vitória por W.O., garantirá a vaga nos Play-offs. Ainda lutam pela 5ª e última vaga Magenta e Mouli. O líder da fase qualificatória é o Mont-Dore, seguido por Gaïtcha e Thio Sport.

Nova Caledônia fará preparação na Austrália antes de Jogos do Pacífico

  Por João Victor Gonçalves


  Uma das favoritas ao título, além de anfitriã da competição, a seleção de futebol masculino da Nova Caledônia continua sua preparação para os Jogos do Pacífico. Buscando defender o atual título dos Jogos e faturar a medalha de ouro pela sexta vez, os "cagous", como são conhecidos os jogadores neo-caledonianos, em referência a uma ave típica da região, passarão por uma semana de amistosos na Austrália antes de iniciarem a disputa dos Jogos.


Comemoração da equipe após o gol no duelo contra o Taiti, nos últimos Jogos, em 2007


  A equipe realizará dois jogos entre 13 e 21 de Agosto ante o Gold Coast United, equipe da A-League, em Queensland. O treinador da equipe australiana, Miron Bleiberg, promete oferecer aos atuais campeões do Pacífico uma das melhores estruturas de treinamento da Austrália, além da oportunidade de jogar ante um dos melhores times do continente. 
  Todo o apoio dado os "cagous" será necessário, já que a missão dos anfitriões nos Jogos do Pacífico não será fácil: a equipe está no Grupo A, com Vanuatu, Ilhas Salomão, Tuvalu, Guam e Samoa Americana. Além do futebol rápido e envolvente com jogadores jovens das duas primeiras seleções, a equipe enfrentará o forte sistema defensivo de Tuvalu, seleção que foi um dos maiores desafios para os neo-caledonianos na última edição do certame, sendo batida com um gol solitário de Iamel Kabel, artilheiro da seleção na Samoa com 5 gols.


"Cagous" em ação na última edição dos Jogos do Pacífico


  Nos últimos Jogos, realizados em Samoa em 2007, a equipe conseguiu a medalha de ouro de forma invicta: na Fase de Grupos, vitórias sobre o Taiti (1-0), Tuvalu (1-0) e Ilhas Cook (3-0) e um empate contra Fiji (1-1). Na semifinal, vitória sobre as Ilhas Salomão (3-2) e, na grande decisão, vitória sobre Fiji por 1-0, gol de Hmae. 


Esse é o cagou, ave símbolo da Nova Caledônia que apelida a seleção. Fonte: Arys.fr


  O primeiro desafio dos neo-caledonianos na edição 2011 dos Jogos do Pacífico será contra Vanuatu, no dia 27 de Agosto. Completam a primeira fase os jogos contra Guam (30), Tuvalu (1º de Setembro), Samoa Americana (3) e Ilhas Salomão (5). A equipe espera conseguir os triunfos suficientes para estar na grande decisão, no Estádio Numa Daly, no dia 9 de Setembro.


Seleção da Nova Caledônia posa para foto antes de amistoso contra Taiti, em Abril


  O treinador da equipe, Christophe Coursimault, ressalta a dificuldade que os adversários proporcionarão nos jogos: "É um grupo muito difícil, principalmente devido as presenças das Ilhas Salomão e Vanuatu. Mas temos que dar atenção às outras seleções, pois elas darão o máximo de si e jogarão todas as suas fichas no torneio". Coursimault também destacou um fator fundamental para um bom desempenho de sua seleção no torneio: o preparo físico. Segundo ele "a recuperação entre os jogos será fundamental".


Os homens de cinza e vermelho são a esperança dos anfitriões nos Jogos do Pacífico


 Com um dos melhores elencos do Pacífico, em um dos poucos países da região em que o futebol é o principal esporte nacional, a Nova Caledônia espera confirmar o favoritismo e faturar a medalha de ouro. O Do outro lado da Bola estará de olho na jornada dos "cagous" em mais esta importante jornada internacional.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Seleção das Ilhas Cook é convocada para os Jogos do Pacífico

   Por João Victor Gonçalves


  O treinador Maurice Tilloston definiu, no último final de semana, os 18 convocados que representarão as Ilhas Cook nos Jogos do Pacífico da Nova Caledônia, entre o final de agosto e o começo de setembro. O experiente treinador, que já defendeu a seleção da Nova Zelândia por 15 oportunidades como jogador, entre 1972 e 1975, ressaltou a oportunidade que os Jogos oferecem para cada jogador do elenco: "este prestigiado torneio dá a oportunidade dos jogadores das Ilhas Cook testarem suas habilidades contra os principais países do Pacífico". O comandante também diz que a seleção está pronta para superar suas participações anteriores na competição, mesmo com a presença de outros países com maiores recursos e tradição no futebol. O principal fator favorável aos homens de Cook, segundo Tilloston, é a preparação especial da equipe, que está concentrado em Rarotonga: "os jogadores melhoraram seus fundamentos após um período de treinamentos com jogos de 5 contra 5, que permitiam um aperfeiçoamento técnico e tático. Na próxima semana iniciaremos os trabalhos com coletivos de 11 contra 11".


Os convocados de Cook posam para foto oficial do elenco antes de defenderem o país na disputa dos Jogos do Pacífico, na Nova Caledônia


  Juntamente com o Kiribati, a equipe é considerada a grande azarã do Grupo B da competição, que também conta com Fiji, Taiti e Papua Nova Guiné. Na última participação dos homens de Cook nos Jogos, em 2007, a equipe conseguiu uma vitória em três jogos (4-1 sobre Tuvalu); nos outros encontros, derrotas por 4-0 para Fiji e 1-0 para o Taiti. Agora, a equipe que tem como grandes destaques Tuka Tisam e Tony Jamieson quer alçar vôos mais altos sobre o Pacífico.


O futebol tem ganhado vários adpetos nas Ilhas Cook, como mostra esse pequeno vídeo


  Confira os jogadores convocados para a Seleção de Ilhas Cook e os times nos quais eles atuam; caso joguem em outros países, o mesmo está indicado:


Tony JAMIESON (Nova Zelândia)
Ngatokorua ELIKANA (Avatiu)
John PAREANGA (Matavera)
Mii JOSEPH (Tupapa)
Tahiri ELIKANA (Avatiu)
Allan BOERE (Nova Zelândia)
Nathan TISAM (Nikao)
Branden TUREPU (Tupapa)
Campbell BEST (Tupapa)
Nicholas FUNNELL (Austrália)
Grover HARMON (Tupapa)
Roger MANUEL (Tupapa)
Joseph NGAUORA (Austrália)
Taylor SAGHABI (Austrália)
Tuka TISAM (Nikao)
Anoanga TISAM (Nikao)
John MICHAEL QUIJANO (Nikao)
Eugiene TATUAVA (Tupapa)



Técnico: Maurice TILLOTSON
Presidente da Federação: Paul TUREPU


Fonte de informação e fotos: www.cookislandsfootball.com 

Do outro lado da Bola traz um raio-x da Nova Zelândia às vésperas do Mundial Sub-20

  Por Rodrigo Augusto


  A menos de uma semana da tão aguardada estréia dos “Kiwis” no Mundial de Futebol Sub-20, o Do Outro lado da Bola traz uma prévia da seleção oceânica, deixando no ar uma dúvida que sempre intriga os amantes do futebol da Oceania antes de competições desse gabarito:  até onde essas jovens promessas podem chegar?


Os gols de México 2-1 Nova Zelândia, na primeira participação dos neozelandeses em um Mundial Sub-20, em 2007, no Canadá


  Apesar de toda a tradição do País no esporte universal, esta é apenas a segunda participação em Mundiais da categoria dos "All Whites", já que na última edição das Eliminatórias, em 2009, a equipe foi superada pela seleção do Taiti e, antes, a Austrália era uma barreira quase que intransponível; com sua saída para a Ásia, o caminho dos neozelandeses se tornou mais fácil.

A vitória por 3-0 sobre as Ilhas Salomão mostrou que a equipe não teria muitas dificuldades nas Eliminatórias da OFC

  A campanha em seu único Mundial, em 2007, pode ser vista como digna de um debutante apesar de ter saído da competição sem um único ponto, a equipe adquiriu experiência e qualidade técnica. Na ocasião foram três derrotas: para Portugal (2x0) (seleção que também figura no grupo dos oceânicos nesse ano), Gâmbia (1x0) e México (2x1), que na época tinha em campo Javier “Chicharito” Hernández, a maior promessa do futebol azteca nos últimos anos.

A goleada por 10-0 sobre a Nova Caledônia foi o ponto máximo da campanha dos "All Whites" rumo ao Mundial Sub-20 da Colômbia

  A campanha para este Mundial de 2011, ao contrário da de 2009, foi sem sustos: a equipe venceu os 4 jogos em que disputou, marcando 22 gols e sofrendo apenas 1. As vitórias foram sobre Ilhas Salomão (3x0), Nova Caledônia (10x0), Fiji (na semi-final) (6x0) e novamente sobre as Ilhas Salomão, na final (3x1).

Fiji foi batido com facilidade nas semifinais pelos "kiwis": 6-0

  Antes da competição na Colômbia, nesse ano, o país todo deposita muita esperança na equipe devido à euforia com que a imprensa Neozelandesa descreve sua seleção: "o melhor selecionado de base que o País já teve!". Com muitos jovens habilidosos e de futuro promissor, que apesar da pouca idade, já figuram nos seus times principais do país, os "All Whites" prometem conseguir uma vitória e até a classificação para as oitavas-de-final do certame.

A grande decisão consolidou o domínio neozelandês no continente nas categorias amadoras

  O grande destaque dessa equipe é o meia-atacante Dakota Lucas, que demonstrou ótimo faro de gol e visão de jogo nas Eliminatórias, e Chris Wood, que simplesmente disputou  Copa do Mundo da África do Sul em 2010, atuando como titular em alguns jogos.

Chris Wood foi um dos destaques da invicta campanha dos "All Whites" na África do Sul

  Agora que todas as atenções do mundo do futebol estarão voltadas para a Colômbia, sede do Mundial, nós do Do outro lado da Bola e todos os amantes do futebol neozelandês voltarão seus olhos para o Estádio Olímpico Pascual Guerrero, em Cali, onde os "kiwis" fazem sua estreia, no dia 30 de Julho, às 17 horas, ante a forte seleção camaronesa.