quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ilhas Salomão vencem Tuvalu em amistoso comemorativo pelo Dia da Independência do país.

  Em amistoso comemorativo pelo Dia da Independência do país, as Ilhas Salomão bateram a seleção de Tuvalu por 2-1, em jogo realizado na tarde deste 7 de Julho em Honiara, no Lawson Tama Stadium, frente um público de cerca de 7 mil pessoas. A organização teve que correr para deixar o gramado do estádio pronto para a partida, já que horas antes havia ocorrido no local as cerimônias comemorativas da data festiva. Porém, tudo ficou pronto a tempo, e a bola pôde rolar, para alegria do público presente.


Foto do Lawson Tama Stadium, que sempre costuma receber um bom público em dias de jogos da Seleção Nacional


  Graças à garoa que cobriu a cidade de Honiara durante todo o dia, as equipes foram privadas do forte calor local e puderam mostrar o melhor de seu futebol. Nos primeiros 10 minutos, os donos da casa dominaram as ações do encontro, fato que foi revertido até o final do 1º tempo, já que os visitantes se organizaram em campo e passaram a dominar as ações de meio-campo. Os locais só conseguiam levar perigo com os tiros de longa distância feitos Henry Fa'arodo Jr. Mesmo com as tentativas de ambas as equipes, o primeiro tempo terminou sem abertura de contagem.
  As emoções pareciam reservadas à segunda etapa: logo no começo, os locais arriscaram com dois tiros que passaram tirando tinta da trave visitante. Porém, em tabelinha de Tasso e Ramoni, os visitantes quase marcaram, mostrando que estavam dispostos a estragar a festa da torcida local.
  Os salomônicos só puderam soltar o grito da garganta aos 18 minutos, quando, após cruzamento de Jeffery Bule e ajeitada de Ngava, Tafea colocou a bola no canto esquerdo de Ernest Bong, numa conclusão inapelável, fazendo 1-0 para os donos da casa. Três minutos depois, a festa da torcida local aumentaria ainda mais, com um forte remate de Totori, após tabela com Luwi, que vazou as redes de Bong, aumentando a vantagem salomônica. 


Benjamin Totori, das Ilhas Salomão (azul) rouba a bola de Selwyn Sese, de Tuvalu (amarelo)


  Após o duro golpe, os visitantes resolveram partir com tudo em busca de um gol de honra e ele veio aos 44 minutos, por intermédio de Daniel Michel. Os minutos que se seguiram foram de forte pressão por parte dos "yellow boys", mas que não resultaram no empate. O resultado final de 2-1 fez com que a torcida tivesse um feriado feliz, mas não agradou completamente o técnico vencedor, Jacob Moli. Segundo ele, a equipe "perdeu muitas oportunidades e os meninos ainda não mostraram todo o seu potencial". Já o técnico perdedor, Natonga Saby, destacou o ímpeto de sua equipe, que contava com o desfalque de dois de seus principais jogadores: Masauvakalo e Francois: "Alguns de nossos melhores jogadores não atuaram, o que afetou nossa equipe, mas estou convencido de que os jogadores mantiveram nosso plano de jogo durante toda a partida. Estou ansioso por uma melhora da equipe no jogo de sábado".
  Ilhas Salomão e Tuvalu voltam a se enfrentar no sábado, às 15 horas (horário local), no mesmo Lawson Tama Stadium.

3 comentários:

  1. Ilhas Salomão poderia ter ganhado de mais! Os salomônicos, junto com a Nova Caledônia, são minha esperança para tirar a vaga da repescagem contra um país asiático das mãos da Nova Zelândia hehehehe...

    ResponderExcluir
  2. Seria muito empolgante para o futebol da Oceania uma seleção, que não a neozelandesa, conseguindo a vaga para a repescagem!

    ResponderExcluir
  3. É Vanuatu e não Tuvalu, que não é da FIFA, blz?
    Ótimo blog

    ResponderExcluir