domingo, 17 de julho de 2011

Especial: veja a campanha que garantiu o Taiti no Mundial de beach soccer - Ravenna 2011

Por Rodrigo Augusto


  A equipe "Do outro lado da bola" preparou um Especial mostrando a campanha de sucesso da jovem Seleção de Beach Soccer de Taiti, que surpreendeu o Planeta ao sagrar-se campeão das Eliminatórias Oceânicas para o Mundial, que será realizado no mês de Setembro em Ravenna na Itália e traz agora esse material especialmente para você, nosso fiel leitor.
  Tal consagração veio com muita surpresa, já que em todas as outras edições do torneio o representante da Oceania no Mundial foi as Ilhas Salomão, que possui um legítimo favoritismo em relação aos outros selecionados.
  O Qualificatório começou com o jogo de abertura entre Ilhas Salomão e Fiji, nas famosas praias de Papeete no Taiti, uma paradisíaca ilha que estava disposta a provar ao mundo todo que não tem a beleza de suas praias como único atrativo, mas também algo mais: o Beach Soccer!
  No primeiro jogo, as Ilhas Salomão, como se esperava, venceram sem muitos sustos, por 9 a 4, as Ilhas Fiji no "Jardim de Paofai", estádio que recebeu o evento.

Um dos destaques do torneio foi James Naka, o principal jogador de Ilhas Salomão


  Já no segundo dia de disputas, o jogo foi entre as Nações de Taiti e Fiji. Quem achou que Taiti, por ter o apoio da torcida, iria ter seu trabalho facilitado, se enganou! A partida foi muito disputada, com emoção até o final. Mas acabou prevalecendo a força dos taitianos, que saíram vencedores com o placar de 6 a 5.


Foi com muito esforço e emoção que Taiti estreou com vitória no Torneio

  A terceira e última rodada da fase de classificação colocava frente a frente as duas equipes que poderiam brigar por algo na Competição (já que Fiji, com duas derrotas, já havia encerrado sua participação - as Eliminatórias só tiveram a participação de 3 equipes, pois Vanuatu, que o disputaria, foi afetada por uma tempestade que impossibilitou seus planos de jogar a competição): Taiti e Ilhas Salomão.
  E a partida entre os donos da casa e os ''Reis das Praias do Pacífico'' foi disputada, com muita raça e vontade. Apesar de ambas as equipes já estarem garantidas na final, as mesmas se mostraram convictas, visando conseguir a vitória a qualquer custo. Quem se deu melhor foram os salomônicos, que saíram vencedores pelo placar de 4 a 1, levando todos a crer que davam passos largos rumo a mais um título.


A partida foi uma ''prévia'' do que as seleções poderiam mostrar na final

  E com um público animadissimo esperando uma conquista de poderia levar os taitianos a escrever seu nome na história, o Estádio ''Jardim de Paofai'' abrigou com certeza o maior evento da história do Beach Soccer taitiano, tendo de um lado uma equipe que tinha franco favoritismo por ter levado as outras edições do Torneio e que havia vencido o último confronto entre as equipes; do outro, uma seleção que chegou à final querendo ser bem mais do que ser mera figurante, além de provar que não são só as belas praias as únicas qualidades do país, mas também o selecionado de Beach Soccer.
  A partida se iniciou com os nervos a flor da pele: nenhum dos técnicos estava disposto a sair perdedor da partida e tentavam não passar o nervosismo e apreensão que sentiam aos seus jogadores.
  A emoção esteve presente do início ao fim, com belas jogadas que faziam o público ir ao delírio. Esse aspecto, aliado a uma bela exibição dos donos casa, resultou no placar final favorável ao Taiti: 4-3. Os donos da casa acabaram não apenas levando o título, mas também a vaga no Mundial e o respeito de quem está fazendo história, mostrando que surpresas podem aparecer no Mundial e que a Itália poderá se encantar com esses pequenos guerreiros do Pacífico!


Os lances do jogo que entrou para a história do Beach Soccer taitiano

A merecida festa dos campeões. Que venha o Mundial!

2 comentários:

  1. Histórico! Parabéns pela matéria! Já acompanhei a seleção das ilhas Salomão aqui na Copa do Mundo e Futebol de Areia no RJ e fico feliz em ver os taitianos chegando ao seu primeiro Mundial...

    ResponderExcluir
  2. Ver de perto uma Seleção da Oceania é um privilégio que poucos amantes do futebol têm. Torceremos para Taiti e, com muita fé, esperamos ao menos uma qualificação para as quartas-de-final em Ravenna!

    ResponderExcluir