quarta-feira, 20 de julho de 2011

OFC define grupos da O-League e dos Jogos do Pacífico. Confira!

  Por Rodrigo Augusto


  A Oceania Football Confederation (OFC) realizou ontem em sua sede, localizada na cidade de Auckland, na Nova Zelândia, o sorteio dos grupos da próxima edição da O-League e também dos Jogos do Pacífico que ocorrerão entre agosto e setembro. Participaram do sorteio: Martin Alufurai, vice-presidente da OFC e David Firisua, diretor de competições da entidade.
  A O-League é o principal torneio de clubes da Confederação, pois reúne equipes de todo o continente e garante ao campeão o direito de disputar o Mundial de Clubes da FIFA no final do ano.

Os grupos da O-League ficaram assim definidos:

Grupo A

Waitakere United (Nova Zelândia)
Tefana (Taiti)
Ba (Fiji)
Mont-Dore (Nova Caledônia)
Grupo B

Amicale (Vanuatu)
Hekari United (Papua Nova Guiné)
Koloale (Ilhas Salomão)
Auckland City (Nova Zelândia, atual campeão)

  A OFC também aproveitou a ocasião para realizar o sorteio dos grupos do Torneio de Futebol dos Jogos do Pacífico, competição que atrairá a atenção do mundo dos esportes neste ano. Todavia, a partir dessa edição ocorre uma mudança: o torneio de futebol da competição, que antes servia como fase preliminar das Eliminatórias para a Copa do Mundo, não dará mais aos melhores colocados o direito lutar por uma vaga no Mundial. As partidas qualificatórias para as Eliminatórias serão realizadas em partidas a ser definidas pela OFC. Já os Jogos se realizarão na Nova Caledônia, de 27 de agosto a 9 de setembro de 2011.

Confira os Grupos do Torneio de Futebol Jogos do Pacífico:

Masculino

Grupo A

Nova Caledônia
Vanuatu
Ilhas Salomão
Guam
Samoa Americana
Tuvalu


Grupo B

Fiji
Taiti
Papua Nova Guiné
Ilhas Cook
Kiribati


Feminino

Grupo A

Papua Nova Guiné
Taiti
Ilhas Salomão
Nova Caledônia
Samoa Americana


Grupo B

Tonga
Fiji
Ilhas Cook
Guam

O morcego "Joemy" é o mascote dos Jogos do Pacífico da Nova Caledônia

  A expectativa é que o Grupo A, do futebol masculino, seja considerado a “chave da morte”, já que reúne os atuais campeões e donos da casa, Nova Caledônia, além da presença de Ilhas Salomão e Vanuatu, seleções que evoluíram muito no futebol e podem conseguir bons resultados. Guam aparece como desconhecido, já que não faz parte do quadro da OFC; Samoa Americana e Tuvalu aparecem como azarões.
  No Grupo B da mesma categoria, Ilhas Cook e Kiribati aparecem como zebras; Fiji e Taiti prometem conseguir bons resultados, dada a experiência internacional de seus jogadores. Já a seleção de Papua Nova Guiné, treinada por Frank Farina, promete surpreender no torneio.
  Já na competição feminina, a grande favorita é a seleção de Papua Nova Guiné, atual bicampeã dos jogos e vice-campeã da Copa das Nações da Oceania. Ilhas Salomão e Ilhas Cook aparecem como candidatas a brigar por medalhas. A Nova Caledônia, anfitriã, também promete apresentar um bom futebol para alegrar sua torcida. Já Samoa Americana, Guam e Tonga aparecem como seleções desconhecidas, que com certeza lutarão para fazer apresentações, ao menos, dignas. Fiji busca um desempenho superior ao da Copa das Nações, na qual conseguiu apenas um ponto em três jogos, e vai buscando defender sua medalha de bronze obtida na última edição da competição, na Samoa, em 2007.

4 comentários:

  1. Estes Jogos do Pacífico já darão uma boa ideia do que poderemos esperar das seleções nas Eliminatórias...

    ResponderExcluir
  2. Com toda certeza. De lá já saberemos aquele que poderá incomodar os "All Whites" nas Eliminatórias ...

    ResponderExcluir
  3. alguem do blog sabe o motivo das ausencias das Seleçoes de Tonga e Da Samoa?

    ResponderExcluir
  4. A Seleção de Tonga jogará apenas o Feminino pois é essa a categoria mais forte do futebol local, então a Federação escolheu optar pelo incentivo total às meninas em termos de investimentos financeiros. Já a ausência da Samoa foi uma notícia triste para todos nós, já que o país foi anfitrião dos últimos jogos e jogou as duas modalidades. Creio que possa ter alguma relação com as Tempestades Tropicais e Tsunami que atingiram o país recentemente.

    ResponderExcluir