terça-feira, 26 de julho de 2011

Super Ligue já tem três dos cinco participantes do Play-off final definidos

  Por João Victor Gonçalves


  O AS Thio Sport é o terceiro qualificado à fase final da Super Ligue, divisão especial do futebol neo-caledoniano. A equipe da Costa Leste conseguiu a vaga após uma importante vitória longe de casa, no Estádio Numa Daly, ante o FC Gaïtcha, que já estava garantido nos play-offs. Mérito para os garotos de Steeve M'boueri, que ocuparam as primeiras posições da tabela desde o início do torneio. Agora, a equipe de Thio quer definitivamente entrar para a história do esporte local, faturando a taça.


Rénaldo Nonmeu, do Thio (azul) domina bola no triunfo de sua equipe ante o Gaïtcha


  A vitória dos auri-celestes foi conquistada de maneira emocionante, nos últimos instantes de jogo. Arsène Boawe abriu o placar aos 45 minutos do 2º tempo, para festa dos visitantes. Aproveitando a bobeira do sistema defensivo da equipe da capital, logo no minuto seguinte Rénaldo Nonmeu aumentou a vantagem do Thio e garantiu a classificação da equipe da cidade homônima. Muita festa no gramado do Numa Daly por parte dos jogadores e comissão técnica.


Com a vitória, a equipe da Costa Leste garantiu a vaga nos Play-offs da Super Ligue


  Um pouco antes, no jogo inaugural da 14ª rodada, o AS Lössi deu adeus às chances de classificação. A equipe laranja não foi páreo para os atuais campeões nacionais, Mont-Dore,  e, mesmo contando com o apoio de sua torcida, os rubro-negros provaram porque são os atuais campeões locais com um futebol invejável.


Nem mesmo as boas intervenções de seu goleiro foram capazes de dar a vitória ao Lössi


  Com uma grande atuação de Patrick Diaike, que voltava de lesão, os atuais campeões partiram pra cima dos laranjas e, no início do segundo tempo, assinalaram seu primeiro tento no marcador, por intermédio de Rony Atti. A equipe de Nouméa até tentou a reação, ao empatar a partida aos 36 minutos da etapa final, gol de Jean-Jacques Wahnyamalla. Mas todas as esperanças dos homens do Lössi em passar de fase foram por água abaixo aos 46 minutos, quando Kalaje Gnipate coroou a bela atuação de sua equipe com uma vitória. Assim como Gaïtcha e AS Thio Sport, o Mont-Dore já está classificado para a próxima fase.


Com a derrota, o AS Lössi não tem mais chances de classificação


  O encontro entre Hienghène Sport  e AS Kunié teve de ser adiado, já que a equipe do Kunié não pôde realizar a viagem até o Estádio Yoshida, em Koné. Outro encontro adiado foi entre Mouli Sport e AS Magenta, por culpa das fortes chuvas que atingiram o país nessa semana. Caso o Hienghène confirme sua vitória por W.O., garantirá a vaga nos Play-offs. Ainda lutam pela 5ª e última vaga Magenta e Mouli. O líder da fase qualificatória é o Mont-Dore, seguido por Gaïtcha e Thio Sport.

2 comentários:

  1. Aí está um futebol que pode surpreender a Nova Zelândia na Oceania: o da Nova Caledônia. Torço muito para o sucesso dessas jovens promessas e que futuramente possam brilhar no nível regional!

    ResponderExcluir
  2. Creio que é o único país, juntamente com o Taiti, em que o futebol é a modalidade nacional. Não temos o mesmo destaque do esporte universal nos outros países, mesmo na Austrália e Nova Zelândia. Também torço muito pelos "cagous"!

    ResponderExcluir